Leitura da semana: A Vaca no Estacionamento

Vou começar este post com uma pergunta: você tem raiva de quê? Como assim? Por que esta pergunta? Aaah, é para começar a falar sobre um livro que estou lendo e também indicar para quem achar que lhe pode ser útil.

O nome do livro é A Vaca no Estacionamento. Nome curioso não? Este livro aborda sobre a raiva, um sentimento inerente ao ser humano e que pode se manifestar também como irritação, ironia, rancor e desprezo.


Quem já assistiu ou ouviu falar sobre o filme (bem antiguinho...) “Um Dia de Fúria”, com Michel Douglas? Bom, este filme mostra um caso de extrema falta de controle, mas pessoas normalmente equilibradas não chegam a tanto.... 

Afinal, o que é a raiva? Que sentimento é este que nos provoca emoções tão destrutivas? De onde ela vem e por que é tão difícil administrá-la?

Segundo a tradição budista, a raiva resulta de demandas não atendidas. Podem ser demandas razoáveis ("quero amor do meu parceiro"), mas também podem ser exigências irracionais ou impossíveis ("quero ser amado por todos"). As pessoas possuem milhares de demandas - a maioria não dita -, mas à medida que estas são identificadas, é possível compreender as frustrações e dissipar a raiva.

As pessoas mais zen sabem controlar, outras, apenas disfarçar e algumas mais esquentadas, não se seguram. Aí é que mora o perigo. Na hora da raiva podemos dizer ou fazer coisas que jamais serão esquecidas, mesmo que perdoadas. Principalmente se for para alguém que gostamos muito.

E se a raiva for contra um estranho? Exemplo: estamos num estacionamento lotado, procurando uma vaga. Quando finalmente encontramos, chega um esperto e a “rouba” de nós. Ai, que raiva! Dá vontade de xingar, esvaziar os pneus, riscar o carro, etc. Normalmente ficamos só com a buzina e xingamos o malandro.

Mas se, além de roubar a vaga, o motorista sai do carro, dá um sorriso debochado e ainda faz um gesto obsceno? O que você gostaria de fazer nessa hora? Aposto que, tudo o que você pensar, se classificaria como uma ação penal. Não ficaria ainda pior?

Numa situação como esta, os autores do livro nos propõem a imaginar o seguinte: e se a vaga, na verdade, fosse ocupada por uma vaca? Dá vontade de rir, não dá? Ou de atropelar a vaca, hehehe

Eu tenho sangue italiano (de pai e mãe) e esquenta fácil. Com o dizia meu avô materno quando estava furioso: “Agora me subiu as 24h!” E todo mundo já sabia o que ele queria dizer e baixava a crista. O dia tem 24 horas, mas tem momentos em que as 24h vêm todas de uma vez, então imagine...

Voltando ao livro: recém comecei a ler e estou gostando. Milagre não vai fazer, mas acredito que vai ajudar a controlar um pouco quando o meu sangue italiano começar a esquentar. 

O objetivo deste livro não é eliminar a raiva, mas dar a ela um contexto diferente. Um dos exercícios é tentar transformar a raiva em outro sentimento, como por exemplo, a compaixão. Provavelmente vamos nos sentir bem melhor. Será que é fácil? Acho que não, mas também não deve ser impossível.

Então esta é a minha dica: A Vaca no Estacionamento, de Leonard Scheff e Susan Edmiston – 176 páginas - Editora Fontanar – Preço sugerido: R$ 24,90.

Boa leitura e boa semana!

Beijos,
Ana
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

6 comentários :

  1. Ana, amei o post de hoje, bem a minha cara. Verdade que na hora da raiva a gente fala tudo que vem na cabeça, ficamos totalmente irracionais, sem pensar nas consequências...nossa, isso já aconteceu comigo inúmeras vezes, já perdi as contas. Meu pavio é bem curto, curtíssimo.
    Ultimamente venho tentando trabalhar esse lado das 'trevas' - até pq não faz bem ao coração e nem a pele! rsrs, respiro fundo, finjo que não escuto, estou preferindo me manifestar depois, assim evito falar o que não devo. Algumas vezes consigo, outras não, mas já tá valendo a tentativa!!!

    Beijooos

    ;P
    Vanessa Muniz

    Ps.: Vou amanhã na livraria Saraiva...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então esse livro é a "nossa cara" hehehe
      Você tem razão, a raiva faz mal para a nossa pele e o nosso coração! Descarregar pode dar alívio imediato, mas também, arrependimento depois. Então não vale a pena mesmo.
      Beijos,
      Ana

      Excluir
  2. Ana, adorei e agora já posso falar que sou bastante "Zen" pois a vida me ensinou a lidar bem com esse sentimento chamado raiva. Tenho por lema que as pessoas que eu gosto e que me são caras merecem o melhor de mim e as que não estão nesse grupo não merecem que eu perca minha paz por elas, muito menos sinta raiva que só faz mal à saúde. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vera, agradeço por seguir o blog e pela sua participação também.
      Tudo isso que vc falou é certo, a gente precisa aprender a controlar todo sentimento que pode fazer mal, principalmente a nós mesmos. Bjs

      Excluir
  3. Oi,
    Este livro foi indicado hoje, pela Ana Maria Braga, no programa Mais Você!!! Vemos que este blog é muito bem atualizado e antenado com assuntos do cotidiano.

    Parabéns!!
    Beijos.

    Marcio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! A Ana Maria Braga e sua produção leram o meu blog ontem e gostaram, por isso fizeram a matéria hoje! Bjs

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.