Você pretende viajar para o exterior e o dólar não pára de subir. O que fazer, desistir ou seguir com os planos?

Planejar uma viagem é um pouco trabalhoso, principalmente se ela for para o exterior, mas é necessário um mínimo de planejamento, para evitar ou diminuir ao máximo os aborrecimentos. Os imprevistos, como o próprio nome diz, acontecem quando a gente menos espera, mas se tivermos um Plano B ou C, tiramos de letra.

E quando o planejamento "empaca" no item dólar, ou melhor, no dólar que não pára de subir, como seguir com os planos de viagem?


Em primeiro lugar, pense que viajar é um investimento em você, nos conhecimentos e aprendizados que você vai adquirir durante esta viagem e que isso não se desvaloriza nunca, muito pelo contrário! Abrem a sua mente e os seus horizontes se expandem! As experiências adquiridas numa viagem são para a vida toda!

Então, mesmo uma viagem sendo tão enriquecedora assim, viajar para o exterior com o dólar nas alturas também nos faz pensar um pouco mais.

Vamos aos fatos: você dispõe de um valor X e precisa decidir onde investir. Ou numa viagem ou numa outra coisa. Nos dois, não dá! 

Então pense: tem algum bem material que você está precisando ou querendo muito para o momento? Uma reforma urgente na casa, troca de carro, um curso ou até mesmo uma plástica (silicone, lipo, etc)? Se você respondeu que sim a uma destas perguntas, deixe a viagem para depois e priorize essa necessidade. Mas se as coisas que você quer comprar ou fazer não são tão necessárias ou urgentes, comece logo a planejar a sua viagem e não fique só na expectativa do dólar baixar, porque isso pode nem acontecer, pelo menos, tão cedo.

As passagens aéreas, hotéis e as taxas de conversão para a compra de dólar são feitas pela cotação do dólar turismo, que geralmente é mais alto do que o comercial - na semana passada chegou a R$ 2,50 - o que torna a viagem um pouco mais cara do que se imagina inicialmente. Por isso, fique atenta(o) também a este detalhe.

Como o valor do dólar para os próximos meses é uma incerteza e você vai viajar mesmo assim, evite usar o cartão de crédito. E não é só pela taxa do IOF de 6,38%, mas para evitar um susto muito grande quando chegar a sua fatura, no retorno da viagem.

O ideal é ir comprando os dólares ou euros, se você pretende ir para a Europa, aos poucos, assim vai diluindo os custos. Se o dólar baixar em algum momento, aproveite para comprar mais, mas não compre tudo de uma vez, a não ser que a sua viagem esteja muito próxima. Vai que ele baixe ainda mais... ou não! 

Uma boa alternativa ou complemento é o Travel Money. Eu já postei sobre ele, leia aqui.

Você pode planejar sua viagem com a orientação de uma agência de viagens, que é muito mais prático, principalmente se você não têm experiência e não sabe nem por onde começar. Ou você e a pessoa que for viajar junto (caso vá acompanhada/o) podem fazer todo o roteiro vocês mesmos. É trabalhoso, mas ao mesmo tempo, fica bem mais personalizado. Eu prefiro muito mais fazer assim, principalmente porque já tenho boa experiência no assunto. 

Lembre-se: uma viagem começa no seu planejamento!

Aproveite e curta cada detalhe, já se imagine no local, pesquise o que você acha interessante fazer ou visitar no seu destino, anote dicas, enfim, saiba o que você quer, mas reserve também um tempo para curtir o inesperado. Você pode se surpreender!

Beijos,
Ana

Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

2 comentários :

  1. Gostei disso amiga, uma viagem começa no seu planejamento. Alias como falou ali em cima quando se tem duas opções a escolher acho que a viagem perde com essas burocracias passaporte, dólares, organização, etc.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucy,
      A viagem só perde, no meu caso, se eu não tenho dinheiro. Burocracia nenhuma me faz desanimar, hehehe... Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.