Dia 2 de fevereiro: Nossa Senhora dos Navegantes ou Iemanjá?

Hoje é feriado em Porto Alegre, pois é dia da Padroeira da cidade, Nossa Senhora dos Navegantes. Esta data é comemorada também em várias outras cidades do Brasíl, assim como Iemanjá. É um feriado religioso, sendo que Nossa Senhora dos Navegantes é celebrada pelos católicos e Iemanjá, pelos adeptos ao Candomblé e à Umbanda.


Cada um com sua fé. Eu sou católica e minha santa de devoção é outra, mas vou dar uma pincelada sobre esta data, pois tanto Nossa Senhora dos Navegantes quanto Iemanjá, são protetoras dos mares. E toda proteção é bem vinda, não importa de qual santo ela venha.

Nossa Senhora dos Navegantes

A Nossa Senhora dos Navegantes, outra atribuição à Maria, mãe de Jesus, começou a receber muitos pedidos de proteção ainda na Idade Média, na época das Cruzadas, quando os portugueses e espanhóis cruzavam o Mar Mediterrâneo rumo à Palestina. Ela também é chamada de Estrela do Mar, pois protege os navegantes durante a sua jornada em alto mar e mostra sempre qual é a melhor rota para chegarem com segurança em terra firme. Pescadores, navegantes em geral e viajantes, antes de embarcarem, sempre invocam a sua proteção contra tempestades e as intempéries em alto mar. Por isso ela é considerada a Padroeira dos Navegantes e Viajantes.

*Nossa Senhora dos Navegantes é também conhecida pelo nome de Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Boa Viagem, Nossa Senhora da Boa Esperança e Nossa Senhora da Esperança.

Iemanjá

Nas religiões afro brasileiras, Iemanjá é a rainha dos mares. Senhora dos oceanos, sereia sagrada e soberana das águas salgadas. Iemanjá é considerada como mãe de todos Orixás, regente absoluta dos lares, protetora da família. É também chamada de Deusa das Pérolas, aquela que apara a cabeça dos bebês no momento do nascimento. No sentido básico, é a base da formação de uma família, aquela que vai gerar o amor do pai pelo filho, da mãe pelo filho, dos filhos pelos pais, transformando tais sentimentos num só, poderoso, imbatível, que se perpetuará. 

Enfim, não vou entrar em detalhes pois minha intenção é apenas a de informar a importância da data de hoje, dia 2 de fevereiro, para as religiões acima citadas e todas, inclusive demais religiões, merecem o meu respeito.

Beijos e muita proteção a todos os navegantes e viajantes!
Ana Maria
Comente via Blogger

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.