Colheita ao Luar - Bento Gonçalves/RS

Neste final de semana eu participei de uma programação muito especial, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, chamada "Colheita ao Luar 2014". 

Estamos na época da Safra da Uva e as vinícolas da região se esmeram em promover eventos ou atividades para atrair cada vez mais turistas. O evento que eu participei acontece todas às quintas e sábados, das 19h30min até às 22h e vai até o dia 10 de março.

Bento Gonçalves - RS

Esta atividade é feita pela Vinícola Lovara, em parceria com o Hotel Dall'Onder, mas o transfer pode ser feito em qualquer hotel da cidade. Eu estava hospedada na casa da minha mãe, em Caxias do Sul, a 42 km de Bento Gonçalves e solicitamos o transfer a partir do Hotel Vinocap. Fomos até lá, deixamos o carro próximo ao hotel e uma van contratada pela Vale das Vinhas Tur, a agência organizadora, nos buscou às 19h e nos levou de volta em torno das 22h30min.

Bento Gonçalves - RS
Vinícola Lovara - Bento Gonçalves/RS

Somos recepcionados na entrada da vinícola com espumantes Brut e Moscatel, água mineral e suco de uva, que são servidos nestas taças coloridas e que depois são presentadas aos participantes.

Bento Gonçalves - RS
Após esta recepção, somos orientados a entrar porque a parte da harmonização de vinhos e espumantes  iria começar.

Inicialmente serviram uma salada de alface com melão e presunto de parma (torradinho, uma delícia) com vinho Lovara Chardonnay. Depois veio o Penne ao Molho Tradicional com vinho Lovara Cabernet Sauvignon 2011. 

Vinícola Lovara - Bento Gonçalves/RS
Porções Gourmet

Na parte das sobremesas, serviram um tablete de chocolate amargo Lindt (chocolate suíço) com vinho Lovara 2008 e, para finalizar, Pera ao Vinho com sorvete e amêndoas picadas e Espumante Brut Rosé.

Vinícola Lovara

Vinícola Lovara

Assim que acabou a harmonização, fomos para a área externa, junto aos parreirais e a um pequeno lago, onde nos aguardavam mais alguns petiscos como picolés, uvas, wafers, pipoca doce, pães quentinhos recheados com queijo, presunto e azeitonas. Tudo regado a mais espumantes, guaraná, água mineral e música ao vivo, com os cantores Alan Prudêncio e Giovani de Oliveira.

Bento Gonçalves - RS
A tarde foi caindo e o céu adquirindo este tom meio bordô que, refletido na água, parecia querer combinar com a cor do vinho.

Bento Gonçalves/RS

Vinícola Lovara - Bento Gonçalves/RS

Cada fila de parreira tinha uma tocha de fogo, para quando a noite caísse, além de iluminar, fazer com que o ambiente ficasse ainda mais intimista. E ficou realmente muito lindo!

Bento Gonçalves - RS

A pose acima foi só para a foto mesmo. Não colhi estas uvas, pois elas ainda não estavam bem maduras e na mesa tinha uvas bem no ponto para consumo.

Vinícola Lovara

Escureceu e a dupla ao violão continuou animada, cantando músicas nacionais diversas. Também aceitaram pedidos e receberam inclusive o clássico "Toca Raul". Algumas pessoas até dançaram, já bem animadinhas, após tanto espumante e vinho.

O evento encerrou às 22h e a loja da vinícola foi aberta para as pessoas que quisessem adquirir vinhos, espumantes, taças, chocolates suíços e belgas, cosméticos à base de uvas, enfim, a variedade era grande e os preços, excelentes! Pela quantidade de sacolas que eu vi, o pessoal aproveitou bem.

Bento Gonçalves - RS

Vinícola Lovara
Eu e minha irmã Mari, nos despedindo da maravilhosa noite ao luar. 
Bento Gonçalves - RS

Como eu fui "eleita" a motorista da rodada, não pude degustar os vinhos e espumantes oferecidos, afinal, tinha que retornar para Caxias, tarde da noite, e dirigir por 42km... Fiquei apenas na água mineral e suco de uva. 

No próximo evento do gênero, quero me hospedar em algum hotel de Bento, assim, poderei relaxar e aproveitar muito mais. Mas valeu, mesmo sem ter bebido, aproveitei muito, pois foi um evento belíssimo.

Se você quiser maiores informações, é só clicar no nome da agência ou da vinícola, que você será redirecionado para estes sites.

Então, o que você achou deste passeio?

Beijos,
Ana

Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

8 comentários :

  1. Que DELICIA isso!
    amei as fotos! as comidas deram água na boca!!!! Muito legal!

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Põe delícia nisso, já estou com vontade de participar de outro evento destes! Bjs

      Excluir
  2. Olá Ana

    Que delícia. Não sabia que já tinha aqui no Brasil. É muito comum na França e na Itália. Participei de um no Chile. Muito legal mesmo. Adorei ver.

    AMIGA DA MODA by Kinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kinha,
      Pois é, estamos bem nesta área, este é o 3ª ano que a Vinícola Lovara promove este evento.
      No Chile deve ter sido lindo. Eu não conheço ainda o Vale do Aconchagua, mas visitei a Vinícola Concha y Toro, que fica em Santiago. Belíssima!
      Beijos

      Excluir
  3. Amei!

    bjs...

    http://nandaaflordapele.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei Aninha!! Por ter participado confirmo que é muito legal e o post está ótimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero mais!!!! Só que, da próxima vez, passo a direção, quero beber!!! Bjs

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.