BB Cream, você ainda vai usar um!

Ultimamente tem-se lido e ouvido muito falar em BB Cream aqui no Brasil, mas acredito que muita gente ainda não saiba exatamente o que é e para o que serve. 

Exemplos de BB Creams asiáticos

Mas então, o que é mesmo um BB Cream?
É a abreviação de Blemish Balm ou Beauty Balm Cream, que traduzido para o português quer dizer Creme Bálsamo de Beleza. Ele prepara e corrige as imperfeições da pele, como pequenas cicatrizes, manchas, esconde e clareia olheiras, oferece FPS e como possui cor, pode se adaptar a quase todos os tipos de pele, garantindo um efeito de base, mas com a cobertura um pouco mais leve.


Onde e como surgiu o BB Cream?
O BB Cream surgiu na Alemanha, há algumas décadas, desenvolvido por dermatologistas para promover a regeneração e auxiliar na proteção da pele de pacientes que se submetiam a procedimentos a laser. Tinha a função também de proteger a pele do sol e proporcionar uma boa cobertura para disfarçar as cicatrizes pós-laser.


Mas quem aperfeiçoou os BB Creams foram os coreanos. Atores de teatro coreanos começaram a usar os BB Creams para uma perfeita cobertura da pele. Quando a atriz coreana Song Hye Kyo usou pela primeira vez, ela popularizou o BB Cream no país e a indústria cosmética se obrigou a desenvolver e aperfeiçoar o produto.
Então o BB Cream foi além daquele inicialmente criado na Alemanha e hoje ele é também hidratante, protetor solar, primer e base. A maioria possui a função clareadora (whitening) e alguns também são antirrugas (wrinkle free). Praticamente tudo em um.

Alguns BB Creams ocidentais

Do sucesso asiático, o produto se espalhou rapidamente pelo mundo criando uma demanda muito grande e hoje, grandes empresas de cosméticos americanas e europeias também já lançaram o seu BB Cream, mas pelo que tenho lido, os produtos coreanos ainda são melhores.
Este cosmético é inovador justamente por sua concepção. Existem muitas variantes e cada uma atende um determinado tipo de pele, mas a sua formulação básica não muda.
O grande sucesso deste cosmético é que ele não é meramente um produto com funções estéticas, ele também agrega um tratamento de pele. Suas principais funções:
  • hidratação profunda;
  • poderosa ação regenerativa;
  • suaviza e amacia a pele;
  • cobertura de manchas e pequenas imperfeições;
  • não obstrui os poros;
  • clareamento progressivo da pele;
  • Filtro solar UV, com FPS que variam do 15 ao 50;
  • Função anti-aging (wrinkle free: livre de rugas). Esta função são todos que oferecem.
Então eu posso usar somente um BB Cream no rosto e dispensar o hidratante, filtro solar, corretivo, primer, base e o pó?
Perfeitamente! O BB Cream é um produto extremamente versátil e se adapta muito bem às nossas necessidades. Pode ser usado como base normal, mas ao mesmo tempo, serve também como primer e corretivo, devido à sua excelente cobertura, além de dispensar o uso de hidratante e filtro solar. Mas se você achar que a pele ficou muito clara, já que não existem muitas opções de cores, você pode aplicar depois uma base mais escura ou pó. 

Atenção: não aplique nada na pele antes do BB Cream, nem hidratante, nem filtro solar ou qualquer outro produto. Depois pode.
Eu explico: devido à função clareadora da maioria dos BB Creams, ele deve ter contato direto com a pele, qualquer outro produto que tenha sido aplicado antes, anula este efeito. E como ele serve também para cobrir manchas e imperfeições e a maioria tem filtro solar, não tem sentido aplicá-lo encima de outro produto. Mas se o BB Cream que você aplicou deixou seu rosto muito claro ou oleoso, aí você pode corrigir depois com uma base ou um pó.

Importante: nunca durma com o BB Cream. Ele deve ser usado somente durante o dia e retirado à noite, junto com a sua maquiagem.

Vantagens: além de clarear gradativamente as manchas e regenerar a pele, ter filtro solar, cobrir imperfeições, o BB Cream encobre também os poros abertos e a pele fica bem uniforme mesmo. Alguns possuem efeito antiidade, o que é ótimo para prevenir o envelhecimento precoce da pele. Não é feito lifting, imediato, mas trata a longo prazo.
Eu diria que o BB Cream não é simplesmente um cosmético, mas sim, um tratamento de pele bem completo.

Desvantagens: os BB Creams coreanos possuem pouca variedade de cores, já que as coreanas adoram a pele do rosto bem clara. Para nós, brasileiras, o ideal são cores um pouco mais escuras, para não ficarmos com cara de gueixa e neste quesito, as marcas ocidentais oferecem mais opções. A Maybelline, por exemplo, tem opções de cores mais escuras, mas já ouvi reclamações de que, depois de algumas horas, a pele fica com aspecto mais oleoso.

Eu uso BB Cream há 3 meses e estou adorando. Como eu gosto de manter a pele do rosto bem clara, durante o dia uso só ele, mas à noite, para algum evento ou mesmo uma saidinha básica, passo uma base um pouco mais escura por cima.
As marcas que eu estou usando são a Skin79 e a Missha. Da Skin 79 eu testei 4 diferentes BB Creams e da Missha, somente um, o Prefect Cover. Outra marca muito elogiada é a Skinfood, também coreana, mas esta eu não testei.

Para este post não ficar muito longo, a resenha sobre os BB Creams testados fica para o próximo. Você já conhecia o BB Cream? Usou algum?

Beijos,
Ana
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

14 comentários :

  1. Vou esperar suas resenhas, quem sabe não me animo.
    Pq a rotina de passar protetor, esperar a pele dar uma absorvida e passar base, principalmente de manhã cedo como estou com sono tem me deixado desgostosa hehe.
    Seria bom suprir os 2 passos por 1.
    Mas meu protetor é fps 50, será q os BBcreams tem a msma eficiência em termos de proteção?
    Bjs!
    Thais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais, é muito trabalho mesmo aplicar hidratante, filtro solar, primer, base, etc e ficar aguardando cada camada ser absorvida antes de aplicar o próximo produto. O BBCream veio para facilitar muito a nossa vida. Amanhã ou 4ª feira já posto a resenha sobre os BBCreams que eu usei e você verá também a questão sobre o FPS. Beijão

      Excluir
  2. Tenho uma coleção de BB Creams aqui, coisa de mais para um rosto só, rs. Mas tive uma surpresa desagradável com o da Missha: descobri que ele me dá espinhas, das feias e grandes, rs.
    Agora ele fica encostado lá, e eu morrendo de medo de dar mais uma chance.
    Apesar dos coreanos que tenho, o da Maybelline continua sendo meu queridinho *-*

    Bjs!

    www.lilatraum.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danielle, apesar de ser apontado como a solução dos nossos problemas, nem sempre acertamos de primeira a marca de BBCream que se adapta melhor à nossa pele.
      Como você descobriu que o Missha lhe dá espinhas, para não desperdiçar o produto, sugiro que você aplique ele no pescoço, colo e no dorso das mãos, para proteger a pele destas áreas do sol e ir clareando possíveis manchas. E passe só no rosto os que você não teve problemas. Beijão!

      Excluir
  3. Adoro!!! Tenho um da Missha e um da Skin Food. Super recomendo! Aqui é o paraíso; http://www.bbcreamstore.com/shop/home.php

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana, quero muito experimentar essa maravilha de produto, vou dar uma pesquisada sobre qual devo comprar. Amei o post. Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jaqueline, você vai gostar muito.
      Amanhã tem post com resenha de alguns BBCreams que eu testei. Aguardo novamente sua visita, quem sabe o post pode te ajudar a decidir qual o mais adequado para a sua pele?! Bjs

      Excluir
  5. Ana eu já uso, e a muito tempo rsrs
    o meu è aquele que vc colocou a foto,da Garnier.
    ador e recomendo

    baci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edna, o BBCream é uma mão na roda para quem não tem muito tempo ou paciência para ficar se maquiando em camadas, hehehe... Bjs

      Excluir
  6. Me deu mais vontade ainda de experimentar os BBCreams!

    ResponderExcluir
  7. legal. visite meu blog tbm http://amorenagatinhamake.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.