Biotina é de fato uma super vitamina para cabelos?

A Biotina é uma das vitaminas do Complexo B, mas também é conhecida como Vitamina B7 ou H. Absorvida pelo intestino, depois é levada aos tecidos através da circulação sanguínea. E o excesso é eliminado pela urina.


A Biotina é uma das vitaminas que o nosso organismo não consegue armazenar, então ela precisa ser reposta diariamente, através da alimentação ou de cápsulas complementares.

Alimentos que contêm Biotina: arroz integral, levedura, frutas, nozes, ovos, carnes, leite. A dúvida é saber qual a quantidade destes alimentos que precisamos ingerir diariamente para fornecer a Biotina necessária para o nosso organismo?!

Curiosidade: a gema do ovo é uma fonte rica em Biotina, mas a clara crua impede que a vitamina seja absorvida pelo organismo.  Outro fator que impede a absorção da biotina pelo organismo é a ingestão frequente de bebidas alcoólicas.

Principais funções: neutralizar o colesterol, controlar os níveis de açúcar no sangue e possui efeito calmante, pois age diretamente no sistema nervoso e previne a calvície.

Carência: a carência de Biotina causa alterações na visão e audição, furunculose, dermatites e alterações no couro cabeludo,  como seborreia e eczemas.


Apesar da minha alimentação ser saudável, não a considero muito equilibrada e meus cabelos e unhas estão sempre me provando isso. Já testei inúmeros tratamentos com vitaminas: Colágeno Hidrolisado, Oenobiol Magnifique, Pantogar, Pill Food, Innéov Nutri-Care, etc. A minha mais recente tentativa é a ingestão da Biotina concentrada, em uma dose mais alta.

Medebiotin Fuerte 5mg - Comprado na Espanha

Consultei minha dermatologista, que me indicou um tratamento de choque que estou seguindo por três meses e a agora estou prestes a fazer uma pausa de dois meses. Comecei ingerido 10mg de Biotina por dia e já faz uns 20 dias que diminui para 5mg/dia.
 
Ingredientes Medebiotin

A primeira coisa que percebemos são as unhas fracas e a queda de cabelo. E aí nos desesperamos e queremos solução imediata. Isso não existe! É necessário repôr esta vitamina e aguardar que surta efeito, o que pode ser demorado.

Os frascos de cor laranja, são de Biotina 1mg, fabricação americana, Laboratório Rexall Sundown.
.
Já estou na última cartela de Medebiotin Fuerte

Assim que eu acabar a cartela acima, com dose de 5mg, farei uma pausa de dois meses e depois retomo o tratamento por mais três meses.

Resultados percebidos: após quase três meses de tratamento, ainda não percebi grandes resultados, mas já notei um pequeno aumento de cabelos novos e também uma melhora na resistência das unhas e não estou com queda de cabelo. 

Biotina em comprimidos: a maneira ideal de ingerir Biotina é através de uma dieta saudável, composta de alimentos que contenham esta vitamina - a dose adequada para adultos é de 30mcg (0,30mg).  Mas na correria do dia a dia, nem sempre é possível, por isso as vitaminas em cápsulas/comprimidos são tão procuradas. 

Existem vários complexos vitamínicos que contém Biotina, como o Oenobiol Magnifique, que ajudam na formação de queratina. A quantidade média de Biotina presente nas fórmulas destes complexos é de 45mcg. 

Um dos tratamentos que eu mais notei resultados até hoje foi com o Pantogar original, mas depois de seis meses de tratamento. O manipulado não fez efeito nenhum. Quero ver no final deste tratamento só com Biotina como é que vai ser.

Se você também está com as unhas fracas e com alguma queda de cabelos, você pode estar com carência de Biotina. Procure seu dermatologista para uma avaliação e solicite um tratamento com esta vitamina, que está diretamente relacionada à saúde dos cabelos, unhas e pele.

Você já teve períodos de queda de cabelo? Fez algum tratamento com Biotina?

Beijos,
Ana

Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

2 comentários :

  1. Na minha opinião se combinar biotina com ômega 3 e óleo de groselha negra e mais um multivitamínico, o cabelo crescerá horrores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sim, algumas vitaminas que auxiliam no fortalecimento dos fios, também ajudam a prevenir a queda, e, por consnequencia, os cabelos nascem mais saudáveis e fortes! Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.