Os 10 países com o turismo mais afetado pela pandemia

O turismo mundial foi devastado pela pandemia de Coronavírus, que atingiu quase todos os países e provocou o fechamento e bloqueio de fronteiras.


Alguns países conseguiram controlar o avanço do vírus e estão tentando encontrar maneiras de atrair os turistas e dar a eles a garantia que estarão seguros aos visitar estes países. Mesmo com o controle da pandemia, praticamente todos os países sofreram restrições por parte do governo e neste post eu vou listar 10 dos 25 países que mais dependem do turismo, com base nos dados do Banco Mundial para o Turismo.


1º Lugar: Maldivas

Maldivas

As Maldivas, uma pequena nação insular no Oceano Índico, obtêm 38,92% de seu PIB do turismo e seus planos de reabrir aos turistas a partir de julho está sendo incentivados com a desistência de planos anteriores de cobrar taxas extras aos turistas por vistos e testes.

2º Lugar : Ilhas Virgens Britânicas

Ilhas Virgens Britânicas

O país, que obtém 32,96% de seu PIB do turismo, fechou oficialmente suas fronteiras aos visitantes em 19 de março e planeja reabrir de forma gradual, começando com seus próprios cidadãos que se encontram espalhados pelo mundo e estão retornando agora em junho, com a obrigatoriedade de cumprir quarentena por 14 dias depois de chegarem.

3º Lugar: Macau

Macau

Macau é uma região administrada pela China e foi um dos primeiros lugares para registrar um caso de coronavírus, devido à sua proximidade com o continente chinês.
Embora não tenha registrado muitos casos desde então, seus negócios de turismo, impulsionados em grande parte por seus famosos cassinos, estagnaram. Macau obtém 28,05% do seu PIB do turismo e pode criar bolhas de viagem em regiões vizinhas como Hong Kong.

4º Lugar: Aruba

Aruba

Aruba é  uma ilha holandesa no Caribe, cujo PIB obtido pelo turismo é de 27,64%. Esta ilha caribenha registrou apenas 101 casos de coronavírus durante todo o surto e tem zero casos em junho. O país planeja abrir suas fronteiras com os EUA em 10 de julho e com a Europa, o  Canadá e a maioria das nações do Caribe em 1º de julho.

5º Lugar: Ilhas Seychelles

Ilhas Seychelles

Este país insular no Oceano Índico deriva 25,74% do seu PIB do turismo e já permite a entrada de alguns visitantes desde 1º de junho, desde que sejam de países aprovados e possuam provas de um teste negativo, entre outras etapas. Proibiu os navios de cruzeiro até o final de 2021.

6º Lugar : As Bahamas

Bahamas

As Bahamas já retomaram os vôos domésticos entre suas ilhas e vão permitir que vôos internacionais recomeçam a partir de 1º de julho. Barcos internacionais, iates e aviação privada já foram permitidos a partir de 15 de junho. Os viajantes serão rastreados e terão que se distanciar socialmente.
O país derivou 19,23% de seu PIB do turismo, que já foi muito impactado pelo furacão Dorian, em 2019.

7º Lugar: Vanatu

Bahamas

Este país insular no Oceano Pacífico Sul deriva 18,16% do seu PIB do turismo e não registrou nenhum caso de coronavírus depois de fechar suas fronteiras e proibir voos entre suas próprias ilhas, em 26 de março. Infelizmente, o país foi atingido por um ciclone devastador duas semanas depois.

8º Lugar: Cabo Verde


O país insular no Oceano Atlântico deriva 17,66% do seu PIB do turismo. Ele registrou menos de 800 casos de vírus e  já está permitindo que os voos entre suas ilhas sejam reiniciados em 30 de junho.

9º Lugar: Santa Lucia

Santa Lucia

Este país localizado nas Ilhas do Caribe, que obtém 15,61% do PIB oriundo do turismo, registrou menos de 20 casos de coronavírus e está permitindo visitantes desde 4 de junho, sendo exigido que os turistas mostrem um teste negativo datado de 48 horas depois do voo. Os turistas também são obrigados a usar uma máscara enquanto estiverem no país. 

10º Lugar: Belize

Belize

Este país do Caribe obtém 14,95% de seu PIB do turismo e registrou apenas 22 casos de coronavírus. O aeroporto internacional do país está fechado e com sua indústria de navios de cruzeiro também suspensa. A previsão de abertura de seu aeroporto é a partir de 1º de julho.

Outros destinos turísticos, apesar de famosos, possuem seu PIB concentrados em outras atividades, sendo que o turismo não representa uma participação tão elevada quando estes países citados.

Eu ainda não visitei nenhum dos países acima e você, já visitou algum?
Beijos,
Ana Maria

*Informações extraídas e com tradução adaptada do site Business Insider India.

Para ver a lista completa, com mais 15 países e a participação do turismo no PIB de cada um, é só clicar no nome do site acima em negrito.

**Fotos extraídas do Google, se você conhece os autores, me avise que eu darei os créditos.
Comente via Blogger

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.