Festas - com que espumante eu vou?

No post anterior você aprendeu um pouco sobre os diferentes processos de fabricação dos espumantes naturais, que são produtos com gás carbônico natural, resultante da segunda fermentação do vinho base e também que os frisantes são  bebidas em que o gás carbônico é injetado ou adicionado.



Hoje vamos conhecer um pouco sobre os tipos de espumantes, que, de acordo com o teor de açúcar residual, vai definir se esta bebida é Nature, Brut, Sec, Demi-Sec... 

No final do processo de fermentação - chamado de dégorgement - e antes do fechamento definitivo da garrafa,  é adicionado um licor para regular o teor de açúcar em um espumante. 

Este licor, chamado de Licor de Expedição, é elaborado com vinho base, adicionado de leveduras selecionadas e açúcar refinado. É adicionado em pequena quantidade, variável de acordo com o tipo de espumante que se quer produzir, mais ou menos doce. 


Colocação de Licor de Expedição nos espumantes

Conforme a quantidade utilizada deste licor, podemos ter diversos tipos de espumantes, como os exemplos a seguir:




Brut Zero ou Nature: menos de 3 gramas de açúcar residual por litro. Neste caso não é acrescentado o licor de expedição.
- Extra-Brut:  menos de 6 gramas de açúcar residual por litro
- Brut: abaixo de 12 gramas por litro
- Extra-dry: 12  a 17 gramas por litro
- ProseccoSec ou Dry: 17 a 32 gramas por litro
- Demi-sec: 32 a 50 gramas por litro
- Doux: acima de 50 gramas por litro

Para entendermos melhor, o espumante Nature e Brut Zero possui acidez bem elevada e é extremamente amargo. Eu não me dei bem com ele: travou e mal consegui engolir. Os demais, são: seco, meio seco, doce ou muito doce, como o Doux.

Alguns espumantes Brut nos causam a sensação de serem mais suaves do que outros da mesma categoria, mas esta sensação deve-se à baixa acidez e boa qualidade da uva e não tem relação com a quantidade de açúcar residual neste Brut.

Eu já bebi um espumante comemorativo, da Vinícola Perini, chamado de Moscatel 10. Pra quem gosta de espumante muito, mas muito doce, esse é perfeito, mas para o meu gosto, prefiro os Sec e Demi-sec.

Como abrir corretamente uma garrafa de espumante


O ato de agitar a garrafa de espumante e retirar a rolha provocando e atingindo todos ao seu redor com espuma pode ser traduzido como um momento de alegria. Porém esta perda de espuma resulta em um vinho sem gás, com a perda também de suas características. 

Para abrir um espumante de maneira eficiente, deve-se retirar a cápsula, abrir e retirar a gaiola ou armação, mantendo sempre o dedo polegar na lateral superior da rolha, empurrando e girando-a até sentir o seu deslizamento devido à pressão interior da garrafa. Deixa-se o gás escapar lentamente, reduzindo o estampido e conservando desta forma uma grande quantidade de gás dissolvido no espumante.

Importante: de maneira nenhuma você deve usar um saca-rolhas para abrir uma garrafa de espumante, pois o conteúdo está sob forte pressão e a garrafa pode explodir.

Sabrage 
Outro jeito de abrir espumantes e que requer um pouco mais de habilidade, é com um sabre - tipo de espada curta. Sabrage ou sabragem consiste na degola da garrafa com o uso desta arma.




Era assim que Napoleão Bonaparte comemorava, junto com seus soldados, as suas inúmeras vitórias impostas aos demais países europeus. Ao invadir os castelos, ia até a adega e abria os champagnes degolando as garrafas com sua espada.

Na foto abaixo, meu marido aprendendo a usar o sabre em uma visitação à Vinícola Casa Valduga, em Bento Gonçalves/RS.

E não é que ele aprendeu direitinho?


Palavras eternizadas
Grande apreciadora de champagne, Madame de Pompadour - nome Jeanne-Antoinette Czernichovscki Poisson -  foi amante do Rei Luís XV e era considerada uma das figuras mais emblemáticas do século VXIII francês. Dotada de inteligência, encanto, beleza, e ao mesmo tempo uma mulher fria, em termos físicos e na alma. Governava Versalhes, concedia audiências a embaixadores e tomava decisões sobre todas as questões ligadas à concessão de favores, de forma tão absoluta quanto qualquer monarca

Madame de Pompadour dizia o seguinte:
"Eu bebo quando estou feliz e quando estou triste. Algumas vezes bebo quando estou sozinha. Quando tenho companhia, considero obrigatório. Beberico se não tenho fome e bebo quando tenho. Além dessas ocasiões eu nunca toco em champagne... a não ser que tenha sede!"

Não precisamos ser como a Madame de Pompadour, mas podemos beber espumante em todos os bons momentos da vida e não só em grandes festas, como o Réveillon.


Saúde!

Você gosta de espumante? Qual é o seu tipo preferido?

Beijos,
Ana

* Beba com moderação! 
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

8 comentários :

  1. Olá Ana

    Adorei saber. Eu adoro pro seco.

    AMIGA DA MODA by Kinha

    ResponderExcluir
  2. Adorei saber, gosto de post assim,
    eu gosto do Prosecco, uma vez tomei um nos USA muito gostoso em uma festa de ano novo ele é de morango, só que nao é doce uma delicia, nao sei o nome, mais amei !!
    beijinhos !!

    http://www.descontraidas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      A variedade de espumantes que temos hoje é incrível. Eu tinha um certo preconceito com espumante rosé, mas agora eu adoro.
      Eu só não gosto do espumante Nature, Brut zero, Extra-brut e o extremo destes, o Doux. Os outros eu bebo!
      Bjs

      Excluir
  3. Oi Ana, tudo bem?
    Que bom que gostou do post sobre Buenos Aires! Pensei que você iria gostar quando estava escrevendo ;D

    Pra falar a verdade não gosto de bebida alcoólica. Sei que é "chique" saber escolher um vinho, por exemplo, mas não adianta, não gosto haha
    Também não tomo refrigerante (há quase 10 anos já). Mas por um lado é bom, né? ;D

    Ótima semana para você!
    Bjxx
    makesdami.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miriam! Belíssimo seu post e aguardo mais sobre as outras cidades argentinas que você visitou.
      Eu fui diversas para a Argentina, mas só conheço a capital mesmo.
      Se você não gosta de vinho ou de espumante, isso é uma característica sua, não gosta e pronto.
      Refrigerante você faz bem em não beber, eu também não bebo há quase 12 anos. Bebo suco ou água natural, sem gás. Agora, não dispenso um vinho e demais bebidas da família da uva, hehehe... Bjs

      Excluir
  4. Oi linda!

    Sobre seu comentário da paleta Vice da Urban Decay, eu não comprei, eu ganhei, foi postado direto da Urban Decay.

    Vem ver meus posts novos, adoraria que deixasse sua opinião

    Lips Ellis Faas: http://padulamakeup.blogspot.com.br/2012/12/lips-ellis-faas.html

    Sapato da Vez com Wirth: http://padulamakeup.blogspot.com.br/2012/12/sapato-da-vez-com-wirth.html

    Beijooos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscila,
      Sortuda você, pois ganhar uma paleta destas é uma maravilha! Eu estou adorando a minha - mesmo tendo pago bem caro, pois fui taxada na alfândega.
      Já vou conferir as novidades no seu blog.
      Bjs

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.