Beleza interior: bolo de banana com frutas secas!

Estou de volta, depois de um recesso forçado do blog. Eu explico: viajei para a Serra Gaúcha neste feriadão e como não faria carnaval, levei o 3G e o notebook para escrever todos os dias e até adiantar posts. Mas o teclado do note travou e eu fiquei sem poder escrever uma linha. Nem o aviso de folga eu pude colocar...

Para recomeçar o ano e principalmente para quem cometeu muitos excessos neste carnaval, vai muito bem um suco detox (post aqui e receita aqui), com um bolo maravilhoso de banana e frutas secas. Peguei a receita deste bolo na página do face de um amigo (face: Paulo Motta - créditos da receita: Zelia Maria Melo Ferreira).


Bolo de banana com frutas secas

Este bolo não leva farinha, açúcar, leite e nenhuma gordura. E fica uma delícia! Super saudável e uma excelente opção de lanche.

Vamos à receita?

Bolo de banana com frutas secas

3 ovos
5 bananas nanicas bem maduras
2 xícaras de aveia (eu usei farelo de aveia)
1 copo de damasco picado
1/2 copo de nozes picadas
1/2 copo de uva passa
1/2 copo de ameixa preta picada
1 colher de sopa de fermento em pó

* Não leva liquido nenhum!

Modo de Preparo

Bater no liquidificador os ovos com as bananas.
Passar para um refratário e misturar os outros ingredientes
Colocar em forma untada e assar em forno médio até dourar.

Minha experiência:

Eu fiz 2 bolos destes no feriado. Como eu comprei as frutas secas em potinhos, no supermercado, a quantidade foi suficiente para fazer os 2 bolos e ainda sobrou um pouco. O ideal é comprar à granel, para não sobrar, caso queira fazer apenas um bolo, é claro.

Quando o primeiro bolo já estava na metade, me adiantei e fiz o segundo.

O primeiro bolo ficou mais gostoso, pois as bananas estavam mais maduras. Só não ficou melhor porque eu tinha picado as frutas bem pequenas. O legal é deixá-las num tamanho médio, principalmente o damasco e as nozes. 

No primeiro bolo eu bati no liquidificador as bananas e os ovos e numa vasilha separada, misturei o farelo de aveia e o fermento com as frutas secas. Depois, acrescentei as bananas batidas com os ovos e misturei bem. Coloquei numa forma untada e no forno médio, preaquecido, por cerca de 40/45min. Mas acho que 30 minutos já estaria bom, desligando e deixando o bolo até o forno esfriar. 


Isto foi o que sobrou do segundo bolo, após o lanchinho da tarde. 

No segundo bolo eu cortei o damasco em tirinhas e as nozes em pedaços maiores. Ficou ótimo. Só errei em 2 coisas: as bananas não estavam muito maduras e o gosto destas ficou levemente acentuado e o segundo erro foi que coloquei muitas passas (para acabar com o que tinha no pote) e também prejudicou um pouco. 
No preparo deste segundo bolo, depois de bater as bananas com os ovos, eu tentei acrescentar no liquidificador o farelo de aveia com o fermento. Não deu certo. Ficou muito duro e o liquidificador começou a fazer um barulho estranho, aí desliguei e misturei com uma colher mesmo. Mas por incrível que pareça, a massa mistura bem fácil manualmente.

Mas mesmo assim, os 2 bolos ficaram maravilhosos e acabaram rapidamente.


A foto acima é de onde eu copiei a receita. O meu ficou diferente, mais clarinho, enquanto que este até parece que tem canela por cima...

Quando eu fizer o terceiro bolo, este deve ficar dos Deuses, porque usarei bananas mais maduras e, para o meu gosto, vou colocar até menos passas do que pede a receita. O resto farei igual.

Que tal, você se anima em fazer? Me conte depois, viu?

Beijos,
Ana

Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

6 comentários :

  1. Oi Ana,
    Depois do Carnaval é sempre bom repor as energias com coisinhas deliciosas ne ;-)
    Adorei a dica, quero logo fazer!
    No bolo que ficoy mais escuro parece até que as ameixas foram batidas na massa..ou será que tem uma pitada de açúcar mascavo hehe :-)
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patrícia!
      Esse bolo é muito delicioso, você vai adorar! E o melhor é que também é super fácil de fazer.
      Vou entrar em contato com a criadora da receita e perguntar porque o dela ficou mais escuro. Açúcar ela disse que não colocou... pode ser as ameixas mesmo. Mas vou tirar esta dúvida e atualizo o post.
      Beijão

      Excluir
  2. Ana você acredita que este feriado eu fiz bolo de banana integral?! Muito semelhante ao seu!!! Que maravilha, vou testar sua receita também!!! Adoro!!!

    Beijinhus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade? Que legal.
      Me passe a sua receita, quero testar também!
      Beijos

      Excluir
  3. Ahhhhh vou fazer! AMO bolo de banana! adorei que não leva leite! Certeza que vou fazer!

    bjos

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.