Baby Taj, o mausoléu da família de Mumtaz Mahal

O túmulo de I'timad-ud-Daulah ou Baby Taj, como também é chamado,  é um mausoléu localizado na cidade de Agra, na Índia e que pertencia à família de Mumtaz Mahal, a esposa favorita do Imperador Shah Jahan, que mandou construir o Taj Mahal.

I'timad-ud-Daulah ou Baby Taj
O valor do ticket de entrada para estrangeiros é de 200 rúpias, cerca de R$ 12,00.

O Baby Taj foi construído entre os anos 1622 e 1628, para abrigar os restos mortais de I'timad-ud-Daulah, o avô de Mumtaz Mahal. Este mausoléu é também descrito como "caixa de joias" e considerado um esboço do Taj Mahal, ou seja, acredita-se que ele foi uma das inspirações do Taj Mahal, juntamente com o Humayun's Tomb, em Delhi, construído quase 100 anos antes.

I'timad-ud-Daulah ou Baby Taj
Portão de entrada do complexo, em arenito vermelho.

I'timad-ud-Daulah ou Baby Taj
Mármore branco com pedras preciosas e semipreciosas incrustadas, 

O mausoléu de I'timad-ud-Daulah representa uma transição entre a primeira fase da monumental e extraordinária arquitetura Mughal, construída em arenito vermelho e com decorações de mármore, presentes na Tumba de Humayun, em Delhi e na Tumba de Akbar, em Sikandra, para a segunda fase, onde se destaca o mármore branco e "pietra dura inlay", presentes no fabuloso Taj Mahal.

I'timad-ud-Daulah ou Baby Taj
Esta decoração no mármore é chamada de  pietra dura inlay.

* Pietra dura inlay:  é uma técnica conhecida como pietra dura, por meio da qual seções finas de gemas duras (pedras preciosas) e semi-duras precisamente esculpidas são colocadas em cavidades especialmente preparadas na superfície do mármore,

I'tima-ud-Daulah ou Baby Taj
Vista para o portão de entrada de cima da plataforma, em frente ao Baby Taj

I'timad-ud-Daulah ou Baby Taj
Portão de acesso principal, visto de um dos jardins do complexo.

I'timad-ud-Daulah ou Baby Taj
Baby Taj e um de seus jardins

Juntamente com o edifício principal, a estrutura  do Baby Taj é composta por numerosas dependências e jardins.  O mausoléu foi comissionado por Nur Jahan, a esposa de Jahangir, para seu pai Mirza Ghiyas Beg, originalmente um emir persa no exílio, que recebeu o título de I'timad-ud-Daulah (Plar do Estado).

I'timad-ud-Daulah ou Baby Taj
Estes trabalhos, com pedras incrustadas no mármore, são muito semelhantes aos encontrados no Taj Mahal.

Mirza Ghiyas Beg (I'timad-ud-Daulah)  era também o avô de Mumtaz Mahal, cujo nome verdadeiro era Arjumand Bano, filha de Asaf Khan e a esposa favorita do imperador Shah Jahan, responsável pela construção do Taj Mahal, como eu já citei no início deste post.

I'timad-ud-Daulah ou Baby Taj
Rio Yamuna, com pouquíssima água. 

I'timad-ud-Daulah ou Baby Taj

O I'timad-ud-Daulah Tomb está localizado na margem oriental do rio Yamuna e este mausoléu fica em um grande jardim cruciforme, atravessado por cursos d'água (cujos canais estavam secos quando eu fui) e calçadas.

I'timad-ud-Daulah ou Baby Taj

O mausoléu em si cobre cerca de vinte e três metros quadrados e é construído sobre uma base/plataforma de cerca de 50m2 e cerca de um metro de altura.

I'timad-ud-Daulah ou Baby Taj
 Em cada um dos quatro cantos do mausoléu,  torres hexagonais, com cerca de treze metros de altura.

I'timad-ud-Daulah ou Baby Taj
No Taj Mahal a cúpula central é redonda, bem ao estilo árabe e esta é diferente, outro estilo.

I'timad-ud-Daulah ou Baby Taj

As paredes são feitas de mármore branco do Rajastão, incrustado com decorações de pedras semipreciosas - cornalina, jaspe, lápis-lazúli, ônix e topázio, formadas por imagens de ciprestes e garrafas de vinho, ou decorações mais elaboradas, como frutas cortadas ou vasos contendo buquês.

I'timad-ud-Daulah ou Baby Taj
Teto de uma das alas do Baby Taj.

I'timad-ud-Daulah ou Baby Taj

A luz penetra no interior através de delicadas telas jali de mármore branco esculpido. Muitos dos parentes de Nur Jahan estão enterrados no mausoléu.

I'timad-ud-Daulah ou Baby Taj
Estes são os túmulos dos avós de Mumtaz Mahal, mas os corpos não estão ali, mas bem mais abaixo, no nível do jardim.

Assim como o Taj Mahal, o Baby Taj, quando construído, tinha uma simetria perfeita, mas depois adquiriu uma única assimetria, quando foram colocados os cenotaphs (túmulos) dos pais de Nur Jahan lado a lado, em uma formação replicada, como Taj Mahal, que também contém uma única assimetria, que são os cenotaphs de Mumtaz Mahal e Shah Jaan, lado a lado.

I'timad-ud-Daulah ou Baby Taj
Só um pulinho de nada...

Eu já tinha ouvido falar no Baby Taj em 2016, na minha segunda visita a Agra, mas  só desta vez é que me organizei com mais tempo em Agra para visitar este mausoléu.

I'timad-ud-Daulah ou Baby Taj

Foi uma grata surpresa, gostei muito, embora eu tenha ficado um pouco triste em ver como o seu interior se encontra deteriorado. Existe um projeto de restauração, inclusive com placas expostas em frente ao Complexo, mas as obras ainda não começaram.

I'timad-ud-Daulah ou Baby Taj
Belíssimo pôr do sol atrás do Baby Taj

Você já tinha ouvido falar antes no Baby Taj? O que achou dele?

Beijos,
Ana Maria

*Informações e dados históricos deste post foram coletados e traduzidos por mim através do site Wikipedia.
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.