Como é o Mercado do Trem, em Bangkok | Tailândia

O Mercado do Trem de Bangkok, na verdade está localizado no distrito de Samut Songkhram, distante cerca de 70km da capital do país, na Estação Maeklong.

 Mercado do Trem, em Bangkok | Tailândia

Este é o mercado mais tradicional sobre os trilhos, na Tailândia. Ele funciona todos os dias e abastece a população da região com os suprimentos básicos para suas necessidades diárias.

 Mercado do Trem, em Bangkok | Tailândia

Este mercado não é tão turístico quanto os demais, pois não oferece tantas bugigangas e produtos para os turistas. O forte está nas frutas, legumes, carnes, peixes e algumas roupas e pouquíssimos souvenirs.

 Mercado do Trem, em Bangkok | Tailândia

O trem passa 4 vezes por dia, duas de manhã e duas à tarde. Eu fui às 9h e o horário seguinte é às 11h.

 Mercado do Trem, em Bangkok | Tailândia

Quando eu cheguei, 10 minutos antes, estava tudo funcionando normalmente, com muita coisa sobre os trilhos e as tendas estendidas além do limite destes. Mas a quantidade de turistas deixava claro que o trem já estava vindo.

 Mercado do Trem, em Bangkok | Tailândia

Os turistas aparecem mesmo neste mercado nos horários em que o trem passa, mas no restante do dia, ele é apenas frequentando pelos locais.

 Mercado do Trem, em Bangkok | Tailândia

Assim que  o trem vem chegando, a gente ouve o apito e os comerciantes começam a se agitar e a recolher suas barracas, mas os produtos que ficam entre os trilhos, lá permanecem, pois o trem não os atinge.

 Mercado do Trem, em Bangkok | Tailândia

O trem finalmente aparece, é bem colorido, em amarelo e vermelho, e passa em meio ao mercado bem devagar, para evitar qualquer possível acidente. Os turistas se espremem pelos cantos, inclusive eu, com câmeras a postos.

 Mercado do Trem, em Bangkok | Tailândia

A locomotiva passa a cerca de 20/30cm do nosso rosto, algo impressionante. O mais difícil é disputar uma vista do trem diante de tantos turistas afoitos.

 Mercado do Trem, em Bangkok | Tailândia

Assim que o trem passa, em menos de um minuto, tudo volta ao normal, mas como a Estação Maeklong é a estação final dessa linha ferroviária, em cerca de 20 minutos, o trem parte novamente, fazendo o caminho inverso.

 Mercado do Trem, em Bangkok | Tailândia
Estes produtos nem são retirados, o trem passa sobre os trilhos e não os atinge.

Eu não fiquei aguardando o retorno, dei uma volta pelo mercado e, em seguida, a agência nos levou, de van, para o Mercado Flutuante, distante cerca de 30min do Mercado do Trem.

 Mercado do Trem, em Bangkok | Tailândia

Como ir até o Mercado do Trem
O meio mais rápido e prático é contratar os serviços de uma agência local , que foi o que eu fiz (deixarei o nome da minha no fim deste post). Não sai muito caro, pois os preços na Tailândia são bem acessíveis.

Eu paguei 450 baths (cerca de R$ 50,00) pela visita aos dois mercados: Mercado do Trem e Mercado Flutuante, com dois passeios de barcos inclusos, um pelo mercado e outro pelos canais, mais traslado ida e volta no meu hotel. Os trechos de ida e volta demoram, cada um cerca de 1h30min.

Outros meios são tuk tuk (será bem mais caro, pois é um passeio exclusivo), trem + baldeação com van/ônibus e depois, mais o deslocamento até o Mercado Flutuante e retorno para Bangkok. Enfim, não sei se vale a pena,  se perde muito tempo e a economia talvez não seja tão significativa.

Eu fui no mês de maio, quase verão e o calor beiravas o insuportável. Fazia um calor amazônico, super quente e muito úmido. Eu quase me desmanchei em suor.

Mas foi uma experiência bem interessante! E você, o que achou deste mercado?
Beijos,
Ana Maria

Agência contratada em Bangkok para os passeios locais: Mr. Thai Travel & Tour
Fica bem ao lado do hotel onde eu me hospedei, o Rambuttri Village.
Página no facebook da agência: Hathai Cheewasotsakul
Email: mr_thai_travel_@hotmail.com
Comente via Blogger

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.