A cidade de Ayutthaya foi fundada em 1350 pelo Rei U-Thong, que fez dela a capital do seu reino, conhecido como Reino de Ayutthaya ou Reino de Sião e também a primeira capital da Tailândia.
Wat Mahathat
Ayutthaya, atual capital da província de Ayutthaya, recebeu este nome em homenagem a cidade de Ayodhya na Índia (estado de Uttar Pradesh), a cidade natal de Lord Rama em Ramayana (tailandês, Ramakien).
Atualmente, o que foi a capital do Reino de Sião, tornou-se um Parque Histórico, aberto à visitação, onde turistas estrangeiros pagam 50 baths, o que corresponde a cerca de 5 ou 6 reais.
Logo na entrada do parque, nos deparamos com esta imagem de um Buda Reclinado, mas que não é a maior que existe por lá.
Imagem de Buda, toda coberta com um tecido amarelo dourado.
Um pouco de história
No século XVII, a cidade de Ayutthaya se tornou um grande porto internacional, com uma importante atividade comercial. Comercializava-se madeira de teca, sândalo, açúcar, couros, marfim, peles, sedas e produtos do artesanato local.
Invasão e destruição de Ayutthaya
Em 1767, Ayutthaya cidade foi invadida pelo exército birmanês, que saquearam e a destruíram completamente. Hoje, as ruínas da antiga cidade fazem parte da Cidade Histórica de Ayutthaya, que é reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Histórico da Humanidade.
Após a destruição de Ayutthaya, uma nova cidade foi fundada há poucos quilômetros a leste da cidade histórica e distante cerca de 80km ao norte de Bangkok, a atual capital do país.
A nova Ayutthaya está localizada no encontro dos rios Chao Phraya, Lopburi e Pa Sak e a cidade antiga, sobre uma península formada por uma curva do Rio Chao Phraya.
Wat Yai Chai Mongkol
O Wat Phra Chao Phya-thai – mais conhecido, Wat Yai Chai Mongkol é um dos templos mais conservados de Ayutthaya e foi construído pelo Rei U-Thon.
O templo possui uma Stupa com mais de 60 metros de altura e 28 toneladas de tijolos.
Vista do alto do templo
*
Stupa (ou Chedi), é um monumento construído sobre as cinzas de um budista.
Na parte interna da Stupa principal existem algumas imagens de Buda, todas cobertas com faixas amarelas ou pequenos papéis dourados.
Wat Mahathat
Este templo que guarda uma das imagens de Buda mais famosas do mundo, com a cabeça abraçada pelos galhos de uma árvore.
A árvore com a imagem do Buda fica logo na entrada no templo e é cercada por uma corda que delimita o espaço onde os turistas podem ficar e tem um pequeno banco onde podemos sentar e tentar uma selfie exclusiva.
Viharn Phra Mongkhol Bophit
Acredita-se que este templo foi inaugurado durante o reinado do Rei Srongtam e no seu interior encontra-se uma das maiores imagens de Buda em bronze da Tailândia, com cerca de 12,45m de altura.
Wat Phra Si Sanphet
Este templo fica ao lado do Viharn Phra Mongkhol Bophit e possui três grandes Stupas que eram utilizadas para cerimônias reais e para o armazenamento das relíquias reais.
Era o templo mais grandioso e belo da capital e serviu como um modelo para Wat Phra Kaew, em Bangkok.
As Stupas guardam as cinzas de três reis do passado: o Rei Trailok, o Rei Borom Ratchathirat III e o Rei Rama Thibodi II, além de guardar também algumas relíquias de Buda.
Wat Phra Ram
Este templo começou a ser construído pelo Rei Ramesuan, no local da cremação do seu pai, o Rei Uthong.
Segundo historiadores, o reinado de Ramesuan não durou mais do que um ano, por isso, o templo somente foi concluído no decorrer dos reinados sucessores ao dele e restaurados diversas vezes.
Wat Chai Watthanaram
É um dos templos mais populares e visitados de Ayutthaya e significa “O Mosteiro do Templo Vitorioso e Próspero”.
Ele foi construído entre 1630 e 1650, pelo Rei Prasat Thong, para comemorar sua coroação e também, em memória de sua mãe adotiva. O templo era utilizado para realizar cerimônias reais e também cremações de pessoas ligadas a família real.
A torre central do templo é a Phra Prang Prathan, tem 35m de altura, construída no estilo Khmer (cambojano) e simboliza a lendária montanha budista Meru (Phra Men).
Ao redor da torre central existem quatro prangs menores que, segundo a cosmologia budista, representam os quatro continentes onde os seres humanos vivem.
*Prang é uma torre alta, muito comum sobre os santuários hindus e budistas no Império Khmer. Mais tarde, foram adaptados por arquitetos budistas na Tailânda especialmente durante o reinado de Ayutthaya (1350-1767) e o Reino de Rattanakosin (1782-1932). Na Tailândia, só aparece nos mais importantes templos budistas.
O pátio ao redor desta área central representa os sete oceanos e o muro simboliza as paredes de cristal do mundo, também na tradição budista.
As prangs menores, mais externas, são interligadas por galerias que abrigam muitas imagens de Buda, infelizmente, quase todas decapitadas ou quase totalmente destruídas pelos birmaneses na invasão 1767.
Wat Lokkayasutharam
Neste templo encontra-se o Phra Bhuddhasaiyart , o maior Buda reclinado de Ayutthaya, ou o Buda do Street Fighter, como ficou muito conhecido, por causa deste clássico jogo de luta.
A estátua de Buda nesta posição ficou famosa por causa do game Street Fighter. O monumento que inspirou o jogo foi o de Ayutthaya, antiga capital da Tailândia.
Colando uma folhinha dourada no pequeno Buda reclinado.
Esta imagem do grande Buda Reclinado tem 37m de comprimento e 8m de altura. A imagem do Buda reclinado de Bangkok inspirada nesta de Ayutthaya, possui 46m der comprimento e é toda folheada a ouro.
Imagem de costas do grande Buda reclinado de Ayutthaya
Atrás desse Buda você pode ver as ruínas do tempo e, em frente a imagem, do outro lado da rua, ficam algumas lojinhas de souvenirs.
Do outro lado da rua, encontra-se este templo branco, que eu não lembro o nome, mas se encontrar, atualizo aqui.
Esta foto você pode ter ideia da grandeza deste templo.
Preço do passeio feito através de uma agência local:
Só Ayutthaya: 600 e + 200 incluindo Summer Palace, em van com outros turistas. Total: 800 baths, ou cerca de 95 reais.
Os tuk tuks cobram 1.200 podendo ser negociado por 1.000 ara quem desejar ir por conta.
A agência disponibilizou um guia local, mas o inglês dele era muito sofrível e ninguém entendia nada do que ele falava, então pesquisei depois na internet sobre este parque histórico.
Eu achei super interessante conhecer este parque histórico e você, o que achou?
Beijos,
Ana Maria