A Passarela da Fé | Aparecida do Norte

A Passarela da Fé é um viaduto que foi construído para oferecer acesso entre a Matriz Basílica, mais conhecida como Basílica Velha (no centro da cidade), e o Santuário Nacional, conhecido por Basílica Nova.

A Passarela da Fé em Aparecida!

A estrutura foi doada pelo Presidente Emílio Garrastazu Médici e inaugurada no dia 19 de dezembro de 1971. No dia 1º de janeiro de 1972, foi dada uma bênção especial, seguida pela primeira procissão com a imagem milagrosa.  

A Passarela da Fé em Aparecida!

A passarela tem o formato de "S", para homenagear a Santa (Nossa Senhora Aparecida) e possui 392,2 metros de comprimento. A altura varia de 18,46m a 35,52m e é sustentada por 18 pilares.

A Passarela da Fé em Aparecida!

Para evitar que pessoas se joguem da passarela, como ocorreu algumas vezes, a concessionária que administra a via Dutra aumentou, em 2007,  a altura da grade protetora de 1,3 metro para 3,3 metros.


Este viaduto é chamado de Passarela da Fé porque muitos devotos, como forma de penitência ou para pagar alguma promessa feita a Nossa Senhora Aparecida, percorrem este trajeto de joelhos.

A Passarela da Fé em Aparecida!

Já vi isso em fotos e na TV, mas quando eu atravessei esta passarela, só vi gente rezando em voz alta ou cantando, mas ninguém de joelhos. Imagino que isso ocorra com mais frequência em outubro, mês dedicado à Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.

A Passarela da Fé em Aparecida!
Vista da sede da TV Aparecida, do alto da Passarela da Fé

Eu respeito toda forma de manifestação de fé, pois isso é totalmente pessoal, mas não sou adepta a sacrifícios físicos como forma de pagamento de promessa. No meu pensamento, isso não vai ajudar ninguém, muito menos a mim ,então prefiro pagar minhas promessas fazendo algum benefício a alguém, como forma de agradecimento. Mas como eu disse, meu total respeito a quem pensa diferente. Esta é a minha fé e eu sou fiel ao que eu penso.

A Passarela da Fé em Aparecida!
A Passarela da Fé em Aparecida!
Vista da passarela do Pátio das Palmeiras, um dos estacionamentos da Basílica

Eu sempre fui devota, desde adolescente, a Nossa Senhora de Caravaggio, mas confesso que fiquei muito emocionada e na minha visita  ao Santuário, passei a acreditar em Nossa Senhora Aparecida com muito mais força do que eu imaginava que poderia acontecer.

A Passarela da Fé em Aparecida!

E você, costuma fazer promessas ou pedidos a algum Santo(a) ou mesmo, diretamente a Deus? A quem você é devoto?

Beijos,
Ana Maria
Comente via Blogger

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.