Uma mesquita em Curitiba?

Isso mesmo! No famoso Largo da Ordem, em Curitiba - capital do Paraná, encontra-se a Mesquita Imam Ali Ibn Abi Talib, que é o templo religioso da comunidade muçulmana da cidade e arredores. 

Devido à feira que acontece aos domingos no Largo da Ordem, foi difícil enquadrar somente a Mesquita na foto. Tinha tantas barraquinhas na frente que o melhor ângulo para fotografar foi este mesmo.

Esta mesquita foi inaugurada em 1972 e o seu nome é uma homenagem a uma das mais importantes personalidades da história islâmica: o Imam (Guia Espiritual) Ali Ibn (filho de) Abi Tálib era primo e genro do Profeta Maomé. Ele foi o grande conselheiro espiritual, político e militar de Abu Bakr, Omar e Othman, os três primeiros califas após o falecimento do Profeta, tornando-se ele próprio o quarto califa. 


O Imam Ali foi um dos grandes responsáveis pela compilação do Alcorão Sagrado – a Escritura dos muçulmanos – e pela definição das regras gramaticais que até hoje regem o idioma árabe clássico.

A construção é um projeto do arquiteto cristão, de origem árabe, Kamal David Curi.


O templo possui uma cúpula central, ladeada por duas torres — denominadas “minaretes” (do árabe “manar”, ou “torre”), orientadas em direção à cidade sagrada de Meca, conforme determinam as prescrições religiosas. Na parte inferior, conta com escritórios, biblioteca e anfiteatro. Na parte de trás, possui um belo jardim. 


A decoração é feita com tapetes persas, azulejos ornamentais e quadros doados pela própria comunidade muçulmana, empresários árabes de Curitiba e até de outros países, como da República Islâmica do Irã. 


A mesquita está aberta à visitação pública aos domingos, das 10h às 14h. Os interessados também podem participar dos cultos ou agendar uma visita pelo telefone

As pedras que se encontram nestas caixas são utilizadas por alguns muçulmanos  que encostam suas testas nelas ao se debruçarem durante as orações.


Não sei o real significado sobre o ato de tocar a testa em uma pedra, apenas vi alguns muçulmanos fazendo isto durante a oração do meio-dia. Talvez seja para a testa não tocar o chão, onde todos pisam... 

Durante os demais dias da semana existem horários fixos para as orações e súplicas coletivas dos muçulmanos. Mas mesmo durante o horário em que os turistas visitam a mesquita, podemos ver algum muçulmano concentrado em suas preces. 

Para todos os visitantes é obrigatório tirar os calçados e deixá-los no lado de fora da Mesquita. Para as as mulheres, também é necessário cobrir a cabeça com um véu ou lenço. 

Eu  já estava usando este lenço e as muçulmanas que estavam na mesquita apenas me arrumaram. Adorei como ficou.

Para as desavisadas, a mesquita fornece o véu, pois tem interesse em que as pessoas conheçam este templo, porém, sem desrespeitar suas regras. 

Esta visita à mesquita não estava programada, senão eu teria colocado umas meias mais bonitinhas...

O ato de tirar os sapatos para orar, em casa ou na mesquita, é uma forma de deixar a sujeira do lado de fora e o uso do véu é uma proteção para as mulheres contra o assédio dos homens. Coberta pelo véu, a mulher pode mostrar a sua inteligência, seus valores, sua religião, ao invés de apenas sua beleza física. 

Para os muçulmanos, a religião é uma corrente, que começa no judaísmo, passa pelo cristianismo e se conclui com a incorporação do islamismo. Segundo eles, as três grandes religiões monoteístas abraâmicas estariam interligadas e não uma contra outra.

Sou uma curiosa sobre culturas e religiões diferentes e sempre que posso, procuro aprender e conhecer um pouco mais sobre elas.

Você já teve curiosidade em conhecer uma mesquita?

Beijos,
Ana


Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

7 comentários :

  1. Olá Ana

    Então vc vem para Curitiba e nem avisa? Que pena adoraria ter conversado com vc.
    Ótima 4º feira...

    AMIGA da Moda By Kinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kinha, sua linda, esta viagem foi no meio do ano (inverno) e há tempos que eu queria publicar. Na minha próxima ida a Curitiba, te aviso e combinamos um café em algum shopping, com certeza. Beijos

      Excluir
  2. Tenho vontade de conhecer uma mesquita. Em se tratando de religião sempre temos algo à aprender.
    Queria entender aquelas escritas. rssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria, é verdade, sempre temos o que aprender, principalmente em se tratando de religiões.
      As letras do idioma árabe são lindas, parecem desenhos. Bjks

      Excluir
  3. Oi Ana!
    Que interessante conhecer novas culturas e religiões!
    Olha que coisa boa o significado do véu..
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patrícia, a cultura árabe é muito interessante, tudo mesmo tem um significado bem legal.
      E o Islã, ao contrário do que muita gente imagina, é uma religião de paz e de muito respeito pelo próximo.
      Beijão

      Excluir
    2. Verdade mesmo,tive contato com pessoas da religião quando morei fora do Brasil,e me surpreendi com toda a cultura.Vale a pena entender e conhecer!
      Bjs

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.