Palácio de Versalhes - As águas!

O post de ontem foi sobre os jardins do Palácio de Versalhes, na França, mas o lugar é belíssimo e muito grande, por isso, separei em duas partes, senão ficaria muito extenso. Para ler o post de ontem, clique aqui.


Muito mais do que belíssimas árvores e arbustos bem desenhados ou bosques planejados, por todo lugar a água se destaca. Representada de várias formas, como em centenas de lagos, cascatas e fontes, a água é o principal ornamento dos jardins.

A Fonte de Latona

Inspirado nas Metamorfoses de Ovídio, a Fonte de Latona (Le Bassin di Latone), deusa do anoitecer, retrata a lenda de que, a mãe de Apolo e Diana, para proteger as crianças contra o abuso dos camponeses da Lícia, pediu a Júpiter para vingá-la. E ele transformou estes camponeses em sapos e lagartos.


No topo da fonte, a escultura de Latona protegendo os filhos e na volta, sapos e lagartos jorrando água pela boca.


Todos os anos, na primavera e verão, o Castelo de Versalhes prepara um espetáculo em seus jardins: as fontes de água são ligadas, ao som de música clássica. À noite, tem shows de luzes.


Após a Fonte de Latona, surge a Tapis Vert (tapete verde), também chamada de Avenida Real, que é uma grande alameda, ladeada de estátuas, com um tapete de relva no meio, indo até o Grande Canal.

Deus Apolo


A Avenida Real termina na fonte com uma escultura em bronze do Deus Apolo, conduzindo a sua quadriga (carroça com 4 cavalos, lado a lado), que ilustra o Sol, que era o símbolo do Rei Luis XIV.

Uma ótima opção é alugar um pequeno barco e "navegar" pelas águas calmas do Grande Canal.

O Grande Canal é um lago artificial em forma de cruz, com mais de 1 km de comprimento e era usado para jogos da realeza com barcos de guerra. 



Estátuas de bronze, simbolizando os quatro grandes rios da França, adornam a "Platéia Água", primeiro lago, quando se entra na área dos jardins.


Antigamente, os gregos e romanos representavam os rios na forma de um velho barbudo, coroado de juncos, segurando um remo, símbolo da água como fonte de riqueza.

Fonte de Flora

Localizada na encruzilhada de vários bosques, reina a Fonte de Flora, deusa romana das flores, dos jardins e da primavera, simbolizando a primeira estação do ano.


Existem outras três fontes que simbolizam as demais estações do ano. Como estávamos na primavera, optei por destacar apenas a Deusa Flora.

Foto com efeito especial para encerrar o post!

O que você achou mais interessante nos jardins do palácio, as áreas verdes ou as águas?
Beijos,
Ana
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

2 comentários :

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.