Drink refrescante de verão!

Você já ouviu falar em "Spritz"? 
Spritz é um drink alcoólico de verão, bem refrescante, muito conhecido na Europa (principalmente na Itália) e Estados Unidos (nos bares mais descolados de Manhattan e do Brooklyn) e que já chegou ao Brasil para ajudar a refrescar nossas gargantas secas neste calor tão escaldante. Em alguns restaurantes de São Paulo, o Spritz já corresponde a praticamente metade dos drinks pedidos.


Spritz

Segundo consta na Wikipédia, as origens são ignoradas, mas consta que os soldados do império austro-húngaro que estavam em Friuli-Venezia Giulia que, para diminuir a elevada gradação dos vinhos venetos, os teriam alongado com água. Nos anos seguintes, o hábito teria se difundido em outras cidades, com a introdução progressiva de alcóolicos vermelhos, como o Aperol, o Cynar, o Bitter ou pretos, como o China Martini e substituindo o vinho pelo prosecco, enfim, é um drink com receita muito versátil.

O preparo do Spritz não requer prática ou grande conhecimento em bebidas e é muito fácil mesmo. Leva Aperol ou Campari, prosecco ou vinho branco, soda ou água com gás, rodela de laranja e gelo.

Meu marido descobriu este drink em uma reportagem e a receita inicial era de 3 x 2 x 1, ou seja: 3 medidas de prosecco, 2 medidas de Aperol e 1 medida de soda, além da laranja e do gelo. Como o Aperol pode ser substituído pelo Campari, achei que, com essa dosagem o drink ficou fortíssimo e não me agradou muito, pois somente o gosto do Campari se destacou. O Aperol é mais leve que o Campari, talvez com ele esta receita fique boa, mas como não encontrei Aperol por aqui,  fiz a adaptação a seguir, que ficou ótima e recomendo:

Ingredientes:
3 doses de prosecco ou qualquer outro espumante ou vinho branco (eu usei prosecco)
2 doses de soda ou H2Oh
1 dose de  Campari vermelho
1 rodela de laranja, se preferir, pode ser de limão
cubos de gelo

É só misturar tudo numa jarra, depois encher os copos ou taças e colocar a rodela de laranja. Huuuuuuuuuum, fica uma bebida ultra refrescante, um drink dos reis! 

Mas cuidado, por ser um drink bastante leve, você vai bebendo e sem perceber, ele pode lhe derrubar!



E então, você já preparou um Spritz para você? Depois me conte se você gostou...

Beijos,
Ana
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

7 comentários :

  1. Obaaa, claro que vou experimentar os bons drinks!

    Vanessa Muniz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Van, vocês vão gostar, é muito bom mesmo. Mas como vc gosta de bebida mais docinha, ao invés do prosecco, use espumante moscatel. Bjs

      Excluir
  2. Oi Ana,tudo bom!
    Sabe que estamos no inverno,mas que calor!! Pelo menos aqui em Sampa o tempo está instável todos os dias(minha rinite agradece).
    Então outro dia li sobre esse drink aqui no blog e fiquei com vontade de "bebericar",mas não tinha Aperol.Meu marido acabou comprando nesse fim de semana,e recebendo uns amigos em casa aproveitamos para experimentar.Que delícia viu!!!Fiz com prosecco e também com moscatel para quem gosta mais docinho (prosecco foi o eleito).Faltou com o Campari,mas este fica para próxima vez..com toda certeza teremos muitas vezes para refrescar haha!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São Paulo tem tudo mesmo, você conseguiu encontrar Aperol então! Eu já fiz este drink com prosecco e depois também com moscatel, mas sempre usando Campari. Também gostei mais com prosecco. No verão passado eu procurei mas não encontrei o Aperol e estou curiosa para experimentar. Vou procurar mais detalhadamente por aqui, deve ter em alguma loja de bebidas importadas e eu é que não procurei direito. Que bom que vocês gostaram, é muito refrescante mesmo, delicioso! Beijão

      Excluir
  3. Nossa adoroooooooo spritz!!!! Morei na Itália e bebia praticamente todos os dias! Já fui em lojas de importados e não achei :( vou tentar com o campari na sua receita... Acho que vai ficar bem parecido! ;) bjs obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa, é uma delícia mesmo, mas eu nunca tomei o spritz original, só o adaptado com Campari.

      É muito difícil achar o Aperol no Brasil, também já procurei nestas lojas e até nos free shops do Uruguai e Argentina, mas não achei.

      Sei de um restaurante italiano aqui em Porto Alegre que serve o Spritz com Aperol, mas ainda não fui lá.

      Depois conte como ficou com Campari, se ficou parecido mesmo com o Spritz que você bebia na Itália.

      Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.