Melhor época para viajar e como comprar passagem aérea para a India!

Hoje eu vou contar para você como comprei a minha passagem para a Índia, qual a companhia aérea, quanto tempo antes eu organizei a viagem, se fiz sozinha ou com agência, duração do voo, conexões, etc.

Voo Emirates

Como organizar uma viagem para a Índia e com quanto tempo de antecedência devo comprar o bilhete?
Isso é muito pessoal e depende de como você costuma organizar as suas viagens, se é com muita antecedência ou não, se é através de agência ou por conta, enfim, o modo como você se organiza é muito pessoal.

Eu vou contar aqui como eu costumo fazer: para as viagens mais longas, como Europa ou EUA, eu considero um bom tempo, organizar tudo com no máximo, 3 meses de antecedência. Não gosto muito mais do que isto. Mas, no ano passado, eu e minha irmã decidimos ir para a Espanha de repente e, em um mês, organizamos tudo. A viagem saiu perfeita!

E agora, para a Índia, mesmo sendo muito mais longe, eu me superei: organizei tudo, mas TUDO MESMO, com menos de um mês. E a viagem foi inesquecível!

*Reforçando que eu fiz isso porque já tenho muita experiência em viagens! O ideal é organizar com bastante antecedência.

Comprar com Agência de Turismo ou por conta e risco?
Eu organizei toda a minha viagem por conta mesmo, mas se você não tem experiência na área, por favor, não faça sua estreia justamente com a Índia, pois é um país de costumes muito diferentes dos nossos. Para uma viagem assim, você vai ter menos contratempos e aproveitar muito mais se comprar um pacote organizado por uma agência de turismo.

Melhor época para visitar a Índia
Vai depender muito se você gosta mais de frio ou de calor, mas, na minha opinião, o melhor período é no Outono (final de setembro, outubro e novembro) e na Primavera (final de março até no máximo, final de maio). Final de ano é alta temporada e pode ficar bem mais caro e no verão indiano (que vai de junho a agosto), o calor é insuportável, chegando bem próximo ou até passando dos 50ºC. Ah, e em junho e julho ainda tem as monções (época de muitas chuvas) mais ao sul da Índia.

Agra Fort e o impedioso sol do quase verão indiano

Eu fui no início de maio e fiquei até o início de junho e já peguei muito calor, principalmente em Delhi, onde a temperatura passava dos 40ºC quase todos os dias. Se eu tivesse ido em abril, teria sido bem mais ameno. E isso que eu não fui para o Sul da Índia, onde é ainda mais quente.

O clima só foi agradável nas montanhas, próximo do Himalaia e na Caxemira, bem norte da Índia, onde eu peguei até neve.

Qual companhia aérea comprar o bilhete?
Eu fiz uma pesquisa em sites de busca (google voos, skyscanner, submarino, decolar, etc.) e vi quais as companhias aéreas tinham os voos com valores mais acessíveis e o principal, com menos conexões, já que a distância é muito longa e muitas conexões iriam me cansar muito mais.

*Eu faço as buscas nestes sites, mas sempre compro direto no site da companhia aérea.

Empresas aéreas internacionais que voam para a Índia

*A Etihad suspendeu os voos de e para o Brasil em 26 de março de 2017.

Não existem voos diretos do Brasil para a Índia e você precisa escolher uma das empresas acima e ver qual a melhor conexão e valores para você.

Os preços das passagens da Emirates Airlines, companhia aérea árabe (com sede em Dubai) estavam praticamente a metade das outras, saindo de São Paulo ou do Rio. E o melhor, tinham apenas uma conexão em Dubai. Não tive dúvidas, optei pela Emirates, que além de tudo, é uma das maiores e mais modernas companhias aéreas do mundo!

Eu vi a promoção de passagens no site da Emirates no início de abril e me interessei, mas eu tinha que viajar no máximo até maio por causa do verão indiano. Ou depois de setembro, quando a temperatura ameniza. Mas aí ia demorar muito e eu não queria esperar, por isso a minha viagem foi organizada em tão pouco tempo.

Eu comprei meu bilhete aéreo no dia 13 de abril, para viajar no dia 5 de maio. Ou seja, com 23 dias de antecedência! Comprei neste dia porque foi quando eu recebi o meu passaporte com o Visto concedido e carimbado.

É difícil negarem um pedido de Visto para a Índia, mas vai que implicassem comigo, já que não é muito comum uma mulher viajar sozinha para a Índia. Por isso esperei receber o visto antes de comprar o bilhete.

Qual o melhor aeroporto para desembarcar?
Devido ao clima em maio, eu decidi conhecer apenas o norte da Índia, e o melhor aeroporto foi o Aeroporto Internacional Indira Gandhi, em Nova Delhi, que é a capital da Índia. Mais ao Sul, em Bombaim (Mumbai, para os indianos) tem o Aeroporto Internacional Chhatrapati Shivaji, que tembém recebe voos do mundo inteiro. Bombai, ou Mumbai, é também muito conhecida por ser a sede de Bollywood, a maior indústria de cinema do mundo.

Como eu comprei o meu bilhete: eu moro em Porto Alegre, mas no Brasil a Emirates Airlines operas voos somente saindo de São Paulo ou Rio de Janeiro. Optei por São Paulo porque os valores estavam melhores do que sair pelo Rio.

Bilhete impresso e cartões de embarque

Site, telefone ou loja da Emirates?
Eu comecei a comprar o bilhete pelo site, mas como eu estava tentando comprar o trecho a partir de Porto Alegre e o site não estava aceitando minhas opções, eu liguei para a Emirates e a atendente finalizou a minha compra. Fui maravilhosamente bem atendida.

Como não tem loja da Emirates em minha cidade, o mais prático é internet ou telefone. Mas é importante saber que comprar direto nas lojas físicas das companhias aéreas geralmente é cobrada uma taxa extra pela emissão de bilhetes.

Valores
Eu comprei os trechos nacional e internacional separadamente, já que comprar junto com a Emirates eu teria que pagar uns R$ 800,00 a mais pelo bilhete, sem contar que os horários dos voos oferecidos eram muito ruins. Então, decidi emitir separado e paguei em torno de R$ 250,00 pelo bilhete ida e volta GRU X POA, pela TAM. E economizei R$ 550,00.

E pelo bilhete GRU X DBX X DEL, ida e volta, eu paguei R$ 3.148,04, com as taxas. A desvantagem é que, como foram comprados os bilhetes separados, nos voos de ida e volta de São Paulo para Porto Alegre eu tive que respeitar as regras de voos domésticos, ou seja, apenas uma bagagem de 23kg e não duas de 32kg. Na volta eu estava com 14kg de excesso e tive que pagar uma taxa de R$ 190,00 para a TAM.

Valor total dos bilhetes, incluindo taxa de excesso de bagagem: R$ 3.588,04.

Duração dos voos
Os voos saindo de São Paulo ou Rio duram uma média de 14 horas até Dubai e depois, mais 3 horas de voo até Nova Delhi. Mas com as conexões, a viagem se torna bem mais longa do que isso.

Eu saí de Porto Alegre para São Paulo, no dia 5 de maio, à tarde e só embarquei para Dubai, nos Emirados Árabes, às 00:05 do dia 6 de maio. Fui com bastante antecedência para evitar contratempos e risco de perder o voo.

Cheguei em Dubai às 21h50min do dia 6 (em Dubai são 7 horas a mais do que no Brasil) e o voo para Delhi, na Índia, saiu às 04h35min do dia 7 de maio. Cheguei em Delhi às 9h25min do dia 7 e no Brasil era 23h30min do dia 6, pois na Índia existe uma diferença de 8h30min em relação ao horário oficial do Brasil.

Na volta para o Brasil, no dia 8 de maio, eu estiquei a conexão em Dubai e paguei a mais apenas a taxa de embarque, no valor de R$ 70,00. Fiquei um pouco mais de um dia na cidade e me arrependi, pois deveria deveria ter marcado para ficar de três a cinco dias por lá.

Próximo post vou contar como é voar pela Emirates!

Beijos,
Ana Maria
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

6 comentários :

1. Eu nunca tive vontade de viajar pra Índia, mas é um destino a se considerar
    Já fiz um trabalho incluindo Mumbai e Nova Delhí e achei bem bacana.
    Adorei seu blog, sou louca por viagens.
    www.iamcamilakellen.blogspot.com

ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila,
      A India não é um destino muito procurado pelos brasileiros, que preferem a Europa e os EUA, mas te garanto que é um destino super interessante e muito exótico!
      É legal quando precisamos pesquisar sobre determinado lugar, isso acaba sempre despertando nossa curiosidade para conhecer mais.
      Beijos

Excluir
    2. olá. estou adorando as dicas! pretendo ir à Índia em outubro ( esperando o visto chegar) e gostaria de saber se com o inglês não muito.bom consigo me virar lá por 15 dias! :por

3. Olá, muito obrigada.
      Se você já tem experiência em viagens, mesmo que o seu inglês não seja dos melhores (o meu também não é), você vai conseguir se comunicar sim. Mas aviso que o inglês dos indianos é bem diferente do inglês a que estamos acostumados, hahaha...,mas depois o seu ouvido acostuma! Abraços e excelente viagem!

Excluir
  2. e quanto a hospedagem lá, alguma dica pra economizar?

ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jonas, duas dicas para economizar é pagar sempre em cash (cartão tem acréscimo nos hotéis da India) e pedir desconto sempre! Eu consegui desconto em todos os hotéis em que eu me hospedei.
      Quanto à categoria dos hotéis, depende do quanto você está disposto a abrir mão. Se você for no verão, nem pense em ficar em quarto sem ar condicionado, pois você não conseguirá dormir, já que o calor beira aos 50 graus em grade parte da India. A grande maioria dos hotéis em que eu me hospedei foram de 3 estrelas. Um ou outro 4 estrelas e, em lugares remotos que nem hotéis tinha, eu fiquei em Guest Houses.
      Se você viajar sozinho e não se importar, você pode ficar em apto com banheiro coletivo (que fica no corredor), dependendo do hotel.
      Eu até nem faço questão de luxo, mas conforto e privacidade para mim são fundamentais, então nunca dividi quarto e/ou banheiro e não sei te dizer se a economia vale à pena.
      Abraços,
      Ana

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.