10 coisas que você precisa saber sobre perfumes!

Um dos meus assuntos preferidos são os perfumes e hoje selecionei 10 coisas que eu acho muito interessante sobre como usá-los corretamente. Dependendo do perfume e do seu uso, é muito tênue a linha que separa a sedução do espanto!

10 coisas que você precisa saber sobre perfumes!

1- A mão pesou na hora de borrifar e eu fiquei encharcada de perfume. O que devo fazer?

Nem pense em sair assim mesmo, com o pensamento de que ele vai evaporar ao longo do dia. Certamente o aroma vai perder a intensidade, mas conforme o perfume, isso pode demorar e causar certo desconforto às pessoas que ficarão em volta de você.

Se não houver tempo para tomar um banho, você pode embeber um pouco de álcool num pano e aplicar nas áreas onde você passou mais perfume. Trocar de roupa também ajuda.

2- Como posso saber se eu exagerei no perfume, já que para mim está ótimo, pois eu adoro sair de casa bem perfumada?

Se você recém chegou em um ambiente e as pessoas já sentiram o seu perfume, ou pior, sentiram seu perfume antes de você entrar na sala, você exagerou! Isso também se aplica a quando o perfume fica pelos corredores e você nem está mais lá... 

O ponto certo é quando o seu perfume é sentido apenas por quem chegar muito perto, na hora de cumprimentar você ou ao lhe abraçar. Se o perfume estiver exagerado, você vai transferir também para a outra pessoa. Às vezes pode ser embaraçoso, principalmente se for um amigo com esposa ou namorada ciumenta.

*Esse item eu não sigo á risca, pois meus perfumes preferidos não são muito discretos e geralmente as pessoas sentem o aroma mesmo sem precisar chegar muito próximas de mim. Por sorte, sempre recebo elogios quanto a isso. Mas no dia em que começar a incomodar, tentarei colocar um pouco menos.


3- Costumo passar perfume também nos cabelos. Corro risco de ressecá-los, já que o perfume contém álcool?

A quantidade de álcool presente nos perfumes não é suficiente para causar ressecamento nos cabelos, mas o ideal não é aplicar perfume diretamente nos fios e sim, borrifar para o alto e ficar embaixo recebendo suavemente as gotículas do perfume. Fica mais suave e distribui o aroma uniformemente.

4- Quanto tempo posso usar um perfume sem que ele perca a sua fragrância?

Isso não vai depender somente do tempo e sim, em que condições você armazenou o frasco. Expliquei um pouco sobre isso neste post como guardo meus produtos. Um perfume mantém sua fragrância original por cerca de 3 anos, desde que seja armazenado em sua caixa e esta guardada em ambiente seco e no abrigo da luz.

5- Meu perfume escureceu ou ficou muito amarelo, devo jogar fora?

Se foi exposto ao calor excessivo ou dependendo da sua composição, um perfume pode alterar a cor original, principalmente se tiver muitos ingredientes naturais. Mas isso nem sempre altera também a sua fragrância ou a sua fixação. Agora, se ele tiver alterado o seu cheiro ou tiver a consistência oleosa, isto significa que ele oxidou e não presta mais, pode jogar fora! Mas nem sempre quando ele oxida, ele altera a sua cor, então, muita atenção com o odor e a consistência.

6- Posso usar um hidratante perfumado no corpo e/ou desodorante nas axilas e depois passar perfume?

Faça isso somente se o creme ou o desodorante forem da mesma fragrância que o seu perfume, para os odores não "brigarem" entre si. O ideal é usar um hidratante ou desodorante sem perfume.

Importante: não use perfume nas axilas, ele não tem o efeito preventivo de um desodorante e pode manchar suas roupas ou escurecer a área das axilas. Se você depilou recentemente, pior ainda, pode lhe causar alergias e muita ardência.

10 coisas que você precisa saber sobre perfumes!

7- Quais as partes do corpo ideais para passar perfume?

Nas áreas onde há maior circulação sanguínea, como pulsos, nuca, atrás das orelhas, dobra dos cotovelos, atrás dos joelhos e também na barriga. Nestas áreas, além de serem pontos do corpo onde a temperatura é mais alta, o que favorece a ativação da fragrância, são locais onde quase não transpiramos e por isso, o perfume pode fixar melhor. 

Dica: dê preferência a perfumes em spray e borrife a uma distância média de 20 a 30 cm do ponto desejado.

8- Por que no verão o ideal é usar perfumes mais suaves?

É que as fragrâncias geralmente duram mais no calor, então, se você usar um perfume um pouco mais forte, existe o risco de ficar exagerado. Deixe para usar os amadeirados e cítricos EDP no inverno e nos dias mais quentes, dê preferência aos florais EDT.

*Clique para ler sobre as diferenças entre EDT e EDP.

9- Adorei o cheiro de um perfume em uma amiga e comprei um igual, mas na minha pele ficou bem diferente e eu não gostei. Por que isso aconteceu?

O perfume pode ser o mesmo, mas cada pessoa tem um tipo de pele diferente. Algumas pessoas absorvem mais e outras menos uma mesma fragrância, dependendo do PH natural e do odor de cada pele, que varia também conforme a etnia e hábitos de cada uma.

10 coisas que você precisa saber sobre perfumes!

10- Como faço para não errar na escolha de um perfume?

O ideal é, antes de comprar um perfume, usar o tester (quase todas as lojas têm) direto na sua pele - no papelzinho serve só para selecionar a fragrância - e somente decidir por comprar ou não, após algumas horas. Neste tempo, você pode sentir melhor o aroma e a fixação na sua pele e decidir com mais segurança.

Você tem alguma outra dica interessante sobre o uso de perfumes?
Beijos,
Ana Maria

*Imagens Google

Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

6 comentários :

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.