Quais são as companhias aéreas eleitas as mais seguras do mundo em 2019?

Você já se perguntou alguma vez ou foi pesquisar sobre quais seriam as companhias aéreas mais seguras do mundo?

Sempre se comenta muito sobre qual é a melhor companhia aérea do mundo, cuja classificação leva em conta uma séries de itens como pontualidade, conforto, espaço entre as poltronas, serviços, atendimento, entretenimento, etc e todo ano a empresa vencedora é amplamente divulgada, conferindo-lhe status e glamour.

Acho justo, mas outra classificação, fundamental para levarmos em conta, mas menos divulgada, é sobre as companhias aéreas consideradas as mais seguras do mundo. 

Qual são as companhias aéreas eleitas as mais seguras do mundo em 2019?
Foto by Qantas

Isso não tem a ver com conforto, luxo, excelência no atendimento e sim, na manutenção das aeronaves, idade das mesmas, habilidade dos pilotos, inovação em tecnologia de segurança aérea, enfim, uma série de itens exclusivamente sobre segurança que são avaliados.

Também não significa que as melhores companhias aéreas do mundo não são seguras, obviamente que este é um item muito mais importante do que os demais e que também é levando a sério por todas as companhias aéreas. Mas algumas possuem avaliação superior e é sobre esta avaliação que eu me refiro neste post.

A AirlineRatings.com leva em consideração uma gama abrangente de fatores que incluem: auditorias dos órgãos governamentais e setoriais da aviação; auditorias governamentais; acidente com a companhia aérea e grave registro de incidente; lucratividade, iniciativas de segurança líderes do setor e idade da frota.

*Airlineratings.com é considerado o melhor site de revisão de classificação de produtos e segurança aérea do mundo.

A maioria dos viajantes se preocupa mais com preço e conforto das companhias aéreas, mas saber que a empresa que você está voando é uma das mais seguras do mundo é algo muito importante, por isso eu sempre confiro quem são as tops e este ano eu decidi compartilhar esse assunto aqui com você.

O site AirlineRatings analisou dados de 405 companhias aéreas em todo o mundo e selecionou as 20 mais seguras, baseada em 12 critérios individuais, como auditorias de governos e de órgãos de controle de aviação, registros de acidentes e/ou sérios incidentes para cada companhia aérea, além da idade da frota.

Comparando a quantidade de voos e número de companhias aéreas que existem, os registros de acidentes sérios ou fatais envolvendo transporte aéreo ainda são muito raros, embora nos últimos anos tenha se registrado um aumento nas mortes. 

Em 2018, a AirlineRatings não conseguiu isolar nenhuma companhia aérea sobre seus rivais, todas tiveram pontos negativos e positivos mais ou menos equivalentes e o ranking na classificação foi por detalhes.

Neste ano de 2019, a companhia aérea no topo da lista das mais segura dos mundo, mais uma vez, é a companhia aérea australiana Qantas.

As 20 melhores escolhidas são destaques por estarem na vanguarda da segurança, inovação e design, afirmou o editor-chefe Geoffrey Thomas e a Qantas foi a vencedora dada a sua liderança no setor em inovação de segurança.

Segue agora a lista das 20 companhias aéreas classificadas como as mais seguras do mundo!

1- Qantas - vencedora pela 5ª vez, esta companhia aérea tem 96 anos de idade e não há registro de acidentes fatais desde 1951.

2- Air New Zelaland - não há registros de acidentes aéreos significativos nos últimos 20 anos.

3- Alaska Airlines - esta empresa americana, com base em Seattle (EUA), adquiriu, em 2016, a Virgin Airlines e não registra nenhum acidente fatal desde o ano 2000.

4- ANA (All Nippon Airways) - esta companhia aérea japonesa, fundada em 1954, não teve nenhum acidente fatal nos últimos 45 anos.

5 - American Airlines - localizada no Texas (EUA), esta companhia aérea não registrou nenhum acidente aéreo fatal não relacionado ao terrorismo em quase 20 anos.

6- Austrian Airlines - empresa austríaca, com sede em Viena e subsidiária do Grupo Lufthansa, foi fundada em 1957 e, desde a era dos jatos modernos, não registra nenhum acidente aéreo fatal.

7- British Airways - fundada em 1974, esta companhia aérea não registra nenhum acidente fatal há mais de 30 anos.

8 - Cathay Pacific - exceto acidentes envolvendo terrorismo, esta companhia aérea não registra acidentes fatais desde a década de 1960.

9 - Emirates - famosa pelos seus serviços de luxo, esta empresa, com 31 anos, nunca registrou um acidente fatal, apenas um acidente com perda de casco.

10 - Eva Air - empresa de Taiwan, famosa pelos seus aviões pintados com temas da Hello Kitty, não registra nenhum acidente fatal desde a sua fundação, em 1988.

11- Finnair - empresa finlandesa, não registra acidentes fatais desde a década de 1960.

12 - Hawaiian Airlines - fundada em 1929, sediada em Honolulu, no Havaí, possui 50 aeronaves e nunca sofreu acidente fatal em sua história.

13 - KLM - empresa com sede Haarlemmermeer, Países Baixos, foi fundada em 1919 e hoje voa para mais de 500 destinos. Não sofreu nenhum acidente fatal nos últimos 40 anos.

14 - Lufthansa - companhia aérea alemã, com sede em Colonia, não sofre nenhum acidente fatal desde 1993. 

15 - Qatar Airways - com sede em Doha, no Qatar, esta companhia aérea nunca sofreu nenhum acidente aéreo fatal desde a sua fundação, em 1993.

16 - SAS (Scandinavian Airlines), empresa multinacional (Dinamarca, Suécia e Noruega), sediada em Solna, na Suécia e fundada em 1946, teve seu último registro fatal em 2001.

17 - Singapore Airlines - há vários anos consecutivos eleita como a melhor companhia aérea do mundo, ficou em 17º lugar no ranking das mais seguras. Seu último registro de acidente fatal foi no ano 2000.

18 - Swiss International Air Lines - esta companhia aérea suíça, também subsidiária da alemã Lufthansa, foi formada em 2012 e nunca sofreu nenhum acidente fatal.

19 - United Airlines - sediada em Chicago, nos EUA, exceto acidentes envolvendo terrorismo, não registrou nenhum outro acidente fatal nos últimos 20 anos.

20 - Virgin Atlantic Airways- companhia aérea britânica, com sede no Reino Unido, não possui nenhum acidente fatal em sua história, desde a fundação, em 1984.

Apesar de nenhuma companhia aérea brasileira constar nesta lista, as avaliações da Latam, Gol, Azul e Avianca receberam nota máxima em segurança (nota 7), porém, não se destacaram no quesito inovação em segurança.

Destas 20 companhias aéreas eu já voei com a Emirates ( 8 vezes) e com a Qatar Airways (4 vezes) e você já voou com alguma destas?

Beijos,
Ana Maria
Comente via Blogger

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.