India Gate, o Portão da Índia!

Pode não ser o lugar mais bonito, o mais importante ou o mais visitado pelos turistas, mas o fato é que eu tenho um carinho muito especial pelo India Gate - o Portão da Índia


Foi o primeiro lugar que eu visitei, logo no meu primeiro dia na Índia. Foi através deste portão que eu literalmente entrei na Índia e me apaixonei por este país!


O India Gate é um memorial de guerra com os nomes dos 82.000 soldados indianos e também alguns britânicos que morreram em batalha no período 1914-1921, durante a Primeira Guerra Mundial, na França, Flandres, Mesopotâmia, Pérsia, África Oriental, Gallipoli e em outros lugares no Oriente como também na Terceira Guerra Anglo-Afegã.


Está localizado em Rajpath, no "eixo cerimonial" de Nova Delhi, ao lado do Parlamento Indiano e se assemelha muito com o Arco do Triunfo, em Paris.

Lateral do arco

Em 1971, sob o arco, foi construído uma pequena estrutura em mármore preto, com um rifle invertido, tampado por um capacete de guerra, ladeado por quatro chamas eternas, simbolizando o Túmulo do Soldado Desconhecido, para lembrar a nação indiana dos soldados mortos naquele ano, durante a Guerra Indo-Paquistanês.

No dia em que eu fui ao India Gate, tinha um cordão de isolamento em volta do arco e muitos policiais vigiando. Não entendi o que estava acontecendo, mas o fato é que eu não consegui chegar próximo das quatro chamas eternas e fotografá-las.

Clique na imagem para ampliar e você poderá ver inscritos os nomes dos soldados homenageados.

O arco inteiro se encontra sob uma base de pedra vermelha Bharatpur e se ergue majestoso. Na cornija podemos ver os sóis imperiais e nos dois lados do arco está escrito INDIA e, em cada lado, dentro de um circulo, as datas: MCMXIV (1914 esquerda) e MCMXIX (1919 direita). 

Tem um pequeno córrego ao lado do India Gate e quando o sol se põe, a iluminação reflete na água e o lugar todo fica muito bonito.

Muita gente senta à beira do córrego e fica apreciando o por do sol


Em torno do India Gate existe uma grande extensão de área gramada que, ao entardecer da primavera/verão, é muito utilizado pela população para fazer piqueniques em família, já que neste horário o clima fica bem mais agradável.

... e vendedores de tudo o que se pode imaginar começam a aparecer!

Conforme vai anoitecendo, o India Gate é lindamente iluminado e sua grandeza se destaca ainda mais. E mais e mais pessoas vão chegando em volta do arco para apreciar a beleza, tirar fotos e aproveitar a iluminação.


E os vendedores fazendo bolinhas de sabão atraem a atenção da criançada e, ao mesmo tempo, deixam as fotos de quem está próximo, todas manchadas.

Esta foto, longe das bolinhas de sabão, ficou bem mais nítida!

À noite o local se transforma numa enorme feira ao ar livre.


Este outro monumento fica numa rótula bem atrás do India Gate. Procurei o seu nome e significado e não encontrei em lugar nenhum, nem na internet. Mas se eu achar, atualizo o post.

*Coloquei esta foto no instagram e perguntei aos indianos o nome deste monumento: a maioria respondeu apenas que fazia parte do India Gate!

Maaaas, o pessoal do @delhigram me informou o seguinte: no centro deste monumento havia uma estátua em honra ao Rei George V, colocada quando a Índia ainda era colônia britânica. Quando houve a independência, a estátua foi removida para o Parque da Coroação. Agora, o governo indiano está planejando fazer um memorial nacional de guerra em volta desta área!


Existem inúmeras fontes em em toda a área em volta do India Gate e também próximas do prédio do parlamento Indiano, que fica quase ao lado.


Quando anoitece, estas fontes exibem uma belíssima iluminação colorida. O efeito na foto dos respingos da fonte é o mesmo das bolinhas de sabão.

Prédio do governo indiano, todo iluminado


Muito bonito apreciar o por do sol e o anoitecer no entorno do India Gate. Minha primeira impressão sobre a Índia foi muito boa.

Você já tinha visto a imagem do India Gate ou nem imaginava que este monumento, tão parecido com o Arco do Triunfo, existia?

Beijos,
Ana
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

4 comentários :

  1. Eu não...e nem nenhum desses monumentos tão bonitos, a minha visão da India mais perto é o dessa feira noturna,rsrsrs A curiosa pergunta, quem tirou suas fotos? Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wilma, se prepare então para conhecer monumentos e lugares belíssimos nos próximos posts.
      Sobre as fotos, eu estava sempre com um guia, pois não é nada fácil se locomover pela India sem ajuda de alguém que more lá, pois nem todos falam inglês. Na capital é fácil, mas no interior... Depois eu acabei fazendo algumas amizades muito legais.
      Beijos

      Excluir
  2. Nossa quando penso na Índia penso no Taj Mahal, nunca em monumentos tão diferentes da arquitetura dele como este ! É muito parecido com o Arco do Triunfo, mas nem por isso deixa de ser bonito!
    Beijocas.
    Blog | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari, sempre que se pensa na India, a primeira coisa que em em mente é mesmo o Taj Mahal, pela sua linda história de amor e pela suntuosidade da construção, mas existem outros templos e construções belíssimos também. Você vai ver!
      Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.