Inverno e vinho, uma combinação perfeita!

Para quem aprecia um bom vinho, qualquer estação é propícia, mas confesso que no inverno é mais especial. Principalmente nas noites frias, o vinho é uma combinação perfeita entre amigos e, melhor ainda, num jantarzinho a dois.

Eu gosto muito de vinho, especialmente os tintos secos, mas como cada um tem sua preferência, não vou entrar no mérito de qual é o melhor vinho. Vou começar então com uma breve descrição sobre os profissionais e apreciadores de vinhos.


Na categoria profissional, existe o Enólogo (com curso superior ou técnico em Enologia), que trabalha junto às vinícolas e atua desde a plantação dos vinhedos até a elaboração e produção final dos vinhos e o Sommelier, que é o profissional (curso técnico, nível médio) encarregado em conhecer os vinhos e de todos os assuntos relacionados ao serviço deste. Cuida também da compra, armazenamento e rotação de adegas e elabora as cartas de vinhos nos restaurantes.  Na parte amadora, existe o Enochato, que sempre acha que entende tudo de vinho e o resto da humanidade é ignorante no assunto e o Enófilo, que é um apreciador de vinhos e que pode conhecer pouco ou muito sobre o assunto. Eu me enquadro nesta última categoria, sou uma Enófila

Eu já visitei várias vinícolas e fiz também alguns cursos de degustação de vinhos e espumantes. Não conheço tanto quanto eu gostaria, mas acho que sei o suficiente para não fazer feio por aí, hehehe... 

Tenho muita vontade de fazer um curso de Sommelier, para me aprofundar mais no universo dos vinhos mas, por enquanto, vou me divertindo fazendo visitações e mais alguns cursos rápidos, que as vinícolas oferecem.

Sede da Vinícola Salton, em Bento Gonçalves/RS

Neste sábado, dia 23 de junho, eu estive em Bento Gonçalves, cidade da serra gaúcha e onde se localizam as maiores vinícolas do país, para fazer um Curso de Harmonização de Queijos e Vinhos. 
O curso foi realizado na Vinícola Salton, que é muito conhecida também pelos seus espumantes. Esta vinícola não está localizada no Vale dos Vinhedos, como muita gente pensa, mas no distrito de Tuiuty, um pouco mais afastada, porém ainda na cidade de Bento Gonçalves.

Na Salton, além das visitas pelas instalações da vinícola, para se conhecer a estrutura e funcionamento da mesma, eles oferecem vários tipos de cursos de degustação, desde minicursos diários, até cursos mais específicos, como harmonização de vinhos e queijos ou chocolates. No curso que eu fiz, ainda estava incluso um almoço típico italiano, na cantina da Salton.

Seguem algumas fotos deste curso, que foi também um passeio muito agradável e divertido.

Vista da entrada principal da Salton.

O dia, apesar do sol, estava bem frio e 
foi perfeito para este curso e visitação.

Detalhe para o relógio solar, no alto do prédio. 
Alguém arrisca dizer que horas está marcando?

Enfim, que queijo combina com qual vinho? Ou seria o contrário?

Dicas: queijos frescos, como Ricota, Minas ou Cottage, harmonizam muito bem com vinhos brancos aromáticos, como os de uva Riesling ou Moscato.

Queijos macios, como Brie e Camembert, pedem vinho branco Chardonnay ou um tinto jovem, exemplo do Syrah ou Shiraz (é a mesma uva).

Queijos duros, como Parmesão, Provolone ou Pecorino, harmonizam perfeitamente com vinhos mais encorpados, como Tannat ou Malbec.

Aqui eu já estava harmonizando queijo com espumante...  

Os chamados queijos azuis, Roquefort e Gorgonzola, possuem o gosto bastante salgado e são muito gordurosos, por isso harmonizam melhor com a doçura do espumante Moscatel ou com os vinhos licorosos, brancos ou tintos.

Sala de aula e todo mundo ainda bem comportado!

Na hora da visitação, o vinho já tinha deixado todo mundo mais alegrinho!

Tanques de aço inox para fermentação e armazenamento
 de vinhos brancos e tintos.

Alta tecnologia e a utilização de máquinas robotizadas


Após a fermentação, os vinhos finos amadurecem em barricas de carvalho, entre 6 a 12 meses. Depois, ainda permanecem cerca de 12 meses nas garrafas,  para dar mais complexidade aos seus aromas. 

E então, o que você achou deste passeio, não é uma dica legal?

Espero que você tenha gostado!

Beijos,
Ana
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

14 comentários :

  1. Ana,tudo bem!
    Que passeio maravilhoso,gosto muito de vinhos,secos de preferência.Apenas para o meu paladar,pois não entendo nadinha hehe.
    Sempre escuto boas palavras de pessoas que visitam vinícolas,dos cursos,do passeio!
    Tenho certeza que és* uma privilegiada em morar na região..onde estão as melhores vinícolas brasileiras!
    Beijo,

    *Destaque para os "alegrinhos" na foto!Adorei rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patrícia, eu cresci neste meio (uva e vinho), mesmo assim, não me considero grande conhecedora,e sim, uma grande apreciadora de vinhos.
      Esses passeios pelas vinícolas são ótimos, a gente se diverte muito, principalmente depois das degustações. As visitas sem curso também incluem degustação, então a gente chega bem quietinho e depois vai se soltando...
      Beijos

      Excluir
  2. Olá Ana,
    É realmente fascinante o mundo dos vinhos. Gostei muito do seu post.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mari, é verdade, impossível ficar indiferente diante de um bom vinho! É fascinante mesmo quando a gente começa a se envolver e a conhecer um pouco mais sobre o assunto. Bjs

      Excluir
  3. Oi Ana, que passeio lindo! Deve ser muito legal mesmo.

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Re, é um passeio excelente mesmo. Combina com o maridão, vocês vão adorar! Bjs

      Excluir
  4. Vinho é uma delícia, né? Tomar com o namorado nesse friozinho... hummmm...
    E sem contar que o Vinho também na cor da roupa é demais pro inverno né? hahaha


    Beijos

    Nathália - Fashion Jacket
    http://fashionjacket.blogspot.com.br

    FacebookTwitterTumblr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathália, pois é, o vinho é maravilhoso, tanto a bebida quanto a cor! Adorei as fotos com as tendências vinho (bordô/burgundy) no seu post do dia 22.
      Beijos

      Excluir
  5. Nossa que fotos lindas!! Adorei, eu até curto vinho, mas na metade do primeiro copo to bebada, não posso beber muito!! ahaha

    beijos

    http://www.instamakeups.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flavia! Muito obrigada! Realmente, para quem não está acostumado, o vinho "pega", hehehehe...
      Mas você pode fazer um curso de degustação sem medo, pois o certo é a gente não engolir o vinho, só identificar os sabores, acidez, doçura, etc e depois cuspir num recipiente adequado. Só que eu nunca vejo ninguém fazer isso nestes cursos, todo mundo bebe mesmo, ahahahaha.. Eu sempre bebo água entre um tipo de vinho e outro para "limpar" o sabor do anterior.
      Beijão

      Excluir
  6. Bom dia! Combinação perfeita mesmo! Disse tudo! Parabéns pelo blog! Boa quinta-feira! Fica com Deus! Beijo!

    http: nannacunha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nanna, muito obrigada pela visita e pelos elogios! Apareça sempre por aqui. Boa quinta-feira para você também! Beijos

      Excluir
  7. amiga que passeio maravilhoso,
    eu também já fiz um pequeno curso de sommelier
    nas terras do chiante em toscana.
    e foi uma experiencia linda.
    adro vinho,prefiro os jovens, nenos corposo,
    e o branco, ao rosso.

    bacione

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edna, que maravilha que não deve ter sido os eu curso de sommelier, na Toscana, puxa... região belíssima e famosa também pelos seu vinhos!
      Eu já prefiro os vinhos maduros, encorpados e tintos, claro.
      Uma coisa é certa, eu e você nunca vamos disputar a mesma "bottiglia di vino", heheheehe
      Beijão

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.