Comprinhas taxadas - vale a pena recorrer?

Ultimamente é o que mais se tem ouvido falar: "fui taxada!" Apenas neste ano passei por isso seis vezes.

Desde março, quando a Receita Federal começou a fiscalizar com mais vigor as encomendas internacionais – Operação Maré Vermelha - tive uma média de 50% das minhas compras tributadas, e por consequência, também pelo Estado do Rio Grande do Sul, através do ICMS cobrado sobre o valor das taxas.


As taxas alfandegárias sobre os produtos importados são pesadas: 60% sobre o valor que a Receita Federal supõe que valem. Em alguns Estados ainda incide o ICMS sobre estas. No caso do RS, mais 60%.

Como a Receita Federal calcula o valor do produto para depois aplicar a taxa? 

Raramente eles abrem algum pacote, a não ser que este seja suspeito de alguma irregularidade. Os fiscais se baseiam por uma etiqueta que o remetente é obrigado a colocar na caixa da encomenda, onde consta a descrição do produto e qual o valor total, incluindo o frete.

Etiqueta de identificação do produto e preço

Na teoria, como consta no site da Receita Federal, remessas no valor de até US$ 50,00 (cinquenta dólares americanos) estão isentas dos impostos, desde que sejam transportadas pelo serviço postal, e que tanto o remetente quanto o destinatário sejam pessoas físicas.
Também são isentos os remédios para pessoa física e com receita médica e material impresso (livros, revistas, jornais).

Na prática, porém, isto não está sendo respeitado. Eu já comprei várias vezes de pessoa física, valor abaixo de  cinquenta dólares e fui taxada mesmo assim.

Exemplo da falta de critérios na aplicação das taxas alfandegárias

Tive outra encomenda (foto acima), também comprada de pessoa física, com valor declarado de 15 dólares e não sei como a Receita chegou ao cálculo de que esta valia 40 dólares! O pacote não foi aberto, eles não conferiram o conteúdo e simplesmente me taxaram sobre este valor... 

Nós NÃO somos obrigadas a pagar estas taxas, se tivermos como comprovar que são injustas. Mas como devemos proceder?

Quando você receber o aviso dos Correios de que a sua encomenda foi taxada indevidamente, leve o que você tiver de comprovante do valor pago: e-mail do vendedor/loja com o valor final da compra, e-mail do PayPal*, caso você tenha comprado através deste sistema ou a fatura do cartão de crédito.

Você deve ir na agência indicada no aviso dos Correios, preencher um formulário em 2 vias. Se você já quiser levar preenchido, segue o modelo para você copiar. 


Clique no formulário para ampliar 

Substitua as palavras em vermelho com o nome de sua Cidade e Estado, complete com seus dados e justifique porque você não concorda com o valor das taxas. Junte os comprovantes de pagamento do produto e entregue ao funcionário dos Correios. Ele encaminhará sua encomenda de volta ao setor de alfândega (Curitiba ou São Paulo) para análise do seu recurso e então, se necessário, a sua encomenda poderá ser aberta pelos fiscais da Receita.

*PayPal é um sistema que permite a transferência de dinheiro entre indivíduos ou negociantes usando um endereço de e-mail, assim, evitando métodos tradicionais como cheques e boleto bancário. A empresa que criou e rege tal sistema situa-se em São José na Califórnia. Fonte: Wikipédia


Quando é que vale a pena recorrer?

Para fazer valer os seus direitos, você deveria recorrer sempre que não concordar com o valor. Mas na prática, nem sempre vale a pena, pois o processo é demorado. A espera às vezes pode chegar a dois meses. Mas se você não tiver pressa (o pior é que sempre temos!), ou se o valor das taxas for muito alto e você não quer devolver a mercadoria, então tente o recurso.

Eu já recorri duas vezes. O processo foi bem lento e no meu caso, não valeu a pena. Acabei mandando devolver as encomendas ao remetente e negociei um crédito (descontado o frete) daquele valor. Nos outros casos em que fui taxada, ou o valor estava correto (e não tive motivo para reclamar) ou eu achei melhor pagar e não esperar tanto tempo para receber a minha encomenda.

Tive também uma encomenda taxada a mais porque a loja (Bonjour Hong Kong) declarou um valor maior do que eu realmente paguei. Ao invés de recorrer com a Receita Federal, reclamei com a própria loja, que se comprometeu a assumir a diferença das taxas pagas a mais. Isso foi em outubro. Estou até hoje esperando o cupom válido para descontar em próximas compras...

Espero ter esclarecido um pouco mais sobre este assunto, mas se você tiver qualquer dúvida, é só perguntar.


Beijos,

Ana
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

106 comentários :

  1. Olá Ana

    Nem vou comentar, pois estou indignada com muitas coisas neste país.
    Depois de resolvido o problema técnico, já estou te seguindo.

    AMIGA DA MODA by Kinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kinha, que ótimo que você já conseguiu resolver o probleminha técnico do blog.

      Essas irregularidades que nos deixam indignadas não são exclusivas do Brasil, mas a impunidade para quem as comete, sim!

      Beijos

      Excluir
    2. Estou revoltada com tanta falta de ética do nosso governo, ele usa da burocracia e morosidade do sistema jurídico para nos lesar arbitrariamente.... o melhor é não comprar nada internacionamente, fato!

      Excluir
    3. Oi Juliana, do jeito que as coisas estão, não dá para arriscar mesmo.
      Beijos

      Excluir
  2. Suas dicas foram, ótimas!!!
    Adorei mesmo, intendi muito mais como funciona!!!!
    http://ericatutty.blogspot.com.br/

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Erica, fico bem feliz que minhas dicas lhe ajudaram a entender melhor sobre as taxas alfandegárias. Bjs

      Excluir
  3. Oi Ana!!!
    To gostando muito desses posts sobre compras internacionais, peguei recentemente meu cartão internacional e ando pesquisando bastante, achei algumas lojas confiaveis até, mas as vezes tenho mais medo das taxas do que a encomenda não chegar rsrs.
    Vou continuar conferindo as dicas do blog, li também em varios sites blogs etc... que muitos produtos ficam presos com a receita por muito tempo, então é pra se pensar mesmo se vale a pena ou não. Se vc tiver dicas de bons sites passa pra gente se puder :)

    Bjos Ana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karoline, que bom receber novamente sua visita!
      Depois que a gente descobre esse mundo das compras virtuais, a gente vicia mesmo. Mas você está certa, não se jogue nas compras sem pesquisar bem antes.
      Não tenha medo das taxas, quando você fizer a compra, já considere que você será taxada e some isso ao valor total. Se ainda assim valer a pena (e geralmente vale), compre! Se você não for taxada, comemore muito.
      Tenho dicas de várias lojas que eu considero confiáveis sim, principalmente as que eu já comprei e na semana que vem vou publicar no blog que eu sou colunista semanal (www.produtinhosnocabelo.com.br).
      Toda quarta feira tem dica aqui e lá também, sobre compras internacionais. Bjs

      Excluir
  4. Oi Ana,
    Graças a Deus so fui taxada na minha mascara da Moroccanoil restauradora, comprei apos esta a hidratante, inclusive da msma pessoa e felizmente nao fui taxada.
    Entao se for ver meu balanco de compras deste ano esta positivo, claro q nem nessa primeira mascara eu devia ter sido taxada pq paguei 40 dolares de pessoa fisica para pf, mas como vc sabe o auditor da receita q é mais esperto q td mundo resolveu equiparar a pessoa q me enviou a pessoa juridica e msm eu recorrendo manteve o tributo, olha como eu queria ter o nome desse infeliz, mas nem carimbo nem nd colocaram no papel q voltou e isso q eu nem ia ficar com o papel, tive q bater o pe para a moca do correio me dar ao menos uma copia do bilhete ridiculo q ele escreveu no canto do meu pedido de revisao, mas deixa estar, minhas ferias esta chegando, vou no Ouvidoria da receita federal q tem na minha cidade, seria legal vc deixar o link no post para quem tiver o pedido de revisao negado.
    Bjs
    Thais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais, entendo perfeitamente a sua indignação.
      Se existe uma lei dizendo que produtos importados, enviados via postal, de pessoa física para pessoa física, no valor até US$ 50,00 são isentos, estes deveriam estar isentos. O fiscal não poderia classificar por conta própria uma pessoa física por jurídica...
      Se uma pessoa está encaminhado um produto com seu CPF, ela é pessoa física. Se for com CNPJ, só então ela é pessoa jurídica. É simples assim!
      Depois conte aqui sobre a sua reclamação na Ouvidoria da Receita Federal.
      Beijos

      Excluir
  5. Ana... Tô perplexa!

    Que 171 furado dessa receita, gente!! Barbaridade..
    Então é assim? Eles supõe que pode ser aquele valor e o cidadão comum
    tem que fazer toda uma papelada pra comprovar sua boa índole e honestidade??

    Ana, te contar, se é guerreira mulher! rs
    Se eu fosse taxada uma só vez talvez não teria comprado de novo.

    Beijos
    Lucy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe Lucy, se existe uma lei para taxar produtos importados, ok, mas então ele deve ser cumprida de acordo.

      Eu não fico indignada pelas taxas, mas pela falta de critério em aplicá-las. Raramente eu compro produtos muito caros, pois sempre considero a hipótese de ser taxada. Agora, quando isso acontece de forma abusiva... nem tenho palavras para descrever o que eu penso. Bjs

      Excluir
  6. Aproveitando esse assunto ser taxada, fiz uma uma compra esses dias, foi postada dia 27/11, e acho que serei taxada, mas enfim, comprei pelo frete sem rastreio, o mais barato, na verdade ganhava o frete devido a Black Friday, você sabe como funciona pra eu saber se o produto esta no Brasil, se fui taxada?
    Porque pelo número que me passaram, não consigo.

    beijos e obrigadinha =]
    http://instamakeup.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flavia!
      O fato da sua compra não ter rastreio não significa que ela será taxada ou extraviada. Você só não tem como saber o andamento da entrega, nem se ela já chegou no Brasil.
      Infelizmente o ruim e isso mesmo, você também não tem como saber se foi taxada ou não antes de receber o aviso dos Correios para comparecer às agência onde está a encomenda. Se a sua encomenda não for taxada, você a receberá em sua casa normalmente.
      O número que te passaram deve ser o número do pedido, porque se o frete não tem rastreio, não tem nº de registro de envio.
      Mas relaxe, quando você menos esperar, sua encomenda está chegando.
      Depois conte aqui o desfecho. Bjs

      Excluir
  7. Oi Ana,
    O valor máximo é 50 dólares com o frete, ou o frete não entra nesse valor?
    Obrigada, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida,
      Segundo o site da Receita Federal, a isenção é de até 50 dólares com o frete incluído sim. E só se, tanto o remetente quanto o destinatário forem pessoa física.
      Se você comprar de alguma loja virtual, não existe isenção, qualquer valor poderá ser taxado. "Poderá" não quer dizer que a sua compra será taxada, depende de sorte mesmo. Bjs

      Excluir
  8. Ana para que eu possa recorrer tenho q pagar a taxa, retirar o produto e recorrer com o comprovante de pagamento? ou nao pego o produto e recorro so com a notificação do correio, e o produto volta pra alfandega e depois retorna pra mim sem ser taxado?? poderia me responder por favor.. beh_chiampis@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beh!
      Se você deseja recorrer, você NÃO DEVE PAGAR AS TAXAS, senão já era. Você vai até os Correios com o formulário preenchido (o formulário está no post) e justifica porque você é isento das taxas ou se elas são maiores do que deveria. Junta com os comprovantes de pagamento e entrega nos Correios.
      A sua compra retorna para a alfândega com o pedido de revisão e você será avisado pelos Correios quando o produto retornar. O que os fiscais da alfândega vão decidir é um incógnita...
      Bjs

      Excluir
    2. Não consegui entender muito bem... ?
      Se fizer várias compras (umas 10 compras) de 50,00 dólares no mesmo dia, porém em fornecedores diferentes e esses fornecedores são pessoas físicas, serei taxada ? Ou a gente só pode comprar 50,00 dólares por dia? Ou por semana ? Ou mês ? Como funciona ?

      Excluir
    3. Oi Flávia,
      Pela Lei, a isenção é de US$ 50,00 por compra, desde que o remetente e o destinatário sejam pessoas físicas. Mas na prática não é bem assim, a RF não usa critérios lógicos e as taxas são aplicadas de acordo com a interpretação de cada fiscal.
      Se não concordar com as taxas, é necessário recorrer e provar o valor pago. Este processo pode demorar mais ou menos uns 2 meses. Abraços

      Excluir
  9. Fui taxada injustamente, 3 vezes, o erro é sempre muito acima do real valor pago. Na última compra um perfume de 44 dólares, recorri, queriam 136 Dilmas, um assalto, estou no aguardo da decisão, sei que vai demorar 2 meses depois eu conto o resultado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena recorrer, eles sempre reduzem as taxas. O ruim é a demora, mas acho um desaforo pagar taxas injustamente.
      Conte sim aqui como foi o resultado do seu recurso.
      Boa sorte.
      beijos

      Excluir
  10. Oi Ana, obrigada pelo post!!! Adorei!!!! Se eu achar que não vale a pena pagar a taxa posso deixar quieto??? A encomenda volta pro vendedor?? Depois de qto tempo?? Vc sabe como funciona?? Beijos!! Fica com Deus!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito obrigada.
      Sobre a sua pergunta, se você não concordar com as taxas e não quiser recorrer, pode ignorar e depois de um mês mais ou menos a encomenda retorna ao remetente.
      Mas se vc quiser agilizar, você vai até os Correios e diz que está recusando o recebimento e solicita a devolução ao remetente. Daí eles retornam em seguida o processo.
      Eu já fiz isso uma vez. O remetente era uma pessoa que eu comprava sempre e combinei com ela um crédito do valor, só descontando o frete, é claro e deu tudo certo. Mas demorou para ela receber de volta uns 2 ou 3 meses, mesmo eu indo lá nos Correios e recusando direto o recebimento.
      Deve ter ficado parado na alfândega mais um tempo...
      Beijos e fique com Deus também!

      Excluir
  11. Comigo aconteceu um absurdo e até um ato criminoso semelhante a estelionato todas mercadorias que comprei foi riscado o valor e escrito outro valor pelo auditor da receita adulterarão o valor a que recorrer?
    Aí você e obrigado a contestar o valor cobrando volta pra e fica meses mercadoria parada esperando a boa vontade deles
    Até quando brasileiro vai ser lesado pela corrupção deste Pais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanderson, esse "serviço" da alfândega brasileira, juntamente com a "competência" dos Correios, é um absurdo tão grande que faltam até palavras para descrever...
      Abraços

      Excluir
  12. Ninguém merece as coisas que acontecem nos correios...serviço ruim, os empregados destratam a gente como querem, não são fieis aos prazos que oferecem e ainda ficam falando besterias para você como sim vc fosse sei la ou que?, hj eu foi por um pacote comprei de uma empresa dessas que vc naõ tem como pedir para eles enviar de pessoa fisica 44 dolares no dia 15 de maio chegou dia 21 de junio nos correios depois só pelo muambator me enterei que estaba nos correiso de minha cidade para eu ir a pegar ...então já soube foi taxada ahi paguei 71 e poucos reais 59,49 de 60 % de imposto e mais12 reais pelo serviço m a r a v i l l o s o!!!! y super rapido quando perguntei a mulher me falou pq a gente não esta ganhando nada com essas coisas internacionais...falei para ela esta ganhando sim eu paguei lá e eles devem de pagar para os correios sim....peguei meu pacotinho e perdi até o gosto de abrir .
    Não deveria ser assim que a receita faz leis para aplicar quando e como quiser!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sonia!
      Me junto à sua indignação e concordo com cada palavra que você escreveu!!!!
      Beijos

      Excluir
  13. Gente olha que absurdo, acompanhando minha encomendo o rastreio, descobri que minha encomenda estava no correio para retirada, comprei um óculos ray ban no valor $12,50 = R$ 28,49 em reais e para minha surpresa descubro que tinha uma taxa de R$56,70 + 12,00 + 30,00 olha qui absurdo vou recorrer pq foi um abuso da receita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Frediana, é um absurdo e um abuso mesmo e você deve recorre.
      Depois poste aqui o resultado final de seu recurso.
      Boa dose de paciência e boa sorte!
      Beijos

      Excluir
  14. Oi Ana, tudo bem?
    Bom, comprei no Aliexpress um relógio e fui taxada. Estou querendo recorrer, mas no requerimento que você anexou fala das despesas recorrentes desse processo. Então quando eu requerer ainda vou ter que pagar mais taxas por causa do produto voltar pra alfândega, armazenagem, etc? Eh muito caro essas taxas pra recorrer?

    Obg!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E mais uma coisa: o Correio vai me cobrar pra enviar esse formulário e os outros documentos?

      Excluir
    2. Oi Bárbara, tudo bem e com você?
      Bom, vamos às dúvidas.
      As taxas alfandegárias são de 60% sobre o valor do produto, mais ICMS dependendo do Estado em que você vive, o que dobra o valor total da compra.

      Atualmente existe ainda a taxa de R$ 12,00 que os Correios estão cobrando sobre todas as mercadorias taxadas (outro abuso).

      Então eu te pergunto, estas taxas estão neste percentual ou o fiscal está te cobrando muito mais? Às vezes eles cobram um valor absurdo, nada a ver com o produto, aí só nos resta recorrer, comprovando o que de fato pagamos.
      Esse processo todo demora cerca de 2 meses, ás vezes mais.

      Sobre o que é cobrando, são só estas taxas que eu mencionei acima. Antigamente,. caso o recurso demorasse muito, os Correios cobravam uma taxa de armazenagem (não era muito), mas agora com essa cobrança dos R$ 12,00 nãos eis e ainda existe a taxa da armazenagem.

      Não será cobrado um centavo por você entrar com o recurso não. É um direito seu. leve o formula´rio preenchido em 2 vias e anexe os comprovantes do pagamento do relógio.
      Os fiscais irão então abrir a sua encomenda e analisar junto com os comprovantes se reduzem ou não as taxas.
      Quando chegar de volta aos Correios da sua cidade, você receberá um aviso como o que você recebeu agora.
      Espero ter conseguido explicar direito, mas se ficou alguma dúvida, é só perguntar.

      Importante: se o relógio que você comprou for uma réplica de alguma marca famosa, nem entre com recurso, pois você pode se prejudicar por comprar falsificações.
      Agora não abriram a sua encomenda, mas na análise, ela será aberta.
      beijos

      Excluir
    3. Obrigada Ana!
      Acho que nao vou recorrer então porque eh falsificação. Vou olhar com o vendedor se ele me reenvia o relógio.
      O prazo pra retirada é até o dia 01/08, ele vai voltar pro vendedor que eh da China ou vai ficar nos Correios até alguém pegar ele?

      Excluir
  15. Oi Barbsra,
    Depois deste prazo, se voce nao for retirar, a encomenda retorna ao vendedor. Mas se vc quiser agilizar, voce pode ir ate os Correios e recusar o recebimento, dai ekes não esperam ate 01/08 para devolver.
    Mas veja se o vendedor vai mesmo te reenviar, pirwue ele vai ter novos custos de envio.
    Eu recusei uma vez, mas a vendedora ja me vendia ha muito tempo e ela topou me reenviarcdepois, mas eu tive que pagar novo frete. E demorou para ela receber de volta, acho que uns 3 meses...
    Estao te cobrando muito de taxas que nao vale a pena vc pagar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paguei 40 reais e estão me cobrando um total de 95 reais.
      To meio perdida no que faço...

      Excluir
    2. Oi Bárbara,
      Puxa, não vale a pena pagar isso tudo não. Tente negociar com o vendedor, senão é preferível perder estes R$ 40,00....

      Excluir
    3. Obrigada Ana!
      Conversei com o vendedor e ele vai me reenviar quando o pacote voltar pra China!

      Tenho outra dúvida, fiz umas compras de capinhas pra celular só que o código de rastreio é diferente. Um tem só números (12 no total) e outro com 4 letras e 8 números, então não funciona se eu jogar no rastreamento dos Correios.
      Já aconteceu isso com vc? Chegou certinho? Quem vai entregar é o Correio mesmo ou outra empresa?

      Obrigada! :)

      Excluir
    4. Oi Bárbara,
      Que ótimo que você conseguiu combinar com o vendedor o reenvio! Mas se prepare que vai demorar para ele receber de volta.

      Sobre os números de rastreios que você recebeu, certamente estão errados. Pelo sistema oficial de Correios, o código é universal. São 4 letras (2 no início e 2 no final) entre 9 números.
      Contate imediatamente o vendedor e peça a numeração correta. Se ele não te responder em 3 dias, abra disputa.
      Aconteceu com uma amiga minha. O cara informou um número que não existia, ela tentou contato, o vendedor sequer respondeu e ela abriu disputa.
      O ali também tentou contato com o vendedor, não conseguiu e estornou o valor que ela havia pago.
      Beijos

      Excluir
  16. Oi, acho que alguns já perguntaram mas não ficou claro para mim. Se sou taxada e não quero pagar, tenho como ser ressarcida pelo vendedor, no meu caso seria uma loja da Aliexpress. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laura,
      As lojas e vendedores lá fora não têm culpa nenhuma sobre as nossas regras alfandegárias, portanto você teria que entrar em contato com o vendedor e ver se ele aceita te devolver, pelo menos parte do valor pago. Mas isso pode demorar muitos meses.
      Em 2012 eu não aceitei uma compra taxada e combinei antes a devolução com a vendedora do ebay que eu comprava há mais de 2 anos com ela. A devolução demorou uns 3 meses para retornar e ela me devolveu apenas parte do que eu paguei, pois ela precisou descontar as despesas de envio.
      Então, cada caso é um caso, mas o melhor é você comprar já prevendo as taxas. Se o risco não valer a pena, não compre.
      Bjs

      Excluir
  17. Ok, muito obrigada!! :D

    ResponderExcluir
  18. Oi, comprei uma mochila, paguei $ 35 (em torno de R$98 ) e fui taxado em R$ 100 + os R$ 12 dos correios... tu acha que eu devo fazer o que? recorrer? pagar e ficar quieto? me da uma dica...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tailson,
      Não sei qual é o seu Estado, mas aqui no RS quando se é taxado, se paga os 60% da alfandega, mais 18% de ICMS (que é sobre o valor da compra, frete e os 60%) que no total dá quase 100% do valor pago mais os 12,00 dos Correios.

      Então, se o seu Estado também cobra o ICMS, o total cobrado está certo e nao haverá redução se você recorrer. Se não tiver o ICMS você avalia se o valor e a demora vai compensar, pois caso a Receita Federal demorar muito para analisar, voce ainda terá as despesas de armazenagem.
      É um absurdo, mas ainda tem isso e já me aconteceu de ter que pagar e alem de demorar 2 meses, o valor acabou não compensando.
      Abraços

      Excluir
    2. sou daqui do RS tbm (porto alegre), mas no caso pelo fato de ser abaixo de $50, eles nem deveriam ter me taxado neh?

      Excluir
    3. Quanto à cobrança de taxas sobre produtos de valor abaixo de 50 dolares, depende..., no post eu explico sobre isso!
      Abraços

      Excluir
  19. olá Ana, estou indignada !comprei no aliexpress um tênis no valor de 20 doláres ou seja 59,00 reais é fui taxada em 262,17 reais , acredita nisso ? isso é um abuso , um assalto ,esses miseráveis perdeu a noção das coisa,acham que o dinheiro da gente é roubado igual o deles!! o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      Isso é de se indignar mesmo. Não por ter que pagar as taxas, mas pela falta de critério utilizado. Entre com recurso, prove o quanto você pagou, sem dúvida!
      Beijos

      Excluir
  20. OI TUDO BEM É VERDADE É MELHOR MUITAS DAS VEZES NEM CONTAR O FURTO QUE SOFREMOS COM ESSA FISCALIZAÇÃO QUE É DE ADIVINHA FEITO AO LÉO ACASO E ASSIM O BRASIL CAMINHA PRA VERGONHA SEM VOLTA BANDO DE LADRÃO ISSO SIM

    ResponderExcluir
  21. Oi tudo bom. Fiz uma compra de uma peça de roupa no total incluindo frete no valor de $ 30 dólares. Ao chegar aqui fui taxado e estão me cobrando R$ 218 reais. Um absurdo, você acha que posso recorrer.?? Se eu não pagar e a mercadoria voltar eu sofro alguma penalização?? Por favor me ajude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Henrique,
      Que absurdo o que estão lhe cobrando. Claro que vc deve recorrer.
      Caso não queira recorrer, o máximo que pode acontecer é vc perder os 30 dólares, só isso.
      Ou vc ainda pode combinar com o vendedor, qdo ele receber a mercadoria de volta, se ele lhe reembolsa pelo menos uma parte.
      É que se vc não retirar ou não recorrer, depous de um certo tempo (meses) o vendedor recebe de volta.
      Abraços

      Excluir
    2. Oi Henrique,
      Que absurdo o que estão lhe cobrando. Claro que vc deve recorrer.
      Caso não queira recorrer, o máximo que pode acontecer é vc perder os 30 dólares, só isso.
      Ou vc ainda pode combinar com o vendedor, qdo ele receber a mercadoria de volta, se ele lhe reembolsa pelo menos uma parte.
      É que se vc não retirar ou não recorrer, depous de um certo tempo (meses) o vendedor recebe de volta.
      Abraços

      Excluir
  22. Oi Ana tudo bem, aqui estou eu com outra dúvida, minha encomenda chegou aqui em casa e verifiquei que declararam $ 66,00 dólares. Veio por uma transportadora nesse caso como deveria proceder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Henrique, se a empresa declarou $ 66,00 dólares e você gastou $ 30,00, não entendi. Entre em contato com a empresa e solicite que eles lhe reembolsem esta diferença nas taxas.
      Neste caso, sinto lhe informar, mas neste caso, as taxas da Receita estão corretas, pois o valor das taxas fica mais ou menos o dobro do que foi pago (ou declaro) pelos produtos.
      Abraços

      Excluir
    2. Bom Ana, quando vi a embalagem olhei e lá tinha escrito que foi declarado $ 66,00 dólares, mas pensei que fosse os fiscais da receita que tinha atribuído esse valor ao produto. Eu não recebi a encomendo pedi para voltarem com ela, por isso fiquei sem mais informações.Agora fiquei sem saber o que fazer.

      Excluir
    3. Oi Henrique,
      Se estava escrito à caneta, sem o formulário de declaração, então foi o pessoal da Receita mesmo quem "deduziu" o valor da sua compra. Eles costumam fazer isso, sem nenhum critério padrão, apenas pelo tamanho do pacite e pelo remetente.
      Mas se este valor está num pequeno formulário colado à sua compra, foi o vendedor quem declarou.
      Mas normalmente os vendedores declaram um valor menor do real, nunca maior.

      Excluir
  23. o governo ja esta gerando fome a população

    ResponderExcluir
  24. duvida, fui retirar uma encomenda hj nos correios, achei que era um dos conjuntos que pedi para meu bebe, já que o valor estava 35,00 para ser pago, cheguei la peguei o pacote e cheguei casa, quando abri era uma encomenda que fiz que paguei nem 5,00 se te falar que era uma faixa simples de cabelo ? isto se eu compra no brasil nao sai nem a 10,00 como faço agora que ja estou em casa, como recorrer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wanessa, neste caso, em que você retirou a encomenda, sinto muito em lhe informar, não há mais nada que você possa fazer.
      A Receita Federal aceita recursos apenas se a encomenda não for retirada.
      Só imagino a sua raiva, mas este é o nosso país!
      Beijos

      Excluir
  25. é um absurdo comprei um vestido a $12, 00, e fui taxada com o valor bem acima do que paguei $15,00, o correto não seria 60% do valor pago,valei ao atendente que iria recorrer, ele falou que não era viável pq iria pagar tributos bem maior, fiz 3 compras e duas foram taxadas, a outra eu paguei, tambem um absurdo, comprei algo de $10,00 me combraram 0 dobro do valor, e vale apena eu recorrer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lidiane, concordo com você, é um absurdo a maneira sem critérios que os fiscais da RF taxam as nossas comprinhas.
      Você só pode recorrer se ainda não retirou as compras. Então você preenche o formulário em duas vias e anexa o comprovante de quanto você pagou que eles acertam o valor da taxa para 60%, mas conforme o seu Estado, ainda tem o ICMS.
      Se o retorno dos eu recurso demorar muito, ainda tem a taxa de armazenagem dos Correios.
      Cabe você analisar se vale a pena ou não todo esse trabalho.
      Beijos

      Excluir
  26. Olá, eu estou muito triste, comprei um produto que não tem nascia, achei que vinha umas dez unidades pelo menos, veio só um, paguei 1 dólar pelo produto e 1dolar de frete, e veio na embalagem que paguei 8dolares, fui taxada, um paninho que me custou 43,00reIs, nossa decepção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Imagino a sua decepção, já passei por isso muitas vezes, mas posso apostar que estes US$ 8,00 marcados na embalagem foram os fiscais da Receita que colocaram, porque o vendedor jamais faria isso. E os fiscais da RF taxam sem nenhum critério. É de doer no bolso e na alma!

      Excluir
  27. Olá Ana, tudo bom? Seguinte fui taxado eu uma camisa que paguei 14 dolares, cerca de 66 reais na época. Fui tributado e hoje fui ver a taxa lá, foi de 67 reais (Mais caro do que eu comprar outro produto identico) e to pensando em recorrer. Mas tenho umas dúvidas, não sei quanto o vendedor declarou no prduto, se o valor for diferente do que 14 dolares, isso pode gerar algum problema ou tirar a chance de perder a taxa? E se ele não for liberado e voltar tributado ainda, posso deixar voltar ao remetente? E mesmo assim, terei que pagar as taxas, mesmo deixando ele voltar? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno,tudo bem sim e com vc?
      Bom, pela minha experiência, o vendedor sempre declara menos, mas os fiscais nem sempre consideram a declaração do vendedor.

      Pelo valor que vc pagou e pelas taxas a pagar, eu penso que não vale a pena recorrer não, pois os 60% da taxa + o ICMS (conforme o seu Estado, embora alguns até nem cobram) o valor final chega a ser 100%.
      Então, não vale a pena por 1 ou 2 reais de diferença. E se vc recorrer, além da demora na resposta, que pode chegar a 2 meses, + a taxa de R$ 12,00 dos Correios e talvez mais a taxa de armazenamento, poderá lhe sair ainda mais caro.

      Se você não quiser recorrer, pode deixar por assim e não precisa pagar nada, mas vai perder o valor pago inicialmente.

      Tem a possibilidade de você negociar com o vendedor algum desconto em uma próxima compra, enfim, você pode tentar. Se o vendedor concordar e para agilizar a devolução, vá até os Correios e solicite a imediata devolução ao remetente, senão a sua encomenda fica parada nos Correios mais uns 15 ou 20 dias. Mas lembrando que vc não precisa pagar nada se não retirar a encomenda!
      Abraços

      Excluir
  28. esse nosso pais e um lixo. comprei um produto e paguei 153 reais com o frete gratis. quando fui retirar o produto fui taxado em 568 reais + 12 dos correios, recorri pedindo revisao dos tributos e pra minha surpresa mantiveram o tributo, mesmo eu anexando todos os comprovantes. como ultimo recurso entrei com uma açao pedindo antecipaçao de tutela para poder ficar com meu produto enquanto a justiça julga o caso e acabei tendo outra surpresa!!! a antecipaçao de tutela foi deferida em partes, nao devolveram meu produto pra china mas tambem nao pude pegar ele. Ou seja, os malditos fiscais ganham muito dinheiro para "brincar" de trabalhar porque aqueles ignorantes nao tao nem ai pra nada, escolhem valores para nossas compras e foda se o resto. ja nossa justiça que realmente e cega e diga se de passagem BURRA, vive numa enrolaçao desgracada. esta indo pra dois meses com meu produto no correio com a justiça dando prazos confortaveis pra receita federal se manifestar sobre meu caso. estou muito chateado com esse nosso pais ridiculo onde o governo nos faz de otario toda hora nao estando nem ai para o povo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que horror Francis, fiquei impressionada com o seu relato. Mas nem provando o valor real pago a Receita não diminuiu as taxas? Meu Deus, é pra ter muita raiva mesmo. Entendo a sua revolta e no seu lugar, eu também estaria tão ou mais indignada que você!
      Abraços

      Excluir
  29. Olá Ana, estou revoltado também, estou mais ou menos como o amigo Francis. Tenho verdadeiro nojo dos homens desse país! Fui taxado num total de 35 reais, por ter comprado uma bateria de celular antigo no Aliexpress na loja (WHQ MALL) onde no site constava o valor da bateria de 4,77 dolares. O vendedor desonesto da China, declarou que paguei 8 dolares e a Receita Federal arbitrou que o valor seria de 10 dolares. Portanto fui taxado em 35 reais mais os 20 reais que paguei, valor total 55 reais numa bateria antiga para celular. É uma vergonha! Enquanto muitos "meliantes" importam milhões sem serem taxados o trabalhador tem que pagar imposto sobre imposto num produto de 20 reais. Abraços e viva essa "coisa" que chamam de país.

    ResponderExcluir
  30. Muita gente diz que se não retirar a mercadoria, vai a leilão. Será que é verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Razzee,
      Não é verdade, as mercadorias retornam para o remetente. Eu digo isso com certeza porque já aconteceu comigo.
      Só vão a leilão as mercadorias apreendidas pela Policia Federal, em operações específicas.

      Excluir
    2. Ou vai saber, se não fica por lá mesmo com alguem, não duvido nada.

      Excluir
  31. Olá Ana, tudo bem? Se eu for taxado numa comprinha e achar melhor que não compensa retirar do correio, tem algum problema? Terei que assumir alguma taxa futura? Obrigado e abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem e com você?
      Não se preocupe, se você não retirar a encomenda, ela retorna para o remetente e você não fica com nenhum débito pendente. O seu único prejuízo será o valor da compra. A não ser que você combine um crédito com o vendedor.
      Já me aconteceu isso, do valor cobrado ser um absurdo, eu recorri, a Receita baixou uma miséria e eu decidi não retirar. Depois de uns 4 ou 5 meses o vendedor recebeu de volta a minha compra recusada.
      Como eu sempre comprava daquele mesmo vendedor, ele me deu um crédito descontando apenas o valor do frete e eu comprei outra coisa.
      Abraços

      Excluir
  32. fui taxado em 59,90 em uma compra de 5.38 dolares objeto em plastico..que roubo nen vou retirar depois vejo se o vendedor devolve meu dinheiro do ebay..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, mas é um desaforo mesmo isso, não é? Não entendo o critério que eles usam para taxar, porque de acordo com a Lei é que não é!
      Tente combinar com o vendedor, mas acho que devolver o dinheiro ele não pode, porque pagará taxas maiores que o valor da venda, então ele deve descontar o custo do envio e te dar um crédito para uma próxima conta.
      mas não custa tentar.
      Abraços,
      Ana

      Excluir
  33. fui taxa em 47,80 12,00 em uma compara de 5.38 $ que vengonha nao vou retirar muito abusivo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, não vale a pena mesmo pagar tudo isso para retirar uma compra que custou menos da metade.

      Excluir
    2. Caso, eu não vá pegar a minha encomenda e ela volte para o vendedor eu teria que pagar algo mesmo assim?

      Excluir
    3. Oi Wihny, você só paga as taxas se retirar a encomenda, senão nao precisa.
      Bjs

      Excluir
  34. Boa tarde! eu recorri pq comprei um produto no valor de 61,00 reais,e me cobraram 158,00 .Mas ja faz 6 meses que não resolveram nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Credo, isso tá demais.
      Vc já tentou ligar para a Receita? Eu já liguei uma vez para Curitiba e me deram informações do meu pacote..

      Excluir
  35. Ana, vc tem feito compras do exterior? E sapatos? Eu compro pelo Aliexprex. To com esperanca de baixar um pouco o dólar, sqn. Mas enfim acho que tenho sorte, somente me foi taxado um sapato de TDs as compras que fiz desde 2014. Mas este ano, parece que a Receita esta se superando em taxar as compras pelos comentários que leio, e agora to com medo de continuar a comprar :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina, como estou viajando muito para o exterior (no momento estou na India), dei um tempo nas compras online, até porque eu estava sendo taxada em todas. Que bom que você raramente é taxada. É questão de sorte mesmo, não tem como prever, pois a Receita taxa aleatoriamente.
      O dólar até que deu uma folguinha, né?
      Beijos

      Excluir
  36. Olá tudo bem? Eu fiz uma compra mês passado no buy in coins e a loja colocou 10 dolares de gastos e mesmo assim fui taxada...paguei a taxa...tem como recorrer na receita ou em qualquer outro lugar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diva, tudo bem e com você?
      Bom, como você comprou de uma loja, pessoa jurídica, não existe a isenção de $ 50,00 como de pessoas físicas, isso porque pessoa física declara como presente (gift).
      E quando é compra de pessoa física, que foi declarado como presente e valor abaixo de S 50,s se você não concordar, precisa recorrer antes de pagar. Neste post eu explico como fazer para recorrer.
      Mas depois de ter pago, somente recurso judicial.
      beijos

      Excluir
  37. me ajuda por favor meu comentário é esse ai de cima...meu nome é gilmara e sou de são luis

    ResponderExcluir
  38. Se eu negar o produto que comprei não me deixará com pendências na RF? Ou gerar débitos futuros pelo gasto de RF em devolver o produto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Não se preocupe, se você não retirar o produto, não precisará pagar nenhuma taxa e não ficará nenhuma pendência, pois o produto será devolvido ao remetente. Você só ficará no prejuízo do valor pago pelo produto. Se não retirá-lo, não existirão taxas. Abraços

      Excluir
  39. Olá! estou aguardando um material que, pelo rastreio, encontra-se no correios em Pinhais/PR, desde 27/05/16. São dois produtos cosméticos vindo de Hong Kong e Singapura, através de um lojista virtual que me deve esta mercadoria. Existe alguma possibilidade de eu não receber esta encomenda? o que pode acontecer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      A possibilidade de você não receber sempre existe, mas é remota. Em anos comprando do exterior, só não recebi 3 compras, extraviadas aqui no Brasil (obviamente).
      Mas pela data que você citou, ainda está recente e o que acontece também é que eles demoram para atualizar no sistema. Às vezes você já recebeu o produto e ainda consta parado em algum lugar...
      Eu imagino que o pior que pode te acontecer, é seus produtos serem taxados, mesmo sendo enviados de graça pela loja.
      Depois me conte o desfecho, tá?
      Abraços

      Excluir
    2. Se os produtos forem taxados, o que acontece? qual a responsabilidade do lojista nesse caso?

      Excluir
    3. Neste caso o logista não tem culpa e nem responsabilidade nenhuma, pois é coisa da nossa legislação que também nunca tem um procedimento padrão. Mas vai do bom senso de vocês fazer um acordo e você receber créditos, que poderão ser taxados de novo, de novo e de novo...
      Muitas lojas americanas já pararam de mandar para o Brasil por causa disso, só se incomodavam com os clientes.

      Excluir
  40. Oi Ana, Preciso de uma orientação sua. Fui taxado em uma compra de U$30.00. Mas como precisava da mercadoria, paguei a taxa e gostaria de saber como faço para requerer o valor pago. Grato pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos Roberto!
      Infelizmente, depois que você retira a mercadoria, é praticamente impossível entrar com recurso, pois os fiscais não teriam a mesma para analisar, já que no recursos eles abrem a encomenda e analisam se cave ou não aquele recurso. Talvez você consiga por meio de um processo judicial, mas aí você teria que analisar se vale a pena ou não os gastos, sendo que não é garantido que você ganhe a ação.
      Abraços,
      Ana

      Excluir
  41. Olá Ana, preciso de ajuda. Comprei no aliexpress.com 23 unidades (1 lote) de pigmento para tatuagem definitiva de sobrancelha, no valor de U$81,70. O objeto foi postado dia 30/08/2016 e recebido no Brasil em Curitiba dia 09/09/2016, até ai normal, mas ai começou o problema. No dia 12/09/2016 o produto foi encaminhado para a anvisa para uma avaliação e dia 13/09/2016 tenho a seguinte atualização, "A importação do objeto/conteúdo não foi autorizada pelos órgãos fiscalizadores,Objeto em análise de destinação", no mesmo dia Status de "objeto encaminhado de unidade de tratamento em Ceint Curitiba para Ceint São Paulo/GEEXP / São Paulo", no dia 16/09/2016 status de "Objeto encaminhado de unidade de tratamento em Ceint São Paulo/GEEXP para Fiscalização Aduaneira / BR". Lembrando que meu pedido será fechado em 33 dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo, por enquanto você não tem o que fazer, a não ser aguardar. Se você tentar ligar, ninguém vai te dar informações.
      Não se apavore com os relatórios dos Correios, isso é de praxe. Aguarde até próximo do prazo final.
      Como a tua encomenda já está no Brasil e estão atualizando o rastreio, antes de 33 dias você terá uma definição. Se não receber até esta data, avise ao aliexpress, mas antes disto, fique no aguardo.
      Depois me conte aqui como foi o desfecho. É importante para orientar outras pessoas que forem passar por isso terem informações dos procedimentos.
      Um abraço,
      Ana

      Excluir
  42. Oi Ana, gostaria da sua ajuda.

    Fiz compra de um celular para uso pessoal no exterior e após retornar ao Brasil, o mesmo apresentou defeito. Como a assistência nacional não aceitou o produto, enviei para fora, somente a peça com defeito, por um amigo que viajava. O mesmo me reenviou o celular consertado (mas sem bateria) e esta encomenda foi taxada em quase 200R$.

    Estou em abertura de recurso e gostaria de saber quais documentos apresentar. A nota fiscal original está dentro dessa mesma encomenda e a maior parte dos comprovantes estaria na língua estrangeira (alemão).

    Obrigado desde já,
    Gabriel Alves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriel, seu caso é inusitado, mas vamos lá, espero poder te ajudar.
      Você foi taxado porque o fiscal da Receita passou seu pacote no raio X, viu que era um celular (deve ter lido também na declaração do objeto) e lhe aplicou uma taxa de R$ 200,00, que ele julgou ser 50% sobre o valor total da compra. Neste caso, ele nem chegou a abrir o pacote.
      Qdo você comprou o celular e voltou via aérea, você foi isento, pois um celular não entra na cota, então você nem precisou declarar.
      Mas o fiscal lhe aplicou uma taxa de R$ 200,00, pois ele também supôs que você comprou este aparelho online, já que para compras online não existe cota isenta.
      Você tem duas alternativas: retirar o aparelho e pagar os R$ 200,00 ou arriscar e entrar com recurso, que é o que você pretende fazer.
      Neste caso, você tem 50% de chandes de pegar um fiscal sensato que lhe isente da taxa ou pegar um FDP que lhe aplique os 50% de taxas sobre o real valor do aparelho.
      Para tentar se liberar desta taxa, é muito importante que você explique em detalhes, mas com clareza que você comprou este aparelho numa viagem ao exterior, anexe uma cópia da NF e informe que a original está dentro da caixa (no recurso eles sempre abrem para conferir), que neste caso você foi isento de declarar a compra para a alfândega. O fiscal sabe, mas cite as normas que estão no site da RFB sobre a isenção da declaração de compra de celular em viagens ao exterior(também pode complementar e fazer uma print da página) e ainda, envie uma cópia do seu bilhete aéreo ou do cartão de embarque de sua viagem. isso é fundamental para comprovar que você realmente viajou e comprou este aparelho lá fora e não pela internet. Informe que o aparelho apresentou defeito e por isso precisou ser reenviado para conserto, uma vez que a assistência técnica não é válida no Brasil.
      Seria muito injusto que, depois de ler o seu relato, o fiscal não lhe isente da taxa alfandegária. Então, agilize com este recurso e tomara que a análise seja rápida, então você terá que pagar armazenamento dos Correios também.
      Espero ter ajudado e por gentileza, depois volte aqui para contar o desfecho. Seu relato poderá ajudar outras pessoas que também venham a passar por situação semelhante.
      Abraços,
      Ana

      Excluir
  43. Oi Ana!

    Pode me esclarecer uma dúvida minha em relação a recusar uma encomenda? Vc comentou q fez isso uma vez...
    Fiz uma compra na Inglaterra no valor de quase £200...na verdade era pra essa compra ter ido pra um endereço em Portugal para então uma pessoa de lá fazer o reenvio dos produtos, declarando tudo como presente e tbm um valor menor na encomenda (além de ser uma pessoa física q me enviaria).Tudo isso pra tentar diminuir as chances de ser taxada aqui no Brasi.. Só q eu fiz a maior burrada de escolher o endereço errado na hora de finalizar a compra e o pacote já está a caminho do meu endereço aqui no Brasil, direto da loja! Ou seja, até onde eu sei, as chances de ser taxada são de 99% numa situação dessa, a não ser q eu tenha muuuuiiita sorte.
    Já estou sofrendo por antecedêndia pois sei q não vai valer a pena pagar 60% de taxa mais ICMS em cima de £200.
    Assim q minha encomenda estiver na agência dos Correios de minha cidade já posso recusar o recebimento pra agilizar a devolução dos produtos para a loja? Nesse caso eu
    não tenho q pagar nada aqui nos Correios pela devolução? Depois q vc recusou, quanto tempo demorou pra mercadoria chegar para o vendedor? Se for o caso, vou deixar tudo combinado com pessoal da loja de receberem o pacote e simplesmente reeenviarem para o endereco em Portugal, descontando apenas o valor do frete.
    Desde já, muito obrigada pela ajuda.

    Cythia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Chyntia!
      Em primeiro lugar, vamos torcer para que a sua compra não seja taxada e que fique nos 1%. É que compras vindas da Europa e EUA estão sempre na mira dos fiscais da Receita, mas às vezes passam.
      Assim que a sua compra chegar no Brasil, você receberá da loja o número de rastreio e vc poderá acompanhar. Antigamente o número do rastreio era o mesmo desde a origem, agora eles estão trocando (os da China ainda permanecem os mesmos).
      Mas se a sua encomenda for taxada, realmente vai ficar muito caro pagar tudo, daria em torno de 100% de acréscimo, isso se os fiscais taxarem ela corretamente. Às vezes eles colocam um valor ainda mais alto, conforme a cara do pacote e o humor deles, pois eles não abrem o pacote, somente abrem quando há recurso, para conferir o valor declarado com a mercadoria e ver se cabe baixar o valor das taxas.
      Bom, diga ao funcionário dos Correios que você não vai retirar a referida encomenda e que quer devolver ao remetente o mais breve possível.
      Você não vai precisar paga nada mesmo! Apenas recuse a encomenda e peça a devolução ao remetente.
      Quando eu fiz isso, foi uma encomenda de Israel, não valia a pena recorrer (também já fiz isso em outras compras), pois esta era uma compra para presente, então preferi devolver e ficar com o crédito do que recorrer das taxas e comprei outro presente por aqui.
      Combinei com a vendedora e ela me deu o valor do produto em crédito assim que ela recebeu de volta, o que demorou, na época, em torno de 2 meses. Acho que agora deve demorar menos. Na época o dólar estava baixo e o movimento era muito intenso. Claro, foi descontado o valor do frete e depois eu só paguei o frete com a nova compra.
      É isso, qualquer outra dúvida, é só perguntar.
      Depois retorne aqui para contar o desfecho da sua compra, principalmente se a notícia for boa e vc não for taxada.
      Beijos,
      Ana

      Excluir
    2. Boa noite, Ana! Muito obrigada por dividir sua experiencia comigo e pelas dicas!
      Desculpa tbm a demora pra voltar aqui pra te dar noticias! Mas so depois de mais de 2 meses desde a minha compra foi q teve alguma mudanca no status dos correios! E advinha? Pra minha sorte, olha o q diz:
      Objeto encaminhado
      de Unidade de Logística Integrada em CURITIBA / PR para Unidade Administrativa em RFB - Liberado sem Tributação / BR
      Parece q nao foi taxado!!! Nem estou acreditando! :)
      Agora e' so esperar mais uns 2 meses para a encomenda chegar aqui em casa!
      Muito obrigada, novamente!

      Abracos,
      Cynthia

      Excluir
    3. Oi Cynthia,
      Mas que ótima notícia!!!! E muito obrigada também por voltar aqui e contar o desfecho da sua compra.
      Quando a encomenda para em Curitiba a gente fica na maior aflição, mas às vezes acontece de não ser taxada e você foi a sortuda da vez. Parabéns!
      Depois de liberada por Curitiba não deve demorar muito a entrega, salvo se tiver alguma paralisação dos Correios. Mas acredito que, em uma semana, máximo 10 dias você deve receber a sua compra!
      Beijos,
      Ana

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.