5 dicas importantes que você precisa saber antes de planejar sua viagem a Dubai!

Eu já postei praticamente tudo sobre viajar para Dubai, com sugestões de passeios e preços, mas decidi fazer um mini guia com as 5 principais informações que você precisa saber antes de planejar sua viagem aos Emirados Árabes.


1- Escolher a melhor época
Eu acredito quer essa seja a dica mais importante, pois se você for no verão, não poderá aproveitar muito. O calor é excessivo, com temperaturas na faixa dos 50ºC, fora a sensação térmica, o que torna impraticável andar nas ruas. 

As estações são em períodos inversos às nossas, ou seja, quando aqui é inverno, lá é verão, quando aqui é primavera, lá é outono.

Já fui 3 vezes aos Emirados e, pela minha experiência, os melhores períodos são entre final de outubro até 20 de dezembro, mais ou menos e depois, fim de fevereiro até fim de março, no máximo.
Após 20 de dezembro começa o inverno e, apesar do clima ficar extremamente agradável, começam também as neblinas e para quem deseja subir no Burj Khalifa ou outros lugares altos e/ou com vista, talvez não consiga ver muita coisa, apenas nuvens e neblina.
A partir de abril até outubro, começa o calor tórrido do deserto. Eu visitei Dubai em junho de 2015 e fazia 50 graus. Era impossível andar nas ruas, o calor torrava até as ideias.

As datas de primavera e outono têm em comum o calor, na faixa dos 35ºC. Não é tanto quanto no auge do verão, mas se você puder escolher, opte pelo período que eu mencionei acima.

Outro período para considerar é o do Ramadã (período sagrado para os muçulmanos), que dura 30 dias e varia entre o final de maio até o início de julho. Neste período os muçulmanos jejuam e fazem orações do amanhecer ao pôr do sol e muitas atrações não abrem ou só funcionam em determinados períodos do dia.

2- Dinheiro local e prévia de gastos
A moeda dos Emirados é o Dirham, que se equivale praticamente aso Real, com diferenças que varia der 0,10 a 0,05 centavos para menos.
Reais não são aceitos para troca nos Emirados. Você terá que levar Euros ou Dólares daqui ou contatar com alguma agência no Brasil que venda Dirhams (a Confidence Câmbio vende, sob encomenda).
Cartões de crédito são aceitos em praticamente todos os lugares, exceto em algumas lojas dos souks e onde se você pagar em cash, pode barganhar mais.

Para você ter uma ideia de preços e gastos, vou deixar no final do post o link do vídeo onde eu conto minha média de gastos na última viagem, em novembro de 2017, quando fiquei 10 dias em Dubai.

3- Vale a pena alugar carro?
O trânsito de Dubai é bastante intenso e não vale a pena alugar carro dentro de Dubai. Táxi é muito barato e os principais pontos turísticos podem ser acessados também através do metrô.
A não ser que você pretenda viajar pelo interior do emirado ou mesmo visitar com calma os outros 6 emirados. Mesmo assim, as agências de turismo oferecem passeios por tudo. Faça os cálculos se vale a pena ou não,  dependendo de quantas pessoas estarão viajando com você. Mas dentro de Dubai, é um gasto desnecessário.

4- Preciso comprar roupas especiais, mais fechadas?
Não! Dubai é um emirado bastante liberal com os turistas e não há problemas nem em andar de roupas curtas ou decotadas. Exceção para quem deseja entrar em alguma mesquita, aí sim o dress code é bastante rigoroso.

5-  Como tirar o visto?
Apesar de um acordo firmado em março de 2017 entre o Brasil e os Emirados Árabes, para isenção do visto de turismo, este ainda não está em vigor e para solicitar seu visto, você precisar de um sponsor (patrocinador), que pode ser a companhia aérea, o hotel ou uma agência de turismo local, que irá encaminhar os eu pedido de visto. É preciso tirar, no máximo, 4 dias úteis antes da viagem. Mas sugiro encaminhar logo que comprar a passagem.

*Assim que entrar em vigor este acordo, eu atualizo aqui.

** Já está em vigor a isenção de visto de brasileiros para os Emirados Árabes. Leia a matéria: Isenção de Visto de Turismo entre Brasil e Emirados Árabes

Obs.: não é exigido nenhuma vacina para entrar nos Emirados.

Os valores dependem do tempo (máximo 30 dias), se é entrada única ou múltiplas entradas. Detalhes estão neste vídeo: Quanto custa viajar para Dubai?

Estas foram as principais dicas que eu considero importante saber na hora de programar sua viagem a Dubai.

Ficou mais alguma dúvida? Deixe nos comentários!
Beijos,
Ana Maria
Comente via Blogger

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.