Black Friday no Brasil, será que vale à pena?

Black Friday é o nome de uma ação de vendas criada nos Estados Unidos, que acontece todos os anos, sempre na última sexta-feira de novembro, logo após o Dia de Ação de Graças, um dos principais feriados americanos. Nesta ação, lojas físicas e online oferecem grandes promoções de diversos produtos durante todo o dia.



Mas por que Black Friday? Este termo teria surgido no início dos anos 90, no estado americano da Filadélfia. Por ser uma sexta-feira, logo após um feriado, muitos trabalhadores começaram a emendar um feriadão, o que é muito comum por aqui, o famoso feriadão, mas é raro nos EUA. E como neste período, o comércio iniciava as vendas para o Natal, as pessoas aproveitavam o dia de folga para ir às compras. Isso começou a gerar grandes tumultos, filas imensas nas lojas e congestionamentos enormes. A polícia local começou a chamar este dia de Sexta-feira Negra, em inglês: Black Friday.



Vários países começaram a adotar esta ideia e, entre eles, o Brasil. A primeira Black Friday do Brasil aconteceu em 28 de novembro de 2010 e foi somente online, com adesão de mais de 50 lojas do varejo nacional. Nos anos seguintes, as lojas físicas também começaram a aderir, mas houve muitas ações fraudulentas, principalmente em 2012, onde as lojas aumentavam os preços dias antes para dar o "desconto" na Black Friday, que ficou conhecida também como Black Fraude (a famosa "metade do dobro").

Contra fraudes na Black Friday: para evitar a maquiagem de preços e falsos descontos, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara e-net), criou o código de ética para a Black Friday, e publicou uma lista com as lojas participantes que foram regulamentadas segundo as normas da cláusula. Existem também vários sites  que divulgam o nome das lojas que cometem fraudes nesta data, então, fique de olho. O mais conhecido é o Reclame Aqui.

Esta data já está bem popular por aqui, com adesão de muitas lojas, desde varejo, concessionárias de carros, companhias aéreas, tem participantes em todos os segmentos.

O interessante é pesquisar dias antes o que você pretende comprar, assim, quando chegar a Black Friday, você já sabe se o desconto oferecido é realmente bom ou não.

Segue aqui um link de lojas com ofertas da Black Friday no Brasil: Buscadescontos.

A não ser que o dólar despenque e entre na Black Friday também, eu não pretendo comprar nada neste dia, mas e você? Me conte se conseguiu alguma super oferta.

Beijos,
Ana
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

2 comentários :

  1. Eu não comprei nada muito caro, comprei nas Lojas Rede coisas que uso no dia a dia, como shampoo, cremes, sabonete, etc. e que realmente sei que estavam mais baratas, pois sempre compro lá.

    bj

    http://nandaaflordapele.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda,
      Eu não comprei nadinha, estou mais controlada nas minhas compras pois tenho coisas demais e nem estou dando conta de usar.
      Produtinhos de beleza quase nem preciso, estou testando tudo o que vem na Glambox. Aliás, eu vi que você assinou e usou a minha indicação. Muito obrigada.
      Tomara que a sua primeira caixa venha super recheada, para você adorar! E agora vou ter os seus posts também para ver.
      Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.