O Souk Waqif é o maior, mais antigo e mais famoso mercado de Doha, no Qatar. Souk ou Souq é como são chamados os mercados ou zonas comerciais nos países do Oriente Médio e norte da África.
Quem acompanha o blog há mais tempo, sabe da minha paixão por mercados e gostei tanto do Souk Waquif que todos os dias eu fui até lá fazer alguma coisa.
O Souk Waquif vende de tudo mesmo, desde especiarias, jóias e ouro, artesanato, souvenirs e até pássaros.
Lojinhas de artesanato e souvenirs
Neste mercado encontramos também dezenas de restaurantes e bares que oferecem Shisha (Narguilé).
Ele foi construído na década de 1950 e foi totalmente restaurado em 2006, após um incêndio e também foi remodelado para conservar o estilo arquitetônico tradicional do Qatar.
Neste mercado a gente realmente se sente em um ambiente típico árabe, uma volta no tempo. Ele é bastante frequentado tanto pelos moradores locais e expatriados quanto por turistas do mundo todo, principalmente nos fins de semana.
Na hora do sol forte, o Souk Waquif fica praticamente deserto.
Ninguém aguenta caminhar debaixo do sol desértico de Doha.
Fim de tarde e à noite, o movimento é bastante intenso.
Durante a manhã o movimento é bem fraco, a maioria dos próprios comerciantes organizando suas lojas e algumas lojas nem abrem. Entre 12 e 15h30min, fecha praticamente tudo, apenas alguns restaurantes ficam abertos, devido ao sol forte e calor extremo, já que é uma área aberta.
Mas após as 16h, o lugar começa a ganhar vida e movimento. Quando é fim de tarde, já está praticamente lotado e à noite, fervendo, pois é quando o clima torna-se bastante agradável
É uma delícia caminhar pelo interior do souk e ficar apreciando tanta coisa diferente.
Tajeen, restaurante de comida marroquina, um dos que eu mais gostei neste souk.
Comida marroquina: Seafood Pastilla
O que tem: Calamari, mussels, fish filet (filé de peixe), shrimps, mushroom e vernicelli.
Este restaurante é de comidinhas e lanches naturebas.
Não lembro o nome deste lanche, mas achei natureba demais para o meu gosto, estava sem tempero, sem molho, sem graça nenhuma.
Café turco
E o que dizer do café turco? Muito forte, extremamente cremoso e deixa a gente literalmente de olhos abertos a noite toda.
Barraquinha que vende café tipico árabe, que é bem fraquinho, quase um chá.
Café gelado (Cold Coffee ou Iced coffee), uma delícia.
Suco de limão com menta, super refrescante e digestivo.
Suco mix de frutas, com pedaços de frutas e sorvete. Maravilhoso!
Dá até para se perder dento do souk, são várias ruas que aparecem como labirintos, uma características destes mercados do Oriente Médio. O Souk possui centenas de lojinhas com enorme variedade de produtos, desde temperos e iguarias sazonais a perfumes, joias, roupas e artesanato.
Lenços e echarpes
Lamparinas e caixas de joias
Papagaio brasileiro
Tem até uma ala enorme, onde são comercializados pássaros das mais diversas espécies, além de outros pequenos animais como coelhos, tartarugas, peixes ornamentais, etc.
Não lembro o que ele vendia...
Este outro restaurante parece ser bem legal também, pois estava sempre lotado (exceto na hora do sol forte, é claro).
A barraquinha da direita vendia sorvete turco e o cara era bem animado.
Em meio ao burburinho de gente que começa a chegar ao souk ao entardecer, diversos tipos de músicas começam a tocar nos restaurantes, bares e nas nas barraquinhas que vendem lanches e guloseimas.
Prédio do Gold Souk, no Souk Waquif.
Apesar do prédio ser enorme, não tem muitas lojas abertas. Nem entrei para ver os preços, apenas passei na frente das mesmas. E num dos corredores do souk, também têm várias lojinhas de ouro, mas não são tantas quanto no Gold Souk de Dubai.
Posto policial dentro do Souk Waquif
Na rua mais larga do souk é onde fica a maioria dos restaurante e tem de vários lugares do mundo.
Embora seja um mercado bastante movimentado, os banheiros são extremamente limpos, ao estilo dos melhores shoppings ocidentais (esta informação sempre preocupa nós, mulheres).
Eu fiz centenas de fotos neste souk e precisei selecionar apenas algumas, mas espero que eu tenha conseguido ser justa com este mercado, que eu achei um dos mais belos que eu já visitei.
O Souk Waquif fica bem central, na parte mais antiga da cidade e bem pertinho do Corniche (beira mar) e funciona diariamente, das 7h30min da manhã, até às 22 horas, mas a maioria das lojas fecha às 12 e só reabre às 15h30min)..
E você, o que achou do Souk Waquif?
Beijos,
Ana Maria
Eu fiz centenas de fotos neste souk e precisei selecionar apenas algumas, mas espero que eu tenha conseguido ser justa com este mercado, que eu achei um dos mais belos que eu já visitei.
O Souk Waquif fica bem central, na parte mais antiga da cidade e bem pertinho do Corniche (beira mar) e funciona diariamente, das 7h30min da manhã, até às 22 horas, mas a maioria das lojas fecha às 12 e só reabre às 15h30min)..
E você, o que achou do Souk Waquif?
Beijos,
Ana Maria
Parabéns pela qualidade do blog Ana!, matérias bastante elucidativas.
ResponderExcluirOlá Fernando e Isa, muito obrigada. Também tenho acompanhado as aventuras de vocês pelas estradas do Sul. Abraços, Ana
Excluir