Quais as vacinas exigidas para uma viagem à Índia?

Para quem viaja para a Índia, o Governo daquele país exige somente o comprovante da Vacina Contra a Febre Amarela, que precisa ser tomada com uma antecedência mínima de 10 dias à viagem. 

Mas eu penso que os cuidados com nossa saúde deverão ser bem maiores que as exigências. Então, fui num no Posto de Saúde e solicitei todas as vacinas que eram consideradas importantes para uma viagem à Ásia. 


As vacinas que eu tomei gratuitamente em um Posto de Saúde foram as seguintes:

- Contra a Febre Amarela - validade 10 anos. (Apenas o Certificado emitido pela ANVISA é  válido para a vida toda!) 
- Sabin (as gotinhas) 
- Antitetânica - validade 10 anos
- Hepatite B - três doses: esta vacina eu tomei apenas a primeira dose. A segunda dose, deveria ser, no mínimo, trinta dias depois da primeira e a terceira, seis meses após. No meu caso, como não daria tempo, eu tomei apenas a primeira dose e agora vou voltar ao Posto para tomar as outras doses. Pelos menos, para as próximas viagens eu já estarei 100% protegida.

*Assim que eu voltei de viagem, tomei as outras duas doses da vacina contra a Hepatite B.

*Uma vacina que talvez seja também interessante tomar é a Vacina Antirrábica, porque tem muitos animais à solta pela Índia e se algum morder você (cachorro, macaco, rato, etc) e estiver contaminado, você corre sérios riscos. Eu não lembrei desta vacina nas duas vezes em que fui a Índia, mas na próxima eu penso em me prevenir.

Carteirinha de vacinação recebida do Posto de Saúde, com o carimbo das vacinas tomadas e datas.

Vacina feita em Laboratório particular

-Vacina contra a Hepatite A - duas doses. O Governo não fornece gratuitamente a vacina contra a Hepatite A, cuja doença é transmitida através de alimentos contaminados, etc. Então, fui o Laboratório da Santa Casa de Porto Alegre e tomei a primeira dose, mas tive que pagar R$ 110,00 (pesquise, o preço varia em cada laboratório). A segunda dose desta é para ser tomada seis meses após a primeira. Voltarei ao laboratório em outubro! 

*A segunda dose desta vacina também já foi tomada.

Reações às vacinas: a vacina contra a Febre Amarela me deu uma forte reação. Fiquei uma semana mal e, por por três dias, tive febre alta e náuseas. Os outros dias apenas com mal estar. Mas eu fui avisada no Posto de Saúde de que isso poderia acontecer.

Com exceção das vacinas contra as hepatites, que eu tomei uma semana depois, as outras eu tomei todas juntas. 

Onde obter o Certificado Internacional de Vacinação:


Próximos passos: depois de tomada a Vacina Contra a Febre Amarela, você precisa ir até um escritório da ANVISA (em Porto Alegre fica no aeroporto), preencher um cadastro online (lá mesmo tem computadores disponíveis, mas se você quiser agilizar o atendimento, faça seu cadastro antes, no site da Anvisa) e apresentar a carteirinha de vacinação que você recebeu no Posto de Saúde. Feito isso, você recebe o Certificado Internacional de Vacinação comprovando que você está vacinado(a) contra a Febre Amarela.

Este Certificado (carteirinha amarela) será solicitado pelo pessoal da Imigração, quando você chegar na Índia. Sem ele, você não entra no país.O cuidado com isso é tanto que quando eu embarquei em São Paulo, por precaução, a Emirates também solicitou este comprovante de vacinação, pois de nada adiantaria eu embarcar sem esta carteirinha. 

*Coloquei no post de ontem, mas vou repetir aqui: Esta carteirinha internacional não precisa ser enviada junto com o pedido do Visto, apenas deverá apresentada na imigração indiana, junto com o passaporte. 

*Algumas companhias aéreas também podem solicitar o certificado de vacinação no momento do embarque, apenas para checar se o passageiro está portando o mesmo.

Beijos, até o próximo post! 
Ana Maria

*Atualização de post em 25 de janeiro de 2018: Vacina contra a Febre Amarela fracionada 
A ANVISA somente emitirá o CIVP (Certificado Internacional de vacinação ou Profilaxia), exigido para quem viaja para a Índia, para quem tomar a dose padrão da vacina contra a febre amarela.
Muita atenção: não será fornecido este certificado a quem tomar a dose fracionada. Para ter direito às dose padrão, os viajantes deverão apresentar comprovante de viagem aos destinos que exigem este certificado.

Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

6 comentários :

  1. E há quem acredite que basta o passaporte!!!! Adorando a Índia contada por você!
    Ta melhor amor?

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Lu, só o passaporte não basta! E ainda depende da validade dele. A maioria dos países não aceita passaporte com validade inferior a 6 meses.
      Obrigada, continue me acompanhando, o melhor da India ainda esta por vir!
      E quanto a mim, estou me recuperando da cirurgia, mas ficara parada com o pé pra cima o tempo todo não está sendo nada fácil!
      Beijos

      Excluir
  2. Eu não sei porque não comentei aqui .. entrei aqui esses dias .. li e não comentei!?
    De vacinas estou ok! Tenho todas.. ahhauh
    E seu pé!? Tá tranquilo a recuperação!?
    Amei sua foto nova de perfil!!
    Beijocas
    Blog | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mari,
      Eu sou campeã de fazer isso. Vou nos blogs, leio um post, depois me distraio revendo alguma foto, penso que comentei e saio, mas não comentei, hehehe...
      Mas já aconteceu também de eu ter certeza de ter comentado e o Google não enviou o comentário. Já aconteceu isso também quando vou responder aqui no blog.
      Minha recuperação está muito lenta, mas está indo bem!
      Obrigada quanto à foto do perfil. Eu troquei, mas não sei o que acontece que não consigo deixá-la nítida. Já tentei com vários tamanhos (resolução) e dá na mesma . No Google+ ela fica perfeita, mas no blog...
      Beijos

      Excluir
  3. Olá, gostaria de saber se posso viajar pra Índia tendo tomado somente a primeira dose ou se preciso esperar pela segunda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eddie, a única vacina exigida é a Contra a febre Amarela, que é dose única e tem que ser tomada, no máximo, com 10 dias de antecedência à viagem.

      As outras vacinas são um complemento para a sua própria segurança e pode sim viajar apenas com a primeira dose, como é o caso das vacinas contra as hepatites A e B. Em 2015, quando eu viajei para a Índia pela primeira vez, eu só tinha a primeira dose destas vacinas e já fui parcialmente protegida.
      Abraços,
      Ana

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.