Passeando pelas ruas de Nova York

A cidade de Nova York é composta por cinco boroughs, que são divisões administrativas, como se fossem os nossos distritos: Manhattan, The Bronx, State Island e Brooklyn e cada borough possui vários bairros.

Sul de Manhattan, próximo ao Marco Zero

Quando falo de Nova York, para ser mais específica, estou me referindo a Ilha de Manhattan, destino de praticamente quase todos os turistas que visitam Nova York.

Eu fiz um passeio de ônibus turismo pelo Brooklyn, mas não posso dizer muito a respeito, pois foi um passeio noturno, estava muito frio e as ruas desertas. Mas valeu passar pela famosa Ponte do Brooklyn, toda iluminada. Linda!

Em Manhattan é muito fácil para se locomover, seja de metrô ou a pé. De metrô atravessa-se NY em menos de 30/40 min. Apenas de ônibus ou de carro é um suplício, o trânsito é um inferno e perde-se muito tempo. Andar de táxi é relativamente barato, mas pelo trânsito complicado, não é muito aconselhável. Vale destacar que Nova York é uma cidade para se conhecer à pé.

As ruas são por números, então, para ir em direção ao Central Park (norte da ilha), a numeração é crescente. O inverso em direção ao sul da ilha (Marco Zero). O mesmo em relação a ir para o oeste, onde a numeração é crescente e para o leste, é decrescente. De metrô: Uptown para o norte e Downtown para o sul. Não tem erro!

Empire States Building, na 5ª Avenida 
No 2º post sobre Nova York escrevi um pouco mais sobre o Empire States e a sua vista. Para fotografá-lo inteiro, temos que ir a uma ou duas quadras de distância. Atualmente este é prédio mais alto da cidade.

Saint Patrick Cathedral

Na 5ª Avenida com a Rua 50, disputando espaço com luxuosos e gigantescos prédios, está a famosa Catedral de Saint Patrick, com sua belíssima fachada. No seu interior, nada de muito extraordinário, ela é mais impressionante por fora mesmo.

Fachada do Rockfeller Center, na 5ª Avenida

Em frente a Catedral de Saint Patrick, está parte do complexo Rockfeller Center, onde fica o observatório do Top of de Rock, mas a entrada deste é em frente ao Radio City Music Hall, na rua lateral.

Pista de patinação no gelo, na praça do Rockfeller Center

Broadway Ave. 

A Broadway é a avenida mais longa de Nova York e corta a cidade na diagonal. 

Pela 6ª Avenida, pode-se ir até o Central Park ou descer até o sul da ilha, em direção ao Marco Zero. A 6ª Avenida cruza NY em em linha reta e na dúvida, para não se perder, use-a como referencial.


Ônibus turismo Gray Line Sightseeing

Existem 2 empresas de ônibus turismo e várias linhas, o Gray Line (ônibus vermelho) e o City Sigths (ônibus azul). Tem opções de 24 a 72h, de $ 44,00 a $ 109,00. Comprar pela internet sai mais barato. O City Sigths dá direito a entrada em alguns museus e pontos turisticos. Para passeios de 72h, vale a pena este, mas para o de 24h, o Gray Line é melhor. O melhor lugar para sentar no ônibus é à direta.

Times Square

A Times Square fica no cruzamento da Broadway com a 7ª Avenida, entre as Ruas 42 e 43. Este trecho é muito famoso por causa de seus teatros e painéis luminosos que ficam ligados 24h. O trânsito é complicado, tem sempre uma multidão pelas ruas, mas mesmo assim, é mágico passear por lá. Muita coisa funciona 24h, como grandes lojas e farmácias, mas é sempre mais caro comprar ou fazer refeições naquela região, já que é um ponto turístico muito disputado. 

Na foto acima pode-se ver que, em frente ao prédio central com os painéis luminosos, existe uma escada e embaixo dela, um guichê da TKTS. Neste guichê são vendidas entradas para espetáculos do dia na Broadway, com até 50% de desconto. Mas a fila é gigantesca e pode demorar até 2 ou 3 horas, porém, se você estiver passeando pelo sul da ilha, tem outro guichê da TKTS no Pier 17. Lá praticamente não existe fila e a demora é de cerca de 15 min. Na volta do passeio até a Estátua da Liberdade, vá até o Pier 17, procure o guichê da TKTS e confira os ingressos disponíveis para aquele dia. Vale a pena!

Ground Zero

Onde eram as torres gêmeas, hoje existe um gigantesco canteiro de obras. Mesmo passados muitos anos desde o atentado terrorista ao WTC, a gente percebe um clima meio down no local e apesar de os americanos aparentemente terem superado os traumas daquele dia, as cicatrizes jamais desaparecerão.


Muro com os nomes das vítimas do atentado de 11 de setembro

Ali pertinho tem o Memorial 11 de Setembro, mas as filas são enormes e eu não fiquei com vontade de enfrentar. Acredito que já vi mais do que suficiente a respeito nos meios de comunicação e não é o tipo de turismo que eu aprecio. Saindo deste cenário, podemos ir até o Battery Park e embarcar para Staten Island para conhecer a Estátua da Liberdade. 

Abaixo segue uma foto do dia em que fui até lá para fazer este passeio e descobrirão o motivo pelo qual eu não fui até a Estátua. Mais um motivo para eu retornar em breve a Nova York.


Staten Island e a Estátua, envoltas em uma densa neblina

Como este post não tem a pretensão de ser um guia turístico, mas apenas um informativo com algumas dicas e impressões de viagem, vou ficando por aqui.

No próximo, vou dedicar uma atenção especial às compras, o 2º motivo pelo qual (se não for o 1º) as mulheres gostam tanto de Nova York.

Beijos,
Ana
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

4 comentários :

  1. Estou adorando os textos sobre Nova York e as fotos são belíssimas. Parabéns!
    Mariana

    ResponderExcluir
  2. Muito legal bloquear a copia do texto. Facilita bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      É para dificultar o "Contrl C x Contrl V" e evitar plágios, mas se você quiser imprimir as dicas, tem o ícone com o desenho da impressora em verde, no final do texto.
      Abraços

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.