Galerías Pacífico, muito mais do que um shopping!

Todo mundo que já foi a Buenos Aires, ao menos uma vez, visitou ou ouviu falar nas Galerías Pacífico. É um dos mais belos e famosos shoppings da Argentina.

À noite, o prédio fica todo iluminado, tornando-o ainda mais belo e admirável.

Muito sofisticado, é um misto de shopping e galeria de arte e está localizado na Calle Florida (calle é rua, em espanhol - pronuncia-se “caje”), esquina com a Av. Córdoba, no chamado micro centro de Buenos Aires. 

Breve histórico:
Inspirado no Bon Marché, em Paris, ao final do século XIX, Francisco Seeber e Emilio Bunge criaram o Bon Marché Argentino. Era um espaço que oferecia as mais recentes expressões da moda mundial. Assim nasceu uma peça imponente de arquitetura, com ruas que se cruzam, cúpulas de vidro e uma cúpula central; um lugar muito espaçoso e elegante.

Após a crise econômica de 1890, em 1908, o prédio foi vendido para a s empresas Construção Buenos Aires e a Ferroviária Pacífico. Em 1945, os arquitetos Jorge Aslan e Héctor Ezcurra planejaram uma remodelação do edifício, que separou a galeria de lojas e escritórios ferroviários, incluindo murais na cúpula central. Em 1989 o prédio foi declarado Patrimônio Histórico Nacional, pelo seu inegável valor artístico. Então foi dado o nome de Galerías Pacífico SA e, em 18 de maio de 1992 abriu o grande centro comercial e cultural, iniciando assim a fase mais florescente do sonhado e secular Bon Marché Argentino.

O prédio e impressiona pela sua belíssima arquitetura. 

Este shopping é muito visitado por turistas, mas seus principais consumidores são pessoas de alto nível socioeconômico e cultural. Chega a receber mais de 900.000 visitas mensalmente. Possui uma área de 11.000 m² e mais de 150 lojas e estandes de grandes marcas, além de uma praça de alimentação, com grande variedade gastronômica, registrando cerca de 8.000 pessoas almoçando lá diariamente.


Além das lojas, no último pavimento encontra-se o Centro Cultural Borges, com apresentações diárias de tango com diferentes leituras e apresentações sobre o tema, além de constantes exposições de pinturas, fotografias e obras de arte.


A pintura em sua cúpula, de 450m², foi realizada por 5 grandes pintores muralistas: Berni, Castagnino, Colmeiro, Spilimbergo e Urruchúa. Sem dúvida, estas pinturas maravilhosas falam por si mesmas e provocam diferentes emoções em quem as admira.


Possui lojas de grandes e famosas marcas como MAC, L’Occitane, Nike, Polo, Swarovski, Portsaid, Rochas, Rapsodia, Revlon, Chanel, Samsonite, Tommy Hilfinger, Timberland, enfim, a lista é grande e inlcui até a brasileira Via Uno. Um destaque especial para a Casa Lopez, especializada em artigos de couro de excelente qualidade e acabamento. O preço não é dos mais acessíveis, mas a qualidade compensa.

A maioria das lojas oferecem o Tax Free (livre de impostos) para compras de produtos nacionais com valores acima de 70 pesos. É necessário solicitar e preencher um formulário que, na volta, é apresentado no balcão da alfândega do aeroporto, para solicitar a devolução dos impostos. Esta devolução poderá ser de até 21%.

Os estrangeiros podem ainda solicitar, no Stand de Turismo do shopping, o Rewards Cards, um cartão que soma prontos sobre as compras neste shopping. Depois, o turista pode resgatar por um almoço, jantar, show de tango ou até hospedagem em hotéis, claro, dependendo de quanto gastou e quantos pontos acumulou.

Não cheguei a solicitar este cartão, pois meus gastos neste shopping foram beeem modestos.


Fotografei algumas vitrines para mostrar aqui no blog a moda outono/inverno 2012 em Buenos Aires.


Lembre-se de incluir as Galerías Pacífico em sua primeira e em todas as outras viagens à capital Argentina. É muito mais do que uma simples visita ao shopping. Você vai se encantar! 

Beijos,
Ana
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

14 comentários :

  1. Que bacana Ana!
    Nunca fui à Argentina e quando for já sei um local muito bacana para visitar, amei o teto !!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari, este shopping é imperdível mesmo, quando você conhecer, vai adorar!
      Beijos

      Excluir
  2. Nossa Ana que maravilha de shopping! Adorei.

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Foi na Casa Borges que assisti o primeiro Tango da minha vida *-*
    Maravilhoso!
    Tudo na Argentina é incrível..adorei Córdoba e suas irresistiveis "empanadas" rs
    Beijoka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patrícia!
      Já fui muitas vezes para a Argentina, mas sempre para Buenos Aires. Tenho uma vontade enorme de variar e conhecer Córdoba e Mendoza!
      Beijão

      Excluir
  4. Nossa, qe lindo. Vai ser o primeiro lugar que irei conhecer, quando for lá xD

    http://belezapuraonline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana! O Galerías Pacífico é imperdível mesmo e o que facilita é a localização: super central, ninguém precisa se deslocar para os arredores da cidade!
      Beijão

      Excluir
  5. Que lugar Lindo!
    Adorei, estou seguindo o Blog, sempre que der estarei por aqui, beijos.
    Ótima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Amanda! Apareça sempre que puder mesmo! Beijos e ótima semana para você também!

      Excluir
  6. Adorei!
    estou pensando em ir pra lá e já fiquei com mais vontade =]

    http://instamakeup.blogspot.com.br/

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenos Aires é incrível! Quanto mais a gente vai para lá, mais sente vontade de voltar! Você vai me dizer depois se não é assim mesmo! Bjs

      Excluir
  7. Eu amo viajar, vendo essas fotos da ate vontade de fazer as malas...rsrsrs

    Bjs...

    nandaaflordapele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda, é bom viajar mesmo! Vim responder seu comentário, revi as fotos e me deu vontade de fazer as malas também, hehehe...
      Bjs

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.