Como guardar corretamente seus produtos de beleza!

Onde você costuma guardar seus cosméticos? Se você quiser manter a eficiência inalterada por mais tempo, existem alguns cuidados bem simples que você deve ter.


Perfumes: eu sei que é bonito deixá-los visíveis em cima na penteadeira ou muito prático guardá-los na pia ou armário do banheiro, mas nenhuma destas alternativas é a ideal para conservar a cor e a essência dos seus tão amados perfumes.


O melhor lugar para guardar seus perfumes e dentro de sua própria caixa e a seguir, em um armário ou roupeiro, longe da luz ou da umidade. No banheiro, devido à umidade, ele pode oxidar e alterar sua cor e fragrância e na penteadeira, além da luz, tem o calor, que também pode influenciar na sua composição.

Esmaltes: na pressa ou por praticidade mesmo, costumamos jogá-los numa caixinha ou gaveta, não é?


É assim que você guarda seus esmaltes? Saiba que está errado. Os vidrinhos precisam ser guardados em pé, bem fechados e com a tampa virada para cima. Se os solventes da fórmula evaporarem, o esmalte engrossa, o que dificulta a sua aplicação e também diminui a duração nas unhas.


O ideal é você guardar seus esmaltes em caixinhas com divisórias, como esta da foto. Se não tiver uma caixa com divisórias, sem problemas, o importante é guardá-los de pé.

Sombras:  este é outro item de beleza que você deve guardar na embalagem e em lugar seco. 


Os pigmentos de algumas sombras podem conter extratos vegetais e seus compostos atraem micro-organismos, cuja proliferação é muito mais rápida em ambientes úmidos. E os pós das sombras possuem talco em sua composição, o que favorece a ação dos fundos.

Cremes para o rosto: estes exigem uma atenção mais do que especial. De nada adianta você investir uma boa grana em cremes anti-idade se você não souber guardá-los corretamente. Jamais guarde seus potinhos da juventude em ambientes úmidos ou expostos à luz solar. E luz solar não inclui apenas os raios solares que podem atingir sua penteadeira, mas simplesmente a luz direta que vem da rua. A luz e a umidade acabam destruindo os ativos do creme e ele perde todo o seu efeito.

No potinho foi mal, veja só a marca dos meus dedinhos lá.... Não é para fazer isso!

E tem mais, prefira cremes que você tenha não tenha contato direto com o produto que está dentro da embalagem, como o da primeira foto, que tem uma válvula dosadora. Mas se você usar cremes como o da segunda foto, não coloque seus dedos diretamente no pote. Nossas mãos tem muitas bactérias que, em contato direto com o creme, acabam contaminado-o, podendo causar até alergias. O ideal é usar uma espátula.

Eu guardo quase tudo dentro das suas próprias caixas. Se acabei descartando as originais, coloco dentro de outras, como as da Glambox, mas pode ser qualquer caixa, o importante é guardar em lugar seco e longe da luz ou calor.

Você também tem esses cuidados?

Beijos,
Ana

* Fonte parcial: Revista Cláudia - junho 2013.
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

8 comentários :

  1. Oi Ana,
    Acho que de todos os modos de guardar,os cremes são os únicos que se salvam aqui em casa hehe.
    Se eu não tiver esses organizadores,não consigo deixar tudo arrumadinho :P
    E para conservar,preciso arrumar tudo,até o fim do ano rs!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patrícia,
      Eu sou meio bagunceira e preciso dos organizadores para deixar tudo bonitinho, mas desde sempre eu costumo guardar meus produtos dentro das suas caixas e estas, dentro do meu roupeiro. Então, acho que está tudo vem conservado.
      Essa da gente prometer que vai arrumar tudo até o final do ano... nem eu caio mais nas minhas promessas, hehehe...
      Bjs

      Excluir
  2. Eu estou guardando quase tudo direitinho...só o creme para o rosto que não! E eu coloco o dedo no pote...que feio! rsrs

    Bjs...

    nandaaflordapele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda, também faço isso, meto os dedos no pote. Não pode, hehehe...
      E o pior é que só vi a marca dos dedos depois da foto pronta para o post, aí já foi, tive que admitir que faço errado. Bjs

      Excluir
  3. Oi Ana!
    Eu já sabia dos perfumes e dos esmaltes, as sombras eu sempre guardei em maletinhas, mas do creme eu não fazia ideia sobre usar os dedos ..rs. O.o
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari, tudo bem?
      A maioria das pessoas coloca os dedinhos nos cremes (eu também...), mas isso pode contaminá-los e anular o seu efeito. Bjs

      Excluir
  4. Oi, Ana! Que bacana seu post, achei muito válido!

    Quero ter um ataque quando vejo perfumes enfeitando penteadeiras, de verdade. Tenho uma colecao de perfumes que, apesar de ainda ser modesta, ultrapassou o número de 70 frascos e, nesse caso, todo cuidado deve ser dobrado, já que acabar com eles levará muito mais tempo, fora que tenho perfume que já saiu de circulacao, entao todo cuidado é pouco. A vontade de deixá-los expostos é imensa, mas deixo todos em suas caixas originais e dentro do guarda roupas. Os que uso mais até deixo fora da caixa, mas deixo sempre no escurinho do armário. Quando é verao eu quase piro pois a casa toda fica quente, daí saio buscando jeitos de deixar o lugar resfriado (já que aqui em casa nao temos ar condicionado - mas estou de olho em um unicamente por causa dos meus frascos, hehe).

    Meus esmaltes guardo todos em um Helmer, o que facilita a vida!

    Tenho super cuidado com meus produtos pois, como sou mesmo compulsiva, consumista de certificado e tudo, acabo acumulando bastante coisa e todo cuidado é pouco, entao sempre deixo tudo em locais onde fiquem ao abrigo de qualquer fator que possa danificá-los, dentro do possível.
    Ah, e isso do dedo é interessante tambem, mas nao apenas com os dedos. Base, creme, qualquer coisa com pump ou bisnada eu sempre limpo depois de usar. Quando é base eu limpo o bico dosador com lencos demaquilantes e cremes e afins eu limpo com um lencinho de papel mesmo, pois é fácil, fácil deixar acumular produto nessa parte e fica aquela melequeira (principalmente em cremes de mao, por exemplo). Ahhh, me sinto paranóica falando assim, mas acho que herdei da minha mae, que em tudo tem uma aula sobre bactérias pra dar, rs.

    Tava com saudade de ler seus posts - já que sumi, pra variar - e cheguei me deparando com esse =) Gostei! =DD

    Bjs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dani,
      70 perfumes? hahaha... e eu é que me achava a maluca por perfumes!! Sou uma amadora!
      Mas também sou louca por perfumes e como você, guardo todos em suas caixas e dentro do roupeiro. Só fica fora o que eu recém usei e não tive tempo de guardar, mas no final do dia ele volta para a sua caixinha.

      O meu apto é bem quente no verão, já que bate o sol à tarde toda, mas os perfumes no roupeiro estão bem protegidos. Quando estou em casa, o ventilador de teto fica ligado o tempo todo e areja bastante. Temos ar condicionado, mas não gosto muito porque resseca muito o ar. Nas noites muito quentes sou obrigada a ligar, senão não durmo...

      Eu tenho muita coisa também e procuro conservar tudo em suas caixas e embalagens originais, para que eu consiga usá-los sem que eles estraguem antes do prazo de validade. E confesso que tenho alguns produtos que o prazo venceu (sombras, principalmente), mas estão tão bem conservados que eu duvido que tenha alterado alguma coisa.

      Eu também sumi por esta semana, fiz uma pequena viagem ao Uruguai e não tive nem tempo para agendar alguns post, mas esta semana vou ver se consigo escrever mais. Vou lá no seu blog ver se tem novidades também.

      Super beijo!

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.