Torre de TV Digital, a última obra de Oscar Niemeyer!

Fazia um tempinho que eu não postava sobre turismo, mas é que o assunto "beleza" sempre insiste em querer aparecer mais... Mas hoje me controlei e selecionei algumas fotos de uma viagem que fiz para Brasília/DF, em outubro de 2012 e estavam na fila de espera desde então.

Torre de TV Digital - Sobradinho/DF

Em Brasília tem a famosa Torre de TV, que é uma torre de transmissão televisiva construída e inaugurada em 1967. Possui 224 metros de altura e abriga também o Museu das Gemas. Foi projetada por Lúcio Costa é um dos poucos edifícios importantes de Brasília que não são uma criação de Oscar Niemeyer. Essa torre fica em Brasília mesmo, em local de fácil acesso e é muito procurada pelos turistas, porque oferece uma vista maravilhosa da Capital Federal.

Porém, o assunto deste post é sobre outra torre de tv: a Torre de TV Digital, que foi inaugurada em 21 de abril de 2012 e que pouca gente ainda a conhece. 


Sua localização não é exatamente em Brasília, mas na região administrativa da cidade de Sobradinho, num dos pontos mais altos do Distrito Federal e distante cerca de 22 km de Brasília.

Do alto das cúpulas, podemos avistar Brasília

O monumento tem, atualmente, 170 metros de altura, sendo 120m de concreto e 50m de estrutura metálica. Uma antena de 12 metros está em fase de instalação. Quando a antena for concluída, a Torre de TV Digital terá um total de 182 metros.



Apelidada de Flor do Cerrado, a Torre de TV Digital foi projetada para ser uma torre de transmissão televisiva do sistema de TV Digital para todo Distrito Federal e algumas cidades do Entorno.  Esta torre foi a última escultura projetada por Oscar Niemeyer  antes de sua morte em 05 de dezembro de 2012. Seu orçamento foi de R$ 75 milhões.


A torre possui ainda duas cúpulas de vidro, uma em cada lateral. Na mais alta, a 80m do chão, vai funcionar um bar-café com vista panorâmica. Quando eu fui, em outubro de 2012, o café ainda não estava em funcionamento, mas agora já deve estar. A outra cúpula, com 60m, é uma galeria onde está exposta uma maquete da cidade. 


O estacionamento é enorme e para subir na antena, não se paga nada, mas a fila é grande. A cada 30 min, uma turma desce e outra sobre, pelos 4 elevadores da torre. E é tudo muito organizado.



As visitas são acompanhadas por guias e quando fomos (eu e minhas duas irmãs), pegamos um guia super simpático e brincalhão, mas infelizmente, não lembro o nome dele.

Do alto desta torre, temos uma vista panorâmica de Brasília e arredores, do Lago Paranoá, enfim, valeu muito a pena e recomendo a visita.



Estas duas fotos não ficaram muito nítidas porque me puxei no zoom: aproximei cerca de 22 km, hehehe...

Lagoa Paranoá e a famosa Ponte JK

Nesta cúpula, o espaço estava reservado para um bar-café, que não sei se já está funcionando.


Essa rampa é só até os elevadores, por onde depois se vai até as cúpulas da antena.

Você já conhece esta torre?

Beijos,
Ana


Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

5 comentários :

  1. Oi Ana,
    Lindas imagens!
    O centro oeste tem seus encantos..Deve mesmo ser muito bom,lá no alto da cúpula,bebericando um cafezinho,observando tudo hehe..
    Outro lugar que acho lindo,é a Catedral Metropolitana de Brasília =)
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patrícia,pegamos um dia nublado e de vez em quando chuviscava, mas imagino que deve ser muito lindo apreciar a vista lá de cima num entardecer, com o sol descendo...

      A Catedral de Brasília é muito linda mesmo. Mas aquele anjo pendurado me dá a sensação que pode cair em cima da gente, hehehe...

      Bjs

      Excluir
  2. Congrats, Ana Maria, excelente este seu post! Eu pretendo viajar a BSB e, claro, visitar a torre Flor do Cerrado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Jairo!

      Agora a visita deve estar ainda mais legal, pois imagino que a cafeteria já esteja em funcionamento.

      Me conte depois como foi os eu passeio.
      Abraços!

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.