As melhores dicas antirrugas!

Ter uma pele mais jovem e sempre saudável é o desejo de todos, mas será que é possível, mesmo com o passar dos anos?
Envelhecer é um fato: se você não morrer antes, você irá envelhecer! Mas também não precisa ficar com a aparência envelhecida, aparentando até mais idade do que você já tem. Nem achar que uma cirurgia plástica seja a solução para tudo.


Para evitar ao máximo ou reduzir os sinais de envelhecimento é até bem fácil, desde que você tenha, desde cedo, alguns cuidados básicos com a sua pele.

Hoje eu li um texto publicado no site da AAD – American Academy of Dermatology e achei muito legal. Fiz uma tradução e adaptei à minha linguagem, mas o contexto é o mesmo.

As melhores dicas antirrugas são:

1- Usar protetor solar todos os dias: os raios do sol podem acelerar os sinais de envelhecimento. Use um hidratante facial ou protetor solar que oferece uma ampla proteção de amplo e tenha um SPF de pelo menos 30. Certifique-se de aplicar protetor solar para toda a pele (principalmente rosto, pescoço e mãos) que não esteja coberta pela roupa. 
Um bom protetor solar é o mais eficiente creme antirrugas que existe!


2- Não se bronzear: para conseguir um bronzeado do sol você se expõe aos raios UV, que são prejudiciais e que podem acelerar o envelhecimento, causando rugas, manchas senis, uma tez manchada e até mesmo câncer de pele. Nem o processo de envelhecimento altera tanto a textura da pele quanto a exposição solar. Por isso, pessoas da mesma idade podem ter a pele mais jovem ou não, de acordo com a exposição solar que teve ao longo de sua vida.
Este item acho que é o mais difícil de ser seguido pela maioria das pessoas. Isso não significa que você não deva mais ir a praia e sim, que procure não se expôr ao sol por muito tempo.

3- Hidratação interna: beba muita água, no mínimo de 6 a 8 copos por dia, mas não é necessário beber mais do que 2 litros. A não ser que você faça alguma atividade física muito intensa.



Uma pele bem hidratada internamente ajuda a reduzir as linhas finas, deixa a pele com aparência saudável e o olhar brilhante, mais jovem.

4- Testar os produtos antes de usar: mesmo aqueles rotulados como "hipoalergênicos" devem ser testados. Aplique uma pequena quantidade do produto na parte interna do antebraço duas vezes por dia, durante 4 a 5 dias. Se você não tem uma reação, é provável que você não terá nenhum problema e pode aplicar em seu rosto.
Achei até um exagero testar durante 4 ou 5 dias, mas para quem tem problemas sérios de alergias, acredito que seja melhor fazer assim mesmo.

5- Usar um produto exatamente como indicado: os ingredientes ativos podem fazer mais mal do que bem quando é usado em excesso. A aplicação a mais do que o recomendado pode causar obstrução dos poros, uma pele manchada, ou outros efeitos indesejados.

6- Interrupção de uso: pare de usar imediatamente produtos que ardam ou queimem a sua pele, a menos que isso seja prescrito (e previsto) pelo seu dermatologista. Uma pele irritada torna os sinais de envelhecimento mais perceptíveis.

*Alguns produtos prescritos por um dermatologista podem causar ardor ou queimação.  Mas se você está sob os cuidados de um dermatologista, isso pode ser seguro e eficaz.

7- Limitar a quantidade de produtos: usando muitos produtos em sua pele, especialmente mais de um produto anti-envelhecimento ao mesmo tempo, tendem a irritar a pele. Muitas vezes isso faz com que os sinais de envelhecimento também sejam mais perceptíveis.



8- Compra inteligente: muitas pessoas pensam que, quanto mais caro o produto é, mais eficaz ele será. Este não é sempre o caso. Há produtos para o cuidado da pele que são muito eficazes e a preços acessíveis, que você pode encontrar nas lojas de sua cidade.

9- Dar tempo para o produto agir: enquanto um hidratante pode preencher imediatamente as linhas finas, a maioria dos produtos necessários precisa de, pelo menos, 6 semanas para trabalhar. Às vezes, pode levar até 3 meses para aparecer os primeiros resultados.


Achei as dicas ótimas. Eu preciso tomar cuidado com a 7ª e a 9ª dica, ou seja, ter paciência e aguardar. Os outros cuidados todos eu já tomo. E você?

Beijos,
Ana
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

10 comentários :

  1. Arrasou nas dicas ... Meu único problema é não se bronzear ... Não consigo hahahah

    Bjs ♥
    http://www.vintagefashion.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!
      Pelo menos passe muito protetor. Vai bronzear menos, mas sua pele vai agradecer muito mais adiante! Bjs

      Excluir
  2. Olá Ana

    Adorei as dicas. Estou no caminho certo, uso filtro 30 sempre.

    Faça sua inscrição para o sorteio, caso ainda não esteja participando.

    AMIGA da MODA by Kinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kinha!
      Eu também não saio de casa sem antes passar protetor 30 ou 50!
      Bjs

      Excluir
  3. As suas dicas são muito pertinentes, principalmente o item 9! Muita gente pára de usar um produto pq não obteve o resultado que queria... na segunda aplicação! Os produtos começam a agir de forma duradoura após o ciclo de desenvolvimento das células, que é de no mínimo 4 semanas. E se forem produtos contra manchas, o resultado é mais lento ainda...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Milena!
      Você está certíssima, é preciso frequência para um produto começar a apresentar resultados. Bjs

      Excluir
  4. Pois é,quando eu era mais "jovem" esticava a canga na praia e ficava lá tostando horas e horas,tostexxx!!Ótimo para manchas,rugas e problemas mais sérios na pele. Hoje em dia luto com produtos para tirar as terríveis manchinhas hehe.. com muita proteção solar!!Achei interessante a dica 8,existem sim produtos bons e acessíveis,então não temos mais desculpas para ter uma pele linda e saudável.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale Patrícia, fiz tanto isso. Que inconsequência (ou desinformação) de nossa parte, não é? E agora também sofro com manchinhas e pequenos vasos rompidos por causa do excesso de sol que eu peguei.
      Agora eu tenho cuidados extremos com a minha pele. Não sei se consigo recuperar o prejuízo, mas posso evitar futuros. Bjs

      Excluir
  5. Adorei as dicas, Ana. Confesso que quando comecei a ler achei que iria ver aquelas boas e velhas dicas batidas, mas você citou pontos importantíssimos, pois o que mais acontece é gente reclamando da ineficácia do produto, sendo que não o utiliza tempo suficiente para ver os resultados ou, até mesmo, utiliza de forma incorreta.

    O ponto 8 é uma questão complicada pra mim. Minha pele não lida bem com produtos - os anti idade, hidratantes e afins - de drogaria (no caso, aqui drogaria vende cosméticos como L'oreal, Nivea... não dermocosméticos), então sempre invisto sem dó em produtos mais caros. Claro que já errei na escolha, mas 90% das vezes deu certo. Além do mais, não acredito em milagre. O que pode chegar "mais perto" disso creio que sejam os medicamentos, mesmo.

    Agora preciso ter mais força de vontade para executar o método anti rugas que, com certeza, faria muita diferença na minha pele: para de fumar =(

    Post legal e com pontos que valem a pena refletir.

    Bjs!

    www.lilatraum.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Danielle, são dicas até simples, mas que a gente não se dá conta.
    Cada pele reage diferente a um mesmo produto, mas peles muito sensíveis necessitam mesmo de produtos especiais - que são mais caro, óbviamente.
    Também não acredito em milagres, uma pele saudável é uma soma de cuidados.
    É verdade, o fumo acelera o envelhecimento da pele, entre outras coisas, mas se fosse fácil parar de fumar, não existiram mais fumantes!
    Beijão

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.