Vamos beber um chai?

O chai é uma das bebidas mais características da Índia, sendo muito apreciada a qualquer hora do dia ou lugar. O chai também serve de pretexto para tudo: receber visitas, bater um papo em um coffee shop, durante alguma negociação no comércio, em intervalo de trabalho, após as refeições, enfim, da mesma maneira que nós tomamos um cafezinho aqui, é o chai para eles.


Eu fiquei viciada em chai, tomava uns dois ou três por dia e desde que voltei de viagem, em junho, estou tentando acertar o sabor do verdadeiro chai indiano. 

Já fiz várias receitas diferentes, alterei quantidades e também substituí alguns ingredientes, mas nada de conseguir aquele sabor... Então, cheguei à conclusão de que eu nunca vou conseguir fazer igual ao chai servido na Índia, porque os ingredientes utilizados por lá são de qualidade superior aos que eu encontro por aqui. Então me conformei e decidi repassar a receita que eu achei que o resultado ficou mais parecido com o sabor do autêntico chai indiano.


Uma amiga blogueira, a Star Kaur, do blog Café com Chai (se você também gosta da Índia, vai adorar o blog dela) comentou que talvez seja porque eu estou usando o chá preto nacional, o que faz todo o sentido. Como não posso ter o chá preto indiano, vou tentar conseguir as folhas do chá preto, quem sabe não melhora um pouco? 

*Se eu conseguir estas folhas e chá preto, depois atualizo no final do post o resultado do chai.

Agora vou ensinar, quero dizer, vou repassar, a receita do chai que eu mais gostei, entre as mais de 10 tentativas anteriores.


Tradicional Chai Indiano
Este chai eu tomei em Manali

Ingredientes:
- 3/4 de xícara de água
- 1/4 xícara de leite (preferencialmente leite integral)
- Açúcar a gosto (eu usei 3 colherinhas de chá de açúcar)
- 2 sachês de chá preto (a receita original é de 2 colheres de chá de folhas soltas de chá preto)
- 2 vagens de cardamomo verde
- 2 pimentas pretas
- 2 estrelas de anis estrelado, mas pode ser também 1/4 colher de chá de sementes de erva-doce
- 2 pedaços de canela em pau
- 3 fatias finas de gengibre fresco com a casca
- 3 cravos da Índia 

*Medidas para uma xícara de chai. Para servir duas ou quatro pessoas, é só multiplicar esta quantidade pelo número de xícaras desejadas.

Ingredientes para o chai indiano

Modo de Preparo:
Aqueça a água e o leite. Antes que começar a ferver, adicione o gengibre fresco, as vagens de cardamomo, canela em pau, os cravos, o anis ou as sementes de erva-doce e a pimenta esmagada. Quando a mistura começar a ferver bastante, desligue o fogo, coloque o chá preto e reserve por 2 minutos e sirva a seguir.

Este é o chai que eu preparei com a receita acima. 

Antes de, passe o chai em uma peneira, para coar as especiarias. Você também pode já servir adoçado ou deixar que cada pessoa adoce ao seu gosto. O mesmo serve para a canela em pó para polvilhar encima.

receita de chai indiano
Chai indiano, uma delícia: que saudades!

Como toda receita tem suas adaptações, se você não gosta ou não encontrou algum destes ingredientes, pode deixá-lo de fora. Ou se gostar mais de algum em especial, é só aumentar a quantidade.

Viu como é fácil? Se você fizer esta receita, me conte aqui nos comentários, ok? E me conte também se você já bebeu antes o chai e o que achou desta bebida.

Beijos,
Ana Maria
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

8 comentários :

  1. Deve ser um sabor bem diferente, fiquei curiosa...

    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda, o sabor é bem exótico, mas muito saboroso também.
      Beijos

      Excluir
  2. Aaaaaaaai que saudade de tomar um chaiiiiii, amanha vou correndo a uma lojinha indiana! Viu o que vc fez? Kkkkkkk Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bella, é uma delícia, não é? E sempre que eu bebo um chai eu viajo mentalmente até a India!
      Beijos

      Excluir
  3. Oi minha amiga adorei a receita do chai!! Eu também já tentei de todas as formas fazer com nosso chá preto mas não ficava igual, agora vou seguir sua receita e depois contarei os resultados.

    Tem um jeito que aprendi quando vi indianos fazendo e percebi que isso deixa o cha saboroso e concentrado, quando o leite começar a ferver tire do fogo e espere abaixar a espuminha (fique de olho, muito cuidado para não deixar o leite transbordar e use uma panela com cabo bem fixo) depois coloque no fogo novamente e deixe levantar a fervura, eu repito isso umas 3 vezes antes de desligar o fogo. Eu percebi que isso deixa o chai mais cremosinho e as especiarias mais concentradas.

    Muito obrigada pelo carinho e menção ao blog!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Star, a maneira como você faz é até parecida com o preparo do chá turco.
      Ainda não consegui as folhas do chá preto, mas assim que eu conseguir, vou testar novamente e com a sua dica. Depois te conto também.

      Imagine,adoro o seu blog e tenho certeza de quem gosta da India, também vai amar.
      Beijocas

      Excluir
  4. Oi Ana, tudo bem? Voltei da Índia há pouco e trouxe dois sachês de Masala Chai (o pozinho que se mistura ao chá preto), que comprei em Jodhpur. Confesso que comprei dois na empolgação, pois até agora não abri nenhum. Sou de Poa e posso te vender um deles. Te interessa? Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paola, tudo bem e com você? Que tal sua viagem à India, vc gostou? Quanto ao sachê de Masala Chai me interessa sim. Eu trouxe uma caixinha de Tulsi com Masala Chai e já bebi quase todo, pois adoro chás. Por quanto vc está vendendo? Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.