Visitando o Congresso Nacional

Você sabia que pode visitar o Congresso Nacional em um tour guiado pelo Senado Federal e a Câmara de Deputados? A duração do percurso da visita é de cerca de 60 minutos. O acesso é gratuito.

Congresso Nacional em Brasília
Foto noturna do Congresso Nacional - agosto 2017

Essa visita acontece diariamente, exceto às terças e quartas-feiras, que estão suspensas temporariamente. Eu já fiz essa visita duas vezes, a primeira, em um fim de semana e a segunda, em uma quinta-feira e as fotos deste post são desta segunda visita.

Como é esta visita
O programa de visitas ao Palácio do Congresso Nacional funciona segundas, quintas, sextas, finais de semana e feriados, com entrada gratuita, das 9h às 17h30, com saídas de grupos a cada 30 minutos, a partir do Salão Negro.

Visita ao Congresso Nacional
Vista de dentro do Congresso para a Esplanada dos Ministérios

Quando é melhor fazer esta visita, durante ou no fim de semana?
Durante a semana pode ser mais interessante porque se vê toda a movimentação do Congresso, os jornalistas no Salão Verde, pode encontrar algum político pelos corredores ou até mesmo assistir a uma sessão. 

Nos finais de semana, o Congresso está praticamente vazio e a visita é mais completa, pois se inclui até a visita ao Gabinete do Presidente da Câmara e a gente desce nos Plenários e não fica apenas nos corredores, como acontece durante a semana.

Visita ao Congresso Nacional
Sala das Bandeiras - na foto estou segurando a bandeira do RS

A Câmara dos Deputados compõe-se de representantes do povo e o Senado Federal, de representantes dos Estados e do Distrito Federal.

Visita guiada no Congresso Nacional
Maquete do Congresso Nacional

O prédio que abriga o Senado Federal e a Câmara dos Deputados é um marco arquitetônico da Capital da República e está de portas abertas para receber visitantes interessados em conhecer um pouco mais sobre o Poder Legislativo brasileiro.

Aqui, deputados e senadores, representantes eleitos do povo e dos estados, dedicam-se a discutir e elaborar leis, a fiscalizar e controlar os atos do Poder Executivo, a aprovar o Orçamento da União, entre outras atribuições de fundamental importância para o Brasil.

Visita guiada no Congresso Nacional
Salão Negro, recepção do Congresso e onde começa a visita guiada

A visita institucional percorre os Plenários das duas Casas, os Salões Verde e Azul, além do Túnel do Tempo do Senado e o Salão Nobre da Câmara dos Deputados.

Visita guiada no Congresso Nacional
No Salão Verde e Painel de Di Cavalcanti ao fundo.

Visita guiada no Congresso Nacional
Salão Verde e o painel de azulejos Ventania 

Aqui é o local onde a imprensa fica à espera de fatos e acontecimentos especiais ou de alguém importante. Ao fundo, um painel de azulejos, chamado Ventania, obra de Athos Bulcão.

Visita guiada no Congresso Nacional
Anjo, de Alfredo Ceschiatti

Este anjo, em bronze dourado fundido, é uma obra de Alfredo Ceschiatti, o mesmo artista que fez os anjos suspensos que estão na Catedral de Brasília.

Visita guiada no Congresso Nacional

Presentes Protocolares em exposição: entre tantos, destaco este pavão banhado a ouro e cristais Swarovsky, que foi um presente da Presidente da Câmara dos Deputados da República da Índia, Meira Kumar, ao Deputado Marco Maia, Presidente da Câmara dos Deputados, em 19 de maio de 2011, por ocasião da reunião dos Parlamentares do BRICS na Assembleia Nacional da Coreia do Sul em Seul.

Visita guiada no Congresso Nacional
Túnel do tempo, corredor no Congresso Nacional

"Túnel do tempo” é como ficou conhecido o amplo corredor que passa sob o Eixo Monumental, em Brasília, onde estão as salas das comissões permanentes e gabinetes dos parlamentares. Este corredor registra acontecimentos políticos mais importantes da história do nosso país.

Visita guiada no Congresso Nacional

No final do Túnel do Tempo, podemos apreciar os móveis que eram do antigo Plenário do Senado Federal, do tempo em que o Congresso era no Rio de Janeiro.

E o ponto alto da visita, que fica para o final: o Plenário do Senado e o da Câmara dos Deputados.

Visita guiada no Congresso Nacional
Plenário do Senado Federal

No Plenário do Senado Federal, os 81 Senadores têm assento fixo, em ordem alfabética das Unidades Federativas.

Visita guiada no Congresso Nacional
Ao centro e no alto, um busto de Rui Barbosa

Desenhos no carpete azul royal
Estas ilustrações em autorrelevo no carpete são desenhos feitos com uma escovinha e um aspirador de pó, pelo encarregado de serviços gerais, Clodoaldo Silva e ele os retoca uma vez por semana. 

O primeiro desenho foi o da Bandeira, criado em 1998, para homenagear o nascimento de um filho, mas agradou tanto que virou tradição. Em 2002, Clodoaldo desenhou o Congresso Nacional e, em 2004, a Catedral de Brasília.

Visita guiada no Congresso Nacional

O teto do Plenário do Senado é uma obra de Athos Bulcão, apesar de muito interessante, sua estética é funcional, já que as mil plaquetas de alumínio são para melhorar a iluminação e a acústica do local.

Visita guiada no Congresso Nacional
Plenário da Câmara dos Deputados

No Plenário da Câmara dos Deputados não há assento fixo e cada deputado senta onde quiser. São 396 assentos para 513 Deputados. Em dias de casa cheia, a preferência é dos líderes partidários e os demais ficam de pé.

Visita guiada no Congresso Nacional

A exceção fica para a Deputada Federal por São Paulo, Mara Gabrilli, que é tetraplégica e possui lugar fixo, especialmente adaptado para as necessidades dela.

Curiosidade: o Brasil é um Estado laico?

Como visitar o Congresso Nacional

As setas destacam os crucifixos afixados nas paredes dos Plenários, tanto do Senado, quanto da Câmara, e há também uma bíblia sobre a bancada da Mesa Diretora, apesar da Constituição Brasileira estabelecer que o Estado é laico. 

*Estado laico significa um país ou nação com uma posição neutra no campo religioso. O Estado laico tem como princípio a imparcialidade em assuntos religiosos, não apoiando ou discriminando nenhuma religião.

Visita guiada no Congresso Nacional
No Museu do Senado, fotos de todos os Presidentes do Senado brasileiro.

Visita guiada no Congresso Nacional

O quadro acima, atribuído a Gustavo Hastoy, ilustra a Assinatura do Projeto da Constituição de 1891, no Palácio do Itamarati, no Rio de Janeiro.

*Para saber mais sobre a estrutura, as funções e as atividades de cada Casa legislativa, acesse os sites da Câmara dos Deputados e do Senado.

Você sabia que esta visita era possível? Alguém mais já fez?

Beijos,
Ana Maria

*No próximo post você encontra um mini guia de como visitar o Congresso Nacional.
Comente via Blogger

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.