Buenos Aires para turistas de primeira viagem - Parte I

Já publiquei outros posts sobre Buenos Aires, mas hoje decidi escrever algumas dicas bem básicas para quem vai pela primeira vez à capital portenha.

Claro que você não vai conseguir conhecer toda a cidade em poucos dias, mas os principais pontos, sim. O ideal é ficar entre 4 e 5 dias, para poder passear bastante e com calma, sem correria e o stress de 10min aqui, 10min ali... mas 3 dias também podem ser suficientes, porém, mais corrido.

Casa Rosada em Buenos Aires Argentina
Casa Rosada - sede do Governo Federal da Argentina

Para o post não ficar muito longo, dividi em 3 partes. Este primeiro é com dicas de como planejar a sua viagem e o próximo, uma pincelada sobre as principais atrações para se ver e curtir em Buenos Aires.

Passagens aéreas: comprando com uma antecedência de 2 ou 3 meses, os preços são bem acessíveis, chegam a custar menos da metade de uma tarifa normal.

Buenos Aires tem 2 aeroportos, o Aeroporto Internacional Ministro Pistarini, mais conhecido como Aeroporto de Ezeiza, que fica a 35km de Buenos Aires (o táxi demora entre 30 e 40min, dependendo do trânsito) e o Aeroparque Jorge Newbery, que fica às margens do Rio da Prata, a 5km do centro (em torno de 10 a 15min de táxi). Para Ezeiza as opções de voos são maiores, mas percebi que os voos descendo no Aeroparque são mais baratos. Nesta minha última viagem eu fui pela TAM e desci no Aeroparque. Muito mais prático: o táxi é mais barato, demora bem menos para chegar ao hotel e o free-shop da volta é bem grande também. Claro que o de Ezeiza é maior, mas este também tem muuuita coisa.

Obs.: os taxistas costumam cobrar uma taxa extra por causa das bagagens. Não entendo, pois praticamente ninguém viaja ao exterior sem malas... 

*Atualização/junho 2013: desde o 2º semestre de 2012, o Aeroparque passou a operar somente em voos nacionais. Portanto, voos vindos do Brasil, somente através de Ezeiza.

No inverno, dê preferência aos voos que chegam próximo ao meio dia, para não correr riscos de encontrar os aeroportos fechados, por causa da neblina.

Documentação: Passaporte válido ou Carteira de Identidade em ótimo estado e com emissão de, no máximo, de 10 anos (Carteira de Motorista ou de Advogado, Contador, etc..., não vale). 

No caso de apresentar passaporte, este é carimbado na entrada e na saída. Apresentando a Carteira de Identidade, você recebe um ticket impresso com um carimbo, que deve ser muito bem guardado e devolvido na alfândega na hora do embarque de volta ao Brasil.

Câmbio: A cotação está 2 por 1. Ou seja, cada real vale 2 pesos. É aconselhável levar alguns pesos em cash, para pagar táxi, metrô, cafezinho, show de tango, ônibus turismo, etc. Para 4 ou 5 dias, é bom levar em torno de 300 ou 400 pesos por pessoa. Isso para as despesas descritas acima. Em muitos lugares eles aceitam reais, como algumas lojas e casas de tango, mas o ideal é levar em pesos mesmo e cartão de crédito. Antes da viagem, você pode trocar reais por pesos em casas de câmbio que ficam em shoppings, muito mais prático e seguro.

*Atualização - junho 2013: verifique a cotação atual do peso argentino, há alterações significativas!

Se precisar ainda trocar mais alguns reais em Buenos Aires, têm muitas casas de câmbio pela Calle Florida (rua comercial no centro, só para pedestres), mas em finais de semana, a cotação para troca cai muito e você acaba pagando mais pelo peso. Você ainda pode sacar pesos direto do seu cartão, em caixas eletrônicos, mas se informe antes no seu banco sobre essa opção.

*Lembre-se que as despesas com cartão de crédito são registradas em pesos, depois passadas para dólar e finalmente, quando você recebe a fatura, convertidas em reais. E tem ainda o acréscimo do IOF, que é de 6,38%.

Notas falsas: muito cuidado com as notas de 100 pesos, pois existe muita falsificação em Buenos Aires, principalmente envolvendo taxistas. Se você for pagar a corrida com uma nota de 100 pesos, memorize bem os 2 últimos números, pois eles costumam devolver outra nota riscada (e falsa), alegando que não podem aceitar pelo risco. Você troca a nota e fica com a falsa sem saber. Sempre li e ouvi muito sobre notas falsificadas por lá, então tive o maior cuidado. Não topei com nenhuma falsificação até hoje. 

Em tempo: notas riscadas valem, eu mesma já recebi notas riscadas em casas de câmbio e usei-as tranquilamente. A desculpa dos taxistas é para trocar a nota verdadeira pela falsa. Para evitar contratempos como estes, o ideal é sempre pagar as corridas com notas menores. 

Onde se hospedar: para quem vai pela primeira vez, o ideal é escolher um hotel localizado no chamado micro centro de Buenos Aires. É muito mais prático, próximo de metrô, principais pontos turísticos, etc. Depois dá para se aventurar e ficar na Recoleta, por exemplo. Um bom site para pesquisa é o Booking. É muito seguro e confiável, quase sempre faço minhas reservas através deste site. Escolha um hotel de acordo com suas preferências e bolso e lembre-se de ler as opiniões dos hóspedes. Claro que nenhum hotel é perfeito (se chegar perto da perfeição, é caríssimo), mas analise o quanto os pontos positivos e negativos são importantes para você. Muita gente reclama da conexão a internet do hotel, por exemplo. Se isso não for relevante para você, desconsidere e analise outros pontos.

*Na coluna lateral do blog você pode fazer sua pesquisa de hotel pelo Booking.

Horários de check-in e check-out: na maioria dos hotéis de Buenos Aires, o check-in inicia às 15h e o check-out encerra às 12h. Se o seu vôo chegar muito cedo, combine de deixar as suas malas numa sala de bagagem e saia para passear. O mesmo vale na hora do check-out. Se o seu vôo sair à noite, por exemplo, feche a conta no hotel, deixe as malas na sala de bagagem e faça mais algum passeio pela cidade. Mas cuidado para não se perder no horário.

Seguro Saúde: A maioria dos cartões de crédito oferece seguro gratuito para quem comprar a passagem com cartão, mas se o seu não oferecer este serviço, veja com a companhia aérea ou compre à parte, mas é bom ter. A Mondial me cobrou R$ 49,90 e eu comprei junto com a passagem, pelo site da TAM. A Gol eu não sei se oferece a opção de contratar seguro saúde. Além do seguro saúde, está incluso seguro contra extravio de bagagem.

* Se você comprar sua passagem aérea com cartão de crédito, os que possuem a categoria Platinum ou mais, costumam oferecer este seguro gratuitamente. Consulte a operadora do seu cartão.

Floralis Generica Buenos Aires
A Floralis Generica é uma escultura metálica, com 23m de altura, situada na Plaza de las Naciones Unidas, no bairro da Recoleta. 

Previsão do tempo: é importantíssimo consultar a previsão na internet antes de fazer a mala. Buenos Aires no verão é muito quente e no inverno, muito frio. Se você for no verão, muito fácil, leve bermudas ou shorts, camisetas, uma ou duas roupas mais caprichadas para as saídas noturnas e um agasalho, pois mesmo no verão, pode fazer um friozinho à noite.

No inverno é mais complicado. Tem que levar o mínimo possível, pois as roupas de frio são volumosas. Escolha roupas que combinem entre si, para compor vários looks, jogando com as peças.

Peso máximo da bagagem: mesmo sendo um voo internacional, para Buenos Aires é permitido apenas 23kg por pessoa, como nos voos nacionais, e mais 5kg na bagagem de mão.

*Atualização em maio de 2017: Fique atento às novas regras da aviação, pois o limite de bagagem alterou e está valendo também para voos para a America do Sul. Consulte o site da companhia aérea que você for viajar, pois nem todas adotaram o limite de bagagem.

Dicas de Buenos Aires
Importante: os voos internacionais têm regras mais rígidas quanto à bagagem de mão. Não pode levar aerosol, líquidos em embalagens maiores do que 100ml e nada cortante (tesourinha, canivete, lixa de metal e afins). Nos sites das próprias companhias aéreas têm maiores orientações sobre isso. Se você fizer uso de algum medicamento controlado, é prudente levar a receita.

Então, você gostou destas dicas? Qualquer dúvida ou informação sobre como planejar sua 1ª viagem a Buenos Aires, é só perguntar que eu terei o maior prazer em ajudar.

Mais Buenos Aires no próximo post. Aguardo sua visita.

Beijos,
Ana Maria
LEIA MAIS

Galerías Pacífico, muito mais do que um shopping!

Todo mundo que já foi a Buenos Aires, ao menos uma vez, visitou ou ouviu falar nas Galerías Pacífico. É um dos mais belos e famosos shoppings da Argentina.

À noite, o prédio fica todo iluminado, tornando-o ainda mais belo e admirável.

Muito sofisticado, é um misto de shopping e galeria de arte e está localizado na Calle Florida (calle é rua, em espanhol - pronuncia-se “caje”), esquina com a Av. Córdoba, no chamado micro centro de Buenos Aires. 

Breve histórico:
Inspirado no Bon Marché, em Paris, ao final do século XIX, Francisco Seeber e Emilio Bunge criaram o Bon Marché Argentino. Era um espaço que oferecia as mais recentes expressões da moda mundial. Assim nasceu uma peça imponente de arquitetura, com ruas que se cruzam, cúpulas de vidro e uma cúpula central; um lugar muito espaçoso e elegante.

Após a crise econômica de 1890, em 1908, o prédio foi vendido para a s empresas Construção Buenos Aires e a Ferroviária Pacífico. Em 1945, os arquitetos Jorge Aslan e Héctor Ezcurra planejaram uma remodelação do edifício, que separou a galeria de lojas e escritórios ferroviários, incluindo murais na cúpula central. Em 1989 o prédio foi declarado Patrimônio Histórico Nacional, pelo seu inegável valor artístico. Então foi dado o nome de Galerías Pacífico SA e, em 18 de maio de 1992 abriu o grande centro comercial e cultural, iniciando assim a fase mais florescente do sonhado e secular Bon Marché Argentino.

O prédio e impressiona pela sua belíssima arquitetura. 

Este shopping é muito visitado por turistas, mas seus principais consumidores são pessoas de alto nível socioeconômico e cultural. Chega a receber mais de 900.000 visitas mensalmente. Possui uma área de 11.000 m² e mais de 150 lojas e estandes de grandes marcas, além de uma praça de alimentação, com grande variedade gastronômica, registrando cerca de 8.000 pessoas almoçando lá diariamente.


Além das lojas, no último pavimento encontra-se o Centro Cultural Borges, com apresentações diárias de tango com diferentes leituras e apresentações sobre o tema, além de constantes exposições de pinturas, fotografias e obras de arte.


A pintura em sua cúpula, de 450m², foi realizada por 5 grandes pintores muralistas: Berni, Castagnino, Colmeiro, Spilimbergo e Urruchúa. Sem dúvida, estas pinturas maravilhosas falam por si mesmas e provocam diferentes emoções em quem as admira.


Possui lojas de grandes e famosas marcas como MAC, L’Occitane, Nike, Polo, Swarovski, Portsaid, Rochas, Rapsodia, Revlon, Chanel, Samsonite, Tommy Hilfinger, Timberland, enfim, a lista é grande e inlcui até a brasileira Via Uno. Um destaque especial para a Casa Lopez, especializada em artigos de couro de excelente qualidade e acabamento. O preço não é dos mais acessíveis, mas a qualidade compensa.

A maioria das lojas oferecem o Tax Free (livre de impostos) para compras de produtos nacionais com valores acima de 70 pesos. É necessário solicitar e preencher um formulário que, na volta, é apresentado no balcão da alfândega do aeroporto, para solicitar a devolução dos impostos. Esta devolução poderá ser de até 21%.

Os estrangeiros podem ainda solicitar, no Stand de Turismo do shopping, o Rewards Cards, um cartão que soma prontos sobre as compras neste shopping. Depois, o turista pode resgatar por um almoço, jantar, show de tango ou até hospedagem em hotéis, claro, dependendo de quanto gastou e quantos pontos acumulou.

Não cheguei a solicitar este cartão, pois meus gastos neste shopping foram beeem modestos.


Fotografei algumas vitrines para mostrar aqui no blog a moda outono/inverno 2012 em Buenos Aires.


Lembre-se de incluir as Galerías Pacífico em sua primeira e em todas as outras viagens à capital Argentina. É muito mais do que uma simples visita ao shopping. Você vai se encantar! 

Beijos,
Ana
LEIA MAIS

Conhecendo meus leitores!

Às vezes eu tenho a sensação que 2012 recém começou, mas na realidade já estamos chegando na metade do ano! Que loucura, os meses estão passando muito rápido...

O blog Viagens e Beleza está completando 6 meses e parece que foi ontem que eu comecei. Eu nem sabia direto como montar a página, fui fuçando aqui e ali e descobrindo como fazer. Muito legal. E melhor ainda foi ver o blog crescer e a cada dia, aumentar o nº de visitas e seguidores. 

Eu vejo pelas estatísticas que muita gente visita meu blog. Alguns comentam, mas a maioria não se manifesta. Eu sei de onde são meus leitores (google analytics), mas não sei quem são. Conheço apenas alguns, porque fazem comentários e outros que são amigos pessoais ou colegas de trabalho que, quando me encontram, comentam que leram esta ou aquela postagem.

Então, para conhecer melhor meus leitores, a partir deste mês de junho, farei um ou mais sorteios surpresa. Ninguém precisa se inscrever ou ser seguidor, nem divulgar em nenhuma rede social. Só quero conhecer e prestigiar quem me visita porque gosta do blog, se interessa pelas postagens e não apenas quem aparece aqui só para se inscrever em sorteio e depois não retorna.

Foto meramente ilustrativa

Se você quiser se manifestar em forma de comentários, além de eu atingir meu objetivo, que é saber quem são meus leitores, você estará concorrendo aos sorteios automaticamente. Não precisa comentar todas as postagens, não quero estabelecer concorrência sobre quem comenta mais, pois vou computar é quem aparece aqui regularmente. 

Como eu disse, serão sorteios surpresa, uma ou mais vezes ao mês. Vou listar os nomes de quem comenta com certa regularidade e fazer o sorteio aleatório, pelo random.org. Se eu tiver o e-mail do sorteado, este será avisado, mas também postarei aqui no blog, pois se for um leitor realmente regular, ao menos uma vez por semana, aparecerá por aqui.

Os presentes poderão ser livros, produtos de beleza ou maquiagem, acessórios, enfim, mimos para agradecer e retribuir as visitas e o carinho recebidos. 

Você gostou da ideia?

Beijos,
Ana
LEIA MAIS