Dia Internacional da Mulher

Tanta coisa já foi dita, escrita e cantada sobre as mulheres, mas mesmo assim, teríamos assunto até a eternidade.

Dia Internacional da Mulher

Sempre que eu visualizo a palavra mulher, me vem em mente também a palavra coragem! Mesmo quando temos medo, somos corajosas. Corajosas quando admitimos nossos medos, corajosas quando os enfrentamos. Medo do desconhecido, medo de altura, medo de errar... e até medo de celulite nós temos! Só não temos medo de matar um leão todo dia para provar o nosso valor!

Olho para trás e tento imaginar como o mundo recebeu as primeiras mulheres que o desafiaram, como elas foram corajosas e quanto difícil foi para abrirem caminho, principalmente para as que viriam depois. Muitas pagaram o preço com a própria vida!

Hoje, 8 de março, comemoramos o Dia Internacional da Mulher. Mas você sabe a história desta data?

No dia 8 de março de 1857, as operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova York, fizeram uma grande greve. Elas ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como: redução na carga diária de trabalho para 10 horas, pois as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário; equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até 1/3 do salário de um homem para executar a mesma função) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com muita violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica e esta foi incendiada. Cerca de 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente cruel e desumano. 

Mas foi 53 anos depois, em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, que ficou decidido que o dia 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem àquelas mulheres que morreram na fábrica em 1857. Esta data, porém, foi oficializada somente em 1975, através de um decreto da ONU (Organização das Nações Unidas).

Objetivo da data 
Quando foi criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, em muitos locais, as mulheres ainda enfrentam salários baixos, desvantagens na carreira profissional, violência masculina e muito mais. 

Primeira grande conquista das mulheres brasileiras 
O dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. Depois de muitos anos de reivindicações e discussões, as mulheres conquistavam o direito de votar e também de serem eleitas para cargos no Executivo e Legislativo. Grande passo!

A mulher brasileira de hoje
Quem é esta mulher? Está no ar o comercial de uma famosa marca nacional de cosméticos que diz que a mulher de 70 é quem fez a mulher de hoje!

Lindo, mas eu diria que foi muito antes, que a mulher de 80 foi a que enfrentou os piores desafios, pois quando ela estava saindo da adolescência, ela teve que amadurecer à força, em plena 2ª Guerra Mundial. 

Tantas mulheres assumiram suas famílias e tiveram também que trabalhar, porque seus pais, irmãos ou maridos estavam lutando. Não havia tempo para se lamentar, elas tinham a luta delas também.

Cada geração de brasileiras foi fazendo a sua parte e a cada década passada, muitas histórias e exemplos foram seguidos.

Eu diria que a mulher de hoje é a soma das lutas e conquistas da mulher de ontem!

E a mulher de amanhã?
Acredito que nós temos um compromisso muito sério com ela, temos que fazer muito ainda para que ela viva num mundo bem melhor!

Parabéns às mulheres por todas as conquistas e também por todas as que ainda vamos conquistar!

Beijos,
Ana Maria
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

4 comentários :

  1. Beijinhos e um feliz dia da mulher p vc.

    http://www.descontraidas.com

    ResponderExcluir
  2. Feliz dia da Mulher para Voce, beijos,
    nezi

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.