Pele ressecada no inverno? Saiba como evitar.

Ainda estamos no inverno e com os dias mais frios, a nossa pele, principalmente a do rosto, tende a ficar mais seca e se não tomarmos alguns cuidados, ela pode ficar avermelhada, arder e começar a descamar. E ninguém quer ter uma pele de cobra, não é? 

Hidratação da pele do rosto

Além do rosto, as outras partes que ficam expostas também sofrem mais, como o pescoço, lábios e as mãos. 

Por que isso acontece? Os ambientes com ar condicionado e o banho quente são alguns dos causadores, mas nossos hábitos alimentares e a falta de uma hidratação adequada também contribuem.

Eu tenho que me cuidar muito, pois tenho tendência a desenvolver dermatite seborréica, que é uma irritação no couro cabeludo que, no meu caso, aparece na parte frontal e também atinge algumas áreas do rosto. Arde, coça e fica bem feio. Quando isso começa a aparecer, o meu dermatologista me receitou OMCILON-A M (triancinolona acetonida + sulfato de neomicina + gramicidina + nistatina) que eu passo nas áreas afetadas e em poucas horas o problema desaparece. Mas é um cuidado constante. 

Como evitar ou combater esse ressecamento da pele?

Devemos começar pela alimentação, que deve incluir muitas frutas como laranja, maçã, melancia, melão, manga e verduras e legumes ricos em água como cenoura, abobrinha, pepino.


Água: nos dias mais frios quase não sentimos sede, mas precisamos beber em torno de 2 litros por dia. Pode ser até na forma de chá.


Hidratação externa da pele: depois de nos hidratarmos por dentro, chegou a parte de fora do nosso corpo.

Banho: evitar água muito quente ou ficar muito tempo no banho quente. Ele retira toda a umidade da pele e ela acaba ressecando. Não precisa tomar banho frio,  o chuveiro regulado na água morna já está bom.


Proteção: um bom filtro solar não deve ser esquecido, mesmo no inverno e nos dias nublados ou chuvosos. Eu uso direto no rosto, pescoço e mãos, que ficam sempre expostos.

Imagem copiada de um site americano, por isso a grafia diferente

Rosto: um bom creme hidratante repõe e mantém a umidade que a nossa pele precisa. No caso de pele muito ressecada, procure por um creme à base de ureia. 


Mas quem tem a pele muito sensível, precisar ver com seu médico se pode usar cremes com ureia, pois a hipersensibilidade a este componente pode deixar a pele ainda mais irritada e avermelhada.

*Ureia: é um dos componentes do Fator Natural de Hidratação (NMF) do manto hidrolipídico da pele. No frio ou no calor extremo, a quantidade de ureia produzida pela pele pode não ser suficiente para manter sua hidratação saudável.

Se a sua pele está ressecada, mas é oleosa, use hidratantes em forma de gel ou oil-free, para evitar o surgimento de espinhas.

Agora, se você está com a pele normal e quer apenas manter a hidratação, não precisa de um hidratante potente, pode ser até um hidratante de aveia, mas também deve usar todos os dias, pela manhã e à noite.

Lábios: os lábios também são muito sensíveis ao frio, até já fiz um post sobre o assunto (leia aqui). Um batom hidratante ou um lip balm são indispensáveis para proteger os lábios e deixá-los bem macios. 

Lip Balm

Eu uso lip balm toda noite, antes de dormir e sempre acordo com os lábios super macios. O ar condicionado resseca muito o ar e a primeira coisa que fazemos, é lamber os lábios, numa busca inconsciente (e errada) de hidratá-los. Não dá outra: lábios ressecados e rachados. E feios!

Corpo: cremes com óleo de amêndoas é excelente. Não adianta passar só o óleo, ele não proporciona uma hidratação completa. Você precisa aplicar creme mesmo. 
Para usar no inverno, nada melhor do que os cremes "manteiga corporal". Hidratam muito! Eu uso da The Body Shop (marca inglesa), tenho vários que alterno, mas muitas marcas nacionais também já lançaram as suas manteigas corporais. E não se esqueça das áreas mais ásperas, como cotovelos, joelhos e calcanhares.


Para uma melhor absorção do hidratante, você pode fazer uma esfoliação na pele para remover as células mortas. Pode ser semanal, quinzenal ou mensal, dependendo do seu tipo de pele e da sua disposição também. Eu faço esfoliação uma vez por mês, pois tenho preguiça, mas já ajuda.

Viu como é simples passar o inverno com a pele bem hidratada e macia?

Beijos,
Ana


Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

2 comentários :

  1. Post perfeito!!

    Agua comida, hidratação, lip balm , tudo que eu adoro

    Temos que cuidar da nossa pele e investir em produtos de qualidade..

    Adorei Ana!!

    beijoss

    http://winxmake.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.