Viajando de trem pela Índia!

A malha ferroviária da Índia é muito antiga, pois foi introduzida no país em 1853. Os trens são bem velhos, vagarosos e raramente são pontuais. Mesmo assim, ainda são o melhor meio de transporte para se locomover dentro da India.

As estações são centrais e pode-se viajar por praticamente todo o país, com algumas exceções, como a região próxima dos Himalaias, por exemplo.


Eu já viajei muito de trem pela Europa, desde trens normais até os de velocidade acima dos 300km/h, mas na india eu bati o meu recorde. Se existisse Programa de Trilhagem (Viagem pelos Trilhos, hehe...), eu certamente seria cliente VIP.

Existe também os trens expressos e uma rota de luxo, a Maharajas' Express, mas a maior parte desta rede é de trens mais lentos e com muitas paradas.

Malha ferroviária indiana

A rede ferroviária indiana é considerada a segunda maior do mundo, transportando cerca de 5 bilhões de passageiros e mais de 350 milhões de toneladas de carga por ano


Os trens são controlados pela estatal Indian Railways, as suas operações abrangem 28 estados e 3 territórios da união. Também prestam serviços ao Nepal, Bangladesh e Paquistão.


O sistema funciona como nos demais países, quanto mais cedo o bilhete for comprado, melhores opções de vagão e preços. Quanto mais próximo da viagem, menos opções e por um valor mais alto!


Quando são abertas as vendas, alguns trechos e horários se esgotam com semanas de antecedência, pois os indianos, além de muito numerosos, viajam bastante de trem. O sistema é informatizado e pode-se comprar os bilhetes diretamente ou através de reservas.

Confesso que eu acho um pouco complicado essa parte, ainda não consegui entender direito como funciona e acabo sempre comprando através de agência. Pago um pouco mais caro, mas já saio com o bilhete disponível na hora e sem complicações.


Existe também uma cota para estrangeiros, então, mesmo que algum trecho normal esteja esgotado, há a possibilidade de se comprar dentro desta cota.


A Primeira Classe se esgota rapidamente, mas não é mais confortável do que as demais. No ano passado eu viajei um trecho na Primeira Classe. A vantagem é que ela é bem privativa. São 4 camas (2 beliches) dentro de uma cabine fechada.


A Segunda Classe tem ar condicionado e, alguns vagões são com poltronas normais (Seater) e outros, com camas (Sleeper), normalmente são 6 camas, estilo beliche, por cabine aberta. Eles fornecem travesseiro e lençóis bem limpinhos.

Editando fotos e vídeos...

Alguns trechos estão inclusas refeições e em outras não, e nestas, tem vendedores (não sei se são funcionários do trem ou apenas autorizados) que passam o tempo todo, oferecendo de tudo, desde lanches até refeições completas.


Outro tipo de vagão, em que a maioria dos indianos viaja, não tem ar condicionado e as janelas não possuem nem vidro, apenas grades (foto acima). Não entrei nestes vagões, mas imagino que sejam muito quentes.

No próximo post eu vou publicar um vídeo com alguns trechos da viagem que eu fiz de Amritsar até Delhi. São menos de 500km e a viagem demorou cerca de 12 horas. Além da lentidão, o trem parou em muitas cidades pelo caminho.

Eu adoro viajar de trem, muito mais do que avião e um dos meus sonhos é poder viajar, ao menos uma vez na vida, em uma destas rotas de luxo que existem, como o Orient Express, na Europa ou o Mahaja's Express, na Índia.

E você, já viajou de trem alguma vez? O que achou?

Beijos,
Ana
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

2 comentários :

  1. Olá Ana, estamos indo para a India na semana que vem.
    Muito bom saber que o sistema de trens é tão abrangente. Adoramos.
    Você sabe s existe algum site para vermos horários e preços dos trens?
    Abraços,
    Parabéns pelas postagens.

    ResponderExcluir
  2. Oi Juliana, que maravilha!! Eu recém voltei da India e já estou com vontade de ir de novo!
    Sim, os trens cruzam quase toda a India (só não vão na região dos Himalayas, mas vão até lá perto) e são uma excelente e barata opção de viagem interna.

    Os bilhetes de trem se esgotam muito rápido na India, pois os indianos viajam bastante de trem, mas existe uma cota para estrangeiros que sempre tem assentos disponíveis, então quando vocês forem comprar e estiver esgotado, peçam pela cota para estrangeiros. Na maioria das vezes, eles mesmo oferecem esta opção, que não é no guichê, é em outro setor da estação.
    Vocês podem pesquisar horários e valores no site da maior companhia (mas tem outra) que é a Indian Railways (http://www.indianrail.gov.in/). Porém os valores não são fixos. Assim como é na Europa, quanto mais próximo da viagem, mais caros eles são.
    Bom, desejo à vocês uma excelente e maravilhosa viagem pela India e lembre-se de voltar aqui para me dizer depois o que acharam da viagem, dos trens, etc.
    Muito obrigada pelos elogios.
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.