Quanto custa viajar?

Então, essa é a pergunta que eu mais ouço. Quanto custa uma viagem para a Europa? Quanto custa uma viagem para os Estados Unidos? Quanto custa viajar para a Índia? Quanto custa....

Vou lhe explicar algumas coisas para você avaliar e uma dica de cálculo, mas antes, já vou lhe dar a resposta: uma viagem custa o quanto que você estiver disposto a pagar por ela! Quem determina a qualidade da sua viagem é você mesmo e, dependendo do seu grau de exigência, o custo por ser alto ou não.

Quanto custa viajar?

Os dois itens mais caros de uma viagem
Passagens aéreas e hotéis

Passagens aéreas
Fique ligado nos sites como Melhores Destinos, Skyscanner, etc., assine as newsletters dos mesmos e você será avisado sempre que houver promoções. 

Período ideal
Evite viajar na alta temporada (férias escolares), pois os bilhetes aéreos costumam ser mais caros, embora muitas vezes também pode haver promoções.
Já comprei passagens aéreas para a Europa ou para a Índia mais baratas do que passagens para o nordeste brasileiro. E com excelentes companhias aéreas.

Melhor momento para comprar as passagens: finais de semana ou à noite, fora do horário comercial.

Melhores dias para viajar: meio da semana, de terça a quinta. Véspera de feriadões ou finais de semana sempre é mais caro.

Quanto custa viajar?

Hotéis
Hotéis bons elevam muito o custo de uma viagem, mas hotéis ruins ou mal localizados podem lhe causar muitos aborrecimentos. Se você pode e quer pagar por hotéis 5 estrelas, você vai ter uma viagem muito mais confortável e luxuosa. Mas se você não faz questão de luxo, porém, não abre mão de conforto e boa localização, hotéis de 3 a 4 estrelas lhe deixarão bem satisfeito. Porém, se você não se importar com isso e quer apenas um lugar seguro para dormir, hotéis bem simples ou hostels atenderão às suas necessidades e você irá economizar muito.

Como calcular gastos com alimentação e passeios
Analise o seu estilo de vida, quais os itens que você mais valoriza, lugares que você gosta de frequentar e faça um cálculo de quanto você gastaria diariamente se você fosse um turista na sua cidade, com passeios, entradas em museus, restaurantes legais, lanches, deslocamentos dentro da cidade (ônibus, táxi, metrô, carro alugado) que você quer fazer durante a sua viagem. 
Se a sua cidade for muito pequena e não tiver muitas destas atrações, calcule quanto custaria numa cidade maior, que você já visitou, ou faça uma pesquisa na internet.
Se você for visitar mais de uma cidade em sua viagem, considere também o tipo de deslocamento que você irá fazer (carro, trem ou avião).

Para viagens em família, o custo individual diminui, já que neste caso, o quarto de hotel e a alimentação são compartilhados. Aluguel de carro também. Só paga a mesma coisa  cada um pela passagem aérea, bilhete de trem/metrô. Isso se você não for o "patrocinador" de todo mundo.

*Estes cálculos servem de referência também para uma viagem dentro do Brasil, fica até mais fácil, pois a moeda é a mesma.

Gastos diários
Somando estes valores, você tem um valor X de gastos por dia. Multiplique este valor pela quantidade de dias da sua viagem.
Se a moeda do país que você pretende visitar vale 3 vezes mais do que o Real, então multiplique esse valor por 3. Pronto, você já tem uma estimativa de quanto gastaria  por dia com refeições, táxi, passeios, museus, etc (não incluso hotéis e passagens aéreas). 
*Se a moeda valer menos que o real, divida os gastos pelo percentual, ao invés de multiplicar.

Esta é apenas uma estimativa para lhe orientar, não significa exatidão, mas é uma maneira de você ter referências. Eu faço assim e sempre coloco uma margem de 30 a 50% a mais para imprevistos. Pronto, já tenho um valor para me basear. O que sobrar, faço algumas comprinhas ou passeios extras.

Quanto custa viajar?

Estes cálculos são para quem pretende viajar por conta. Se você for em excursão ou através de uma agência, veja quanto dinheiro você poderá gastar em uma viagem e procure um pacote que se enquadre no seu bolso e gosto. O valor final fica mais fácil de prever.

Se você também tiver alguma dica legal para organizar ou calcular os custos de uma viagem, deixe nos comentários, sempre ajuda quem está planejando a sua.

Beijos,
Ana Maria

*Post anterior, onde eu dou dicas de como você pode economizar para a sua viagem: Viajar sozinho é muito complicado?
Comente via Blogger

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.