Ibn Battuta Mall, o maior shopping temático do mundo!

O post de hoje é sobre o Ibn Battuta Mall, o maior shopping temático do mundo, localizado em Dubai, nos Emirados Árabes.

Ibn Battuta Mall em Dubai

Ibn Battuta Mall em Dubai

Este shopping foi inspirado na incrível viagem de volta ao mundo, realizada pelo jovem marroquino Ibn Battuta, que durou quase 30 anos.

Ibn Battuta Mall em Dubai

Para saber mais sobre Ibn e a sua viagem, está tudo no post anterior. Neste eu farei apenas um resumo para você entender um pouco a temática do shopping.

Ibn Battuta Mall

Ibn e a viagem de volta ao mundo
Em junho de 1335, com apenas 21 anos, um jovem muçulmano, Ibn Battuta, nascido em Tânger, no Marrocos se propôs a explorar o mundo. A viagem durou 29 anos e passou por diferentes países e reinos.

Ibn Battuta Mall em Dubai

Ao longo do caminho, ele sobreviveu a tempestades, pestes, guerras e piratas, serviu como juiz e erudito, jantou com nobres e plebeus.

Ibn Battuta Mall
Ibn Battuta rea um estudioso da cultura e religião islâmica.

Ibn Battuta Mall em Dubai

A vida e viagens deste extraordinário aventureiro serviram de inspiração para a construção de um enorme shopping em Dubai, o Ibn Battuta Mall, onde o design e a decoração representam as seis principais terras exploradas pelo jovem marroquino: Tunísia, Egito, Pérsia, Índia, China e Andaluzia.

Ibn Battuta Mall em Dubai

O shopping
O shopping possui dois pisos, cerca de 25 restaurante e quase 400 lojas e os preços são até razoáveis, tratando-se de Dubai.


O shopping foi ampliado em 2016, quando foram acrescentadas mais 60 lojas, entre elas a Decathlon, United Furniture, Marks & Spencer, Under Armour, Iconic, Superdry, Jashanmal e Paul, bem como expansões para Homes R Us, que agora abrange dois níveis, e a Galeria de Paris. Tem um hotel ligado ao shopping, o Premier Inn, com 372 quartos.

Ibn Battuta Mall em Dubai

Mas a expansão do shopping continua, com a construção de um pátio coberto de vidro, um segundo hotel, um novo complexo de cinema e um parque de estacionamento de vários andares.

A inspiração

Ibn Battuta Mall em Dubai

Área dedicada a Tunísia

A Tunísia foi o primeiro porto de escala de Ibn Battuta. Um centro de arte e de aprendizado, foi salpicada de esplêndidas mesquitas e palácios, jardins públicos e colégios. O design foi inspirado nas cidades costeiras da Tunísia e Carthage. As fachadas de estuque brancas, as portas azuis, o trabalho em ferro forjado e os vitrais recriam o encanto dos souks africanos seculares. As telhas de mosaico falam das influências da realeza marroquina.

Área dedicada a Pérsia


Ibn Battuta Mall em Dubai

Ibn Battuta Mall em Dubai

A Pérsia foi um dos maiores centros de aprendizagem e cultura no Século 14. A arte da Pérsia pode ser vista no design arabesco da enorme cúpula.

Ibn Battuta Mall
Os lustres da Pérsia são uma atração à parte, belíssimos!

São passagens arqueadas, passagens de mosaico azul e turquesa e lindos lustres de bronze, que nos transportam para as ruas abobadadas de Bagdá. Compreenda a grandeza da herança persa nesta decoração.

Área dedicada a China

Tempestades, navios afundados, piratas. A jornada de Ibn Battuta para a China foi agitada. No entanto, a arte e a inventividade que ele viu na China compensaram seus problemas. Esta área captura a majestade e a vitalidade da China Imperial. Espaçosos salões de colunas com medalhões de dragões gigantes, colunas de mármore branco que relembram os portões das cidades históricas chinesas, um tecto artesanal com motivos reais simbolizando felicidade e prosperidade. No centro de tudo isso é um dos navios mais navegáveis ​​dos seus tempos - uma sucata chinesa. É a homenagem do shopping ao grande viajante e a sua notável aventura.

Área dedicada a Índia


Ibn Battuta Mall em Dubai

Comandada pelos Imperadores Mughals no século 13, a Índia foi conhecida pela sua arquitetura Indo-islâmica única, com monumentos majestosos e imensas riquezas.

Ibn Battuta Mall

O esplendor do período mughal da Índia é claramente evidente no design. A cúpula central tem influências do Taj Mahal (Agra), do Forte Vermelho (Delhi) e do Palácio dos Ventos (Jaipur).

Ibn Battuta Mall em Dubai

No entanto, a peça central é o Relógio Elefante. Uma maravilha da tecnologia medieval criada por um inventor Al Jazari. A cada hora, figuras esculpidas de madeira, dragões e fenômenos do Elefante Relógio ganham vida e se movem juntas, pois lhe conta o tempo. 

Área dedicada ao Egito


Ibn Battuta Mall em Dubai

Este design traz à vida a maravilha de história antiga  egípcia: faraós, pirâmides, hieróglifos e templos.

Ibn Battuta Mall em Dubai

Paredes de arenito com hieróglifos esculpidos, colunas de papiro, arcos apontados da arcada central e majestosas lanternas emprestam a sensação de um autêntico bazar egípcio. 

Área dedicada a Andaluzia

O último capítulo da odisseia de Ibn Batutta, a Andaluzia, era uma terra de arte, poesia, arquitetura, ciência e aprendizagem. As influências desse bom tempo e civilização brilham em todos os cantos. O teto em forma de estrela e a Fonte dos Leões são inspirados por o Palácio de Alhambra. Os salões elevados e os arcos acentuados levam você de volta para a Grande Mesquita de Córdoba. As paredes de pedra vermelha e as telhas de terracota são adicionadas a o distinto sabor andaluz.

Ibn Battuta Mall em Dubai

Praça de Alimentação

Ibn Battuta Mall em Dubai


Ibn Battuta Mall em Dubai


Inspirada pelas fortalezas de Monastir e Sousse e os palácios da Tunísia e Marrocos, a praça de alimentação possui mais de 25 estabelecimentos internacionais de restaurantes e cafés.

Ibn Battuta Mall em Dubai
Entrada do Ibn Battuta Mall e estação de metrô ao lado

Localização e horário de funcionamento
Ibn Battuta está localizado ao lado da Rodovia Sheikh Zayed, entre os intercâmbios 5 e 6. 

Abertura normal do shopping: das 10h às 22 horas.
Durante o Ramadã, compras e entretenimento permanecerão abertos das 10h às 1h da manhã e jantar, até às 2h da manhã.

Como chegar no Ibn Battuta Mall
Metrô: na Zona 2 da linha vermelha, Estação Ibn Battuta.
Pode-se ir de táxi ou ônibus também.

*Fonte de pesquisa: site do Ibn Battuta Mall

Ibn Battuta Mall em Dubai

Eu achei linda a decoração e temática deste shopping, mas muito mais fascinante deve ter sido a volta ao mundo realizada pelo Ibn Battuta!

Espero que você tenha gostado!

Beijos,
Ana Maria
Comente via Blogger

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.