Akshardham, o maior templo hindu do mundo!

Swaminarayan Akshardham é o maior templo hindu do mundo e está localizado em Nova Delhi, a capital da Índia. O templo foi construído a partir de arenito e mármore e foi inaugurado em 6 de novembro de 2005.


Para a construção do complexo foram necessárias mais de 300.000.000 horas de trabalho, nos quais se dedicaram mais de 7.000 voluntários e 3.000 artesãos qualificados de todo o mundo.

Em dias nublados as fotos não ficam tão bonitas...

Swaminarayan é uma seita moderna de hinduismo, conhecido como o Swaminarayan hinduísmo e Akshardham significa o domicílio de Deus. Ele é saudado como um lugar eterno de devoção, pureza, paz e harmonia.


A premissa espiritual de Akshardham é que cada alma é potencialmente divina. Se estamos servindo a família, o país, nossos vizinhos ou todos os seres vivos do mundo, cada serviço pode ajudar um movimento no sentido de divindade. 


Cada oração é um chamado para melhorar a si mesmo e se mover para mais perto de Deus.


As fotos que eu já tinha visto do templo me deixaram fascinada e neste ano, fiz questão de visitá-lo logo no início da viagem para não correr risco de não ter tempo depois.


Para chegar até o Akshardham Mandir, precisei pegar dois metrôs (e ainda caminhar um bom trecho á pé), já que o templo fica um pouco distante da área central de Delhi. 

*Mandir: templo

Endereço do Akshardham Mandir: Noida Mor, New Delhi

Qual ou quais os metrôs que você deve pegar depende de onde estiver hospedado, mas a estação para descer tem o mesmo nome do templo (Estação Akshardham), então, é super fácil.


Chegando lá, como em quase todos os lugares públicos na India, passei por revista e detector de metais. Até aí, ok, fui liberada para entrar no primeiro pátio externo do templo. 


Fui com uma roupa bem fechada, cobrindo todo o corpo, levei echarpe para a cabeça e calcei uma sandália leve para carregá-la na mão sem cansar (temos que entrar descalços e com a cabeça coberta). 


Isso tudo eu já sabia e estava preparada. O que eu não sabia é que, para entrar no Complexo do Akshardham Mandir, é proibido entrar com qualquer equipamento fotográfico, filmadora e até mesmo celular com câmera. 


A infraestrutura do Complexo é muito boa e existe um guarda volumes em que eu até deixaria meu tablet lá, mas naquele dia, para poder fotografar cada detalhe do templo, eu havia levado, além do tablet, a Go Pro, uma Canon Profissional, várias lentes e uma Cano semi profissional. Não tive coragem de deixar tudo lá no guarda-volumes.


Imagino que deve ter segurança, mas era um equipamento muito caro para eu deixar lá e fazer a visita tranquila. Eu não confiaria deixar isso em guarda volumes de nenhum lugar no mundo. A não ser que houvesse um seguro pago para isso.


Então, segue esta dica importante: se você for visitar o Akshardham Mandir e não quiser arriscar e guardar o seu equipamento na entrada do templo, deixe tudo no hotel. Não se pode entrar com nada, nem bolsa, mochila, volume nenhum!


Mas ninguém fica sem foto. Se você quiser uma recordação da sua visita ao templo, ele têm fotógrafos e pagando 130 rúpias cada foto tamanho 8 x 12, você sai de lá com um ou mais registros de sua passagem pelo Akshardham Mandir.


Eu tinha pensado em voltar lá para fazer a visita completa, mas depois não consegui. Fica para a próxima.

#chateada


Em vários templos ou outros pontos turísticos da India, se queremos fotografar, precisamos pagar uma taxa especial por câmera, além da nossa entrada, mas em nenhum outro é totalmente proibido entrar com equipamento fotográfico. Eu queria pagar, mas nem pagando!

*Se você quiser ver saber mais sobre o maior templo hindu do mundo, acesse o site oficial: http://akshardham.com

Na foto acima, o mais próximo do templo que eu consegui chegar.

Pelo menos eu pude registrar um pouco do Akshadam Mandir de dentro do primeiro pátio externo do Complexo para mostrar aqui no blog.

Beijos,
Ana Maria
Comente via Blogger

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.