O Mosteiro dos Jerônimos e o Padrão dos Descobrimentos | Lisboa

Neste vídeo eu mostro dois pontos turísticos muito importantes em Lisboa e que ficam bem próximos um do outro, no distrito de Belém, o Mosteiro dos Jerônimos e o Padrão dos Descobrimentos.

O Mosteiro dos Jerônimos é o maior exemplar arquitetônico do estilo manuelino. E o Rei Manuel I foi o grande responsável pela expansão marítima mundial iniciada no século XV. Portugal era um dos países mais desenvolvidos e ricos da época devido às suas descobertas mundo afora que iriam transformar para sempre a História.

Como forma de perpetuar sua fama e toda a glória de seu reinado, o monarca decidiu construir uma igreja e um mosteiro que representasse tudo isso. O local escolhido ficava localizado à entrada de Lisboa, nas margens do Rio Tejo. De lá os navios partiam para desbravar o Novo Mundo e as novas rotas.

A construção da igreja e do mosteiro levou um século para ser finalizada e foi custeada com o comércio de especiarias de viagens à África e ao Oriente.

Na década de 1980 foi tombado como Patrimônio Mundial da UNESCO, entrando para o hall de atrações imperdíveis do mundo.

Mosteiro dos Jerônimos e o Padrão dos Descobrimentos em Lisboa Portugal

A segunda atração é o Padrão dos Descobrimentos ou Monumento aos Descobrimentos, localizado em posição destacada na margem direita do rio Tejo, o monumento original, em materiais perecíveis, foi erguido em 1940 por ocasião da Exposição do Mundo Português para homenagear as figuras históricas envolvidas nos Descobrimentos portugueses. A réplica atual, em betão e pedra, é posterior, tendo sido inaugurada em 1960.

Em 1985 o interior foi remodelado, dotando o Padrão de um miradouro, auditório e salas de exposições. O Padrão foi então inaugurado como Centro Cultural das Descobertas.

O monumento tem a forma de uma caravela estilizada, com três grandes velas que se prolongam num bloco central. A estátua principal do Infante Dom Henrique, o Navegador, segura um modelo de uma caravela e, de ambos os lados das rampas do monumento, há um total de 32 figuras da história dos descobrimentos.

No chão do espaço fronteiro a norte do monumento encontra-se representada uma rosa dos ventos de 50 metros de diâmetro. 

No interior do monumento, que hoje acolhe o Centro Cultural das Descobertas, existem, no piso inferior, um auditório com 101 lugares e duas salas de exposição. O piso superior dispõe de quatro dependências retangulares e, no topo, localiza-se um miradouro de onde se descortina um belo panorama de Belém e do rio Tejo.

A altura do monumento é de 56m, a largura de 20m. comprimento tem 46m e as fundações possuem 20 m de profundidade.

Então agora, sem mais delongas, aperta o play e vem comigo!


Se você gostou do vídeo, deixe seu like lá no youtube, é muito importante para ajudar no crescimento do canal. E se você gostou muito, compartilhe o vídeo em suas redes sociais. Obrigada!

*No final do post, tem link para compartilhar direto no seu Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp, LinkedIn e até Pinterest. Obrigada!

Ah, já se inscreveu no canal? Estou te esperando!
Beijos,
Ana Maria
Comente via Blogger

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.