Puerta del Sol, palco central dos principais acontecimentos de Madrid

A Puerta del Sol é um dos locais mais famosos de Madrid e também visita obrigatória para quem está na capital espanhola. Está localizada num ponto bem central da cidade, próxima à Plaza Mayor.

Puerta del Sol cheia de turistas sentados em volta da fonte e ao fundo, o monumento a Carlos III.


Origem do nome: o nome da porta provém de um sol que adornava a entrada, colocado ali pelo fato de a porta estar orientada para a nascente do sol.


Breve histórico: a Puerta del Sol era um dos acessos do muro que rodeava Madrid no século XV. Este muro incluía no seu perímetro os arredores medievais que tinham crescido extramuros, à volta da muralha cristã do século XII. 

Até o século XIX a Puerta del Sol não era uma praça bem definida, como a vizinha e também famosa Plaza Mayor, e ocupava metade do atual espaço.

Real Casa de Correos 

O edifício mais antigo da Puerta del Sol é a Real Casa de Correos, construída pelo arquiteto francês Jaime Marquet, entre 1766 e 1768. Atualmente é a sede da Presidência da Comunidade Autónoma de Madrid. 

Curiosidade: no alto do edifício se destaca o relógio da torre, que foi construído e doado por José Rodriguez de Losada, no século XIX. E é em frente a este que os espanhóis fazem tradicionalmente a contagem decrescente para a entrada do novo ano, todos os 31 de dezembro, assim como a tradição de comer passas.

*O painel com a foto do Rei Felipe VI e da Rainha Letizia foi colocado no prédio por ocasião da posse do rei, ocorrida em 19 de junho de 2014.


Depois da conversão da Real Casa de Correos em sede do Ministerio de la Gobernación, em 1847, decide-se derrubar algumas casas em volta para realçar o edifício e torná-lo mais seguro. O resultado foi a ampliação do local e a criação de uma grande praça.

Na Puerta del Sol se encontra, desde 1950, o marco do quilômetro zero das estradas espanholas.

Obra do escultor Antonio Navarro Santafé, este Urso é um dos símbolos de Madrid.
 
Calle Arenal, uma das ruas de Puerta del Sol que se "conectam" com a praça.

O wifi da Starbucks é bom, mas o café eu não curto muito.

Estação central de metrô Vodafone Puerta de Sol

Não sei se a Vodafone é apenas um (importante) patrocinador desta estação de metrô ou se a mesma foi vendida para a empresa, pois desde 2013 o nome da estação foi alterado para Vodafone Puerta del Sol.


Além de local de passagem e visitação dos turistas que visitam a cidade, a Puerta del Sol também é ponto de encontro, de manifestações e protestos dos madrilenhos.


Na semana que eu estive em Madrid, em junho deste ano, presenciei várias manifestações na praça de Puerta del Sol.

* Para ler sobre outros posts relacionados com Puerta del Sol, clique nos respectivos nomes: Estatuas Vivas e Chocolateria San Ginés.

Eu gostei muito da Puerta del Sol e espero que você também tenha curtido esta dica de turismo em Madrid.

Beijos,
Ana Maria
Comente via Blogger

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.