O interior do Coliseu - Roma

A clássica imagem do Coliseu, quase todo mundo já viu, mas como será que as pessoas que não viram, imaginam que seja o seu interior?


Sua construção iniciou no ano ano 72 d.C., por ordem do imperador Flavio Vespasiano, que decidiu erguer um anfiteatro no local onde antes era um antigo palácio de seu antecessor e desafeto, o imperador Nero. 

As obras foram concluídas oito anos depois, em 80 d.C. quando Roma já era governada por Tito, filho de Flavio e para fazer uma homenagem ao seu pai, Tito batizou a construção de "Anfiteatro Flavio". A festa de inauguração durou 100 dias.

O nome Coliseu (Colosseo, em italiano) surgiu muitos séculos depois e deve-se a uma colossal estátua de Nero que ficava ao lado. A estátua era de bronze e media cerca de 35m de altura (mais da metade da altura do Coliseu, com cerca de 48,5m). Não se sabe ao certo o destino da estátua, mas presume-se que ela foi derretida e reaproveitada na fabricação de armas.

O Coliseu, hoje em ruínas, está localizado na área central de Roma

Na Roma antiga, o Coliseu era uma arena luxuosa, construída com tijolos, a fachada revestida de mármore travertino (é um mármore claro) e seu interior decorado com estátuas de bronze. Possuía capacidade para até 55.000 pessoas, 80 portões de entrada e amplos corredores internos, onde o acesso às arquibancadas podia ser feito em menos de 10 minutos. Foi palco de grandes batalhas, como combates entre homens e animais, duelos entre gladiadores e simulações de combates navais. E foi assim até o ano 404, quando o imperador Flavio Honorio proibiu estes combates. Depois, o Coliseu teve diversas utilizações diferentes, servindo até de abrigo para nobres italianos se refugiarem de batalhas entre rivais.

Mesmo depois de sofrer vários saques ao longo dos séculos e a ação do tempo, hoje este é um dos maiores símbolos da Itália e em 2007 foi escolhido como uma das 7 Maravilhas do Mundo.

Quem vai a Roma e deseja visitá-lo, é bom saber que terá que enfrentar filas gigantescas e pagar cerca de 16 euros para entrar. Mas quem adquire o *RomaPass, pega uma fila bem menor e não precisa pagar nada para entrar no Coliseu e no Foro Romano, que fica ao lado deste.

RomaPass: custa 34 euros e durante 3 dias pode-se utilizar o transporte público no município de Roma à vontade (metrô, ônibus), ter isenção nos 2 primeiros museus ou sítios arqueológicos em que for apresentado o cartão, desconto nos demais e entrada gratuita em outros listados. 
As vantagens são muitas, apenas fiz um resumo.

Surgiu a ideia deste post porque uma amiga viu umas das minhas fotos e comentou que nunca tinha visto fotos do interior do Coliseu, pois as mais famosas são as que mostram somente parte da fachada dele.

Se você ainda não viu fotos do interior do Coliseu e tem curiosidade, veja a seguir as fotos que eu  selecionei:

Mesmo em ruínas, a grandiosidade do Coliseu impressiona

Podemos ver também várias peças, algumas originais, como esculturas, lanças e quadros e outras réplicas de uniformes de guardas e gladiadores.

As paredes internas também são gigantescas, como se pode ver melhor na foto da direita.

Este gatinho veio ao meu encontro, pediu carinho e depois desapareceu pelas ruínas do Coliseu.

Olhe só o gatinho perambulando pelos corredores do Coliseu...

O subsolo do Coliseu, como ainda se pode ver, tinha vários corredores que ficavam embaixo da arena de lutas e esta possuía uma cobertura de madeira sobre a qual era despejada areia. 

Esta arena também era alagada para simulações de batalhas navais. Neste labirinto de corredores, haviam salas, elevadores e as jaulas onde ficavam os gladiadores e os animais ferozes, antes de entrarem em combate.

Abaixo desta cruz está escrito que, quem beijar a Santa Cruz, receberá um ano e doze dias de indulgência. Ou seja, perdão de um ano e doze dias de seus pecados. Na dúvida, beijei a cruz, é claro.

As fotos deste post foram feitas em 2010 e atualmente o Coliseu está cercado de andaimes, alguns com mais de 50m, devido às obras de restauração que deverão começar agora, em outubro de 2013. A previsão de término é para março de 2016. Durante o período da reforma, ele permanecerá aberto ao público.

O Coliseu é uma espetacular obra de engenharia e arquitetura e sua história é muito rica, mas tentei ser breve na descrição, pois a intenção maior era mostrar algumas fotos do que sobrou do seu interior.

Espero que você tenha gostado.

Beijos,
Ana


Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

22 comentários :

  1. Ana, eu MORRO de vontade de visitar o Coliseu. O interior é magnifico, já havia visto através de outras fotos. A estrutura interna dele é realmente fascinante.
    Sou extremamente atraída por tudo que é épico, tudo que remete ao passado. Apesar de ter um blog hobby de beleza, meu maior hobby sempre foi ler, e não falo de ler blogs, rs. Pelo fato de ser uma pessoa extremamente curiosa e que pensa que conhecimento nunca é o suficiente, buscava sempre que possível conhecer um pouco mais do que me interessava através da leitura (agora, com filho, só quando sobra tempo =() . Com isso, vários lugares históricos estão na lista de lugares que quero conhecer antes de morrer.

    Sem dúvidas tenho de conhecer o Coliseu antes de partir dessa para outra, hahaha.

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani, o Coliseu é espetacular mesmo e visitá-lo é muito emocionante.

      Eu já fui 2 vezes a Roma e nas duas eu visitei o Coliseu. Na 1ª vez eu não fiquei muito tempo lá dentro, então faltou ver muita coisa, mas em 2010 eu e meu marido ficamos horas, andamos por tudo onde foi possível.

      Se pensarmos em tudo o que aconteceu lá dentro, é de arrepiar, mas a sensação que me deu foi de êxtase com a imponência do Coliseu. Fiquei imaginado como ele foi construído, como ele era quando pronto, enfim, mil coisas passam pela nossa cabeça.
      A mais legal é pensar no quanto se estudou sobre ele nas aulas de história, das imagens que já se viu e repente, estamos lá dentro!!!

      Como você, eu gosto muito de ler, gosto de história e também tenho um blog que fala muito de beleza, mas isso é para alimentar a nossa vaidade, afinal, não podemos esquecer dela e sermos só papo cabeça, né? hehehe

      Assim que seu filho crescer um pouco, aproveite que você mora relativamente perto e vá conhecer esta maravilha. Se puder deixar para ir depois de 2016, melhor ainda, não vai topar com andaimes, tapumes e outros equipamentos de obras.

      Beijão

      Excluir
  2. O Coliseu é tudo isso mesmo!

    Bjs...

    nandaaflordapele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nossa que lindo! Nunca viajei assim para passear, se tiver a oportunidade irei conheer. E o gatinho? Muito fofo! Bjs
    comqueroupavouparaigreja.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jackeline, muito fofo mesmo o gatinho, né?
      Viajar é maravilhoso, sempre aprendemos muito e conhecemos coisas novas. Bjs

      Excluir
  4. encantador! e as fotos ficaram otimas! adorei com o gatinho fofo!

    Quero conhecer. é muito espetacular esse lugar Ana

    beijoss

    http://winxmake.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tha, o lugar é incrível, a gente fica fascinada diante de um monumento de história tão forte quanto é o Coliseu.
      E o gato, maior fofura mesmo. Apareceu do nada, forçou um carinho e depois se mandou, nem deixou telefone, hahaha...
      Bjs

      Excluir
  5. Deveria ser lindo no seu esplendor! Duro é que os espetáculos eram muito sangrentos =x
    Adorei o gatinho! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo totalmente com você nas 3 observações, hehe... Bjs

      Excluir
  6. Nunca tinha parado pra pensar em como ele era por dentro! As suas fotos ficaram demais!! A estrutura , mesmo com todos os desgastes é maravilhosa!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito interessante Vanessa e a estrutura toda nos impressiona, é uma obra realmente grandiosa! Bjs

      Excluir
  7. Oi, sou vitor tenho 18 anos estou agendado uma viagen, 3 perguntas 1 fora o coliseu,QUAIS LUGARES VC FOI E ACHOU MT LEGAL 2 VENEZA E MT LONGE DE ROMA?COMPENSA IR PRA ROMA OU VENEZA QUAL ATRAI MAIS VISITANTES 3 HOTEL MT CAROS LA? OBRIGADO ATE MAIS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vitor,
      Roma é belíssima e fica dificil escolher, mas gostei muito de passear pelo bairro campo dei Fiori, Vaticano e Museu do Vaticano (com a Capela Sistina), Castelo de Santo Angelo, bairro Testaccio (com a Pirâmide de Caio Sestio), bairro Trastevere, pela Piazza Navona,...

      Veneza deve dar umas 2h de trem, mais ou menos - até Mestre e de lá você pega um Vaporetto até a ilha principal, onde tem a Basílica da San Marco.
      Mas ir e voltar a Roma no mesmo dia acredito que seja muito corrido, mas deve dar. Eu fui e voltei no mesmo dia para Florença, deu 1h30h com o Frecciarossa (term rápido). Foi suficiente para passear com tranquilidade para os principais pontos de Florença.

      Como você tem 18 anos, você deve gostar de Hostel, é bem mais barato que hotel e mais fácil para fazer amizades. Eu fiquei em hotel e os preços são maiores, mas é que fui com meu marido e queríamos mais conforto.
      Sobre Roma e Veneza, as duas tem belezas diferentes, mas acredito que Roma receba mais turistas, por ser capital, pelo Vaticano e por ser maior e ter mais atrações. Mas Veneza é muito linda também.
      Espero ter ajudado,
      Abraços

      Excluir
  8. Mt obrigado por responder SO VO FASER MAIS UMAS PEGUNTAS KKKK eu nao sei q vc tamben teve medo q eu tenho e PERDE O HOTEL DEPOIS DE IR VISITAR ALGUM LUGAR E NAO CONSEGUI VOUTAR E TENHO MEDO DE IR DE ROMA PRA VENEZA E ME COMPLICAR NAO LINHAS DE TREM SEI UM POUCO DE ITALYANO MAS DEVE SER COMPLICADO UTIMA DUVIDAS SE EU COMPRA UM PACOTE VIAJEN ELE JA VAI INCLUIR HOTEL? PQ ESTOU A FECHAR COM CVC E QUERO SABER QUE UM VALOR DE 3 MIL E POUCO QUERIA COMFIRMAR COM PESSOAS QUE JA TENHAO VIAJADO PARA NAO SER ENGANADO PELA AGENCIA UTIMA PERGUNTA NA ITALYA TEM UM MINIMO DE DINHEIRO PARA ENTRAR??? Obrigado continue com o blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitor,
      Isso de perder o hotel depois de sair para passear pela cidade é mais comum do que você imagina, hehehe... Mas para evitar que isso aconteça, pegue um cartão do hotel e coloque em sua carteira, assim você vai lembrar o nome dele e o endereço. Para voltar, é só pedir informações ou pegar um táxi.

      Se você planejar bem a sua viagem, os risco de algo dar errado serão mínimos. E se você se sentir inseguro em ir pela primeira vez por conta, contrate os serviços de uma agência, ela vai planejar tudo para você e lhe tirar as dúvidas.
      A CVC é uma ótima agência, tem nome no mercado, ela não vai lhe enganar.

      Existe uma valor médio de dinheiro que vc precisar levar sim, além de cartão de crédito internacional e Seguro Saúde. Mas uma agência pode lhe explicar tudo e você vai viajar mais tranquilo e seguro.

      A primeira vez que eu fui para a Europa eu fui por agência, mas depois eu já sabia como funcionava tudo e não precisei mais. Agora sempre organizo muinhas viagens por conta.

      Abraços

      Excluir
  9. Obrigado por tirar duvidas EU SO OBRIGADO A LEVAR CARTAO DE CREDITO INTERNACIONAL OU NAO? QUANTOS EUROS VC LEVOU ? ONDE VC TROCOU BANCO OU CAMBIO ? VC TEVE UN GASTO DE 100 EUROS POR DIA OU NAO ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitor, você pode levar um cartão de viagens, o Travel Money, que é um cartão onde você deposita o dinheiro aqui no Brasil, em reais e, no caso da Europa, saca lá em euros ou paga as despesas direto deste cartão.
      Eu levei o cartão Travel Money, cartão de crédito e também um alguns euros pouco cash, paras as despesas menores.

      Veja nas Dicas para Viajantes (menu do blog), tem uma postagem de abri deste ano onde eu explico um pouco como funcionam estes cartões Travel Money.

      Quantos aos gastos, se incluir o hotel, gastei sim, mais de 100 euros por dia. Fora o hotel, conforme os gastos e passeios do dia, em alguns eu passava dos 100 euros, em outros não.
      Mas se você ficar em hostel você vai gastar bem menos.
      Abraços

      Excluir
    2. Voce fala italiano ? Se nao ou mas ou menos se viro ben la?

      Excluir
    3. Falo italiano fluente sim e também arranho no inglês. Se vc não souber nenhuma destas duas, vai passar por algumas dificuldades, mas vai sobreviver, hehehe...

      Excluir
    4. Eu nao falo fluente mas entendo quase tudo ja vi coisas pela internet q me ajudo bem primo da minha mae fiquei sabendo que ele mora na italia tive faalando com ele e bora la kkk se deus quiser vem ne min italia.Chega de perguntas ne kkkkkkk se seu blog tive aqui en 2015 2016 te conto da viajen .multo Grazies acho que e asim kkk.

      Excluir
    5. Então vai dar tudo certo!
      Também espero que o meu blog ainda exista em 2015/2016, hehehe...
      E volte mesmo aqui no blog para contar, pelo menos um resumo, de como foi a sua viagem pela Italia. Desejo muito sucesso!
      Abraços

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.