Spice Souk, o mercado de especiarias de Dubai

Bem pertinho do Mercado do Ouro e ao lado do Khor Dubai (riacho de água salgada), no bairro Deira, está localizado o Grand Souq Deira ou Deira Spice Souk, como também é chamado o Mercado de Especiarias de Dubai.


É um mercado muito sedutor para quem gosta dos cheiros e das cores dos temperos e demais especiarias, a maioria vindos da Índia, Irã e Paquistão.

Eu vou à loucura com esse tipo de mercado. Adoro olhar, cheirar, fotografar!


Os aromas se misturam no ar em uma harmonia que parece combinada. Estimulam não só o olfato, mas também a imaginação!

Artigos de decoração, muitos narguiles e tabacos.

E a beleza destas lanternas?

No labirinto de corredores e lojinhas podemos encontrar de tudo: temperos, perfumes, roupas, bijuterias, doces, salgados, artesanatos, souvenirs, tabaco para narguilé, incensos, cerâmica, tecidos e tudo o mais que se possa imaginar. Lá tem!



A maiorias dos vendedores ficam do lado de fora das portas chamando para entrar e oferecendo alguma degustação. São simpáticos e querem descobrir de onde você é para falar alguma coisa sobre o seu país.


Apesar de ter entrado em Dubai como italiana (porque não precisava de visto) eu me apresentei como brasileira e as únicas coisas que me disseram sobre o Brasil foi "lepo lepo" e "Assim você me mata"! Oi? Credo, me recuso a fazer maiores comentários sobre essas parte... acho que eu devia ter me apresentado como italiana mesmo!

Tem também café em grãos, chocolate, balas, doces árabes...

Eu estava com problemas de excesso de peso na bagagem (depois de 33 dias na India...), então não me empolguei em comprar muita coisa, mas não resisti e comprei um shampoo com óleo de argan. Custava AED 25,00 (+ ou - 15,00). Dei uma única pechinchada de AED 5,00 e comprei por AED 20,00. O vendedor aceitou na segunda chamada... foi muito fácil, Acho que eu poderia ter pago AED 15,00... mas tudo bem... O  segredo é negociar em tudo e o preço pode sair pela metade.


Em frente ao Spice Souk tem uma banquinha que vende Camel Ice Cream, ou seja, sorvete de leite de camelo ("camela", no caso...). Uma delícia, mas confesso que não tinha entendido bem, pensei que o "Camel" fosse só a marca do sorvete árabe. Depois é que o guia do tour me contou. Não sei se provaria sabendo...

Frutas secas, sementes, objetos de decoração.. e muito mais, na mesma banca!


Apesar do calor quase insuportável que faz em Dubai, pelo menos nesta época do ano, se você for até o Spice Souk, o ideal é se vestir de maneira mais discreta possível, pois praticamente 100% dos vendedores são homens, a maioria jovens e muçulmanos. Por isso não é muito adequado se vestir como nos vestimos no verão brasileiro.

Alguém consegue me traduzir o nome desta lojinha?

O Spice Souq não é um mercado apenas para turistas. Os próprios moradores de Dubai também frequentam, inclusive chefs de restaurantes, cozinheiros e a população em geral. Estão sempre em busca do melhor tempero ou de alguma novidade.

Safron ou Zafron (Açafrão). WQuanto mais vermelho, melhor qualidade.

A especiaria acima é o Safron ou Zafron, como eles chamam. No português é Açafrão. É uma das, se não a mais cara especiaria do mundo. Quanto mais vermelho, mais puro. 

Neste souk, a origem do Açafrão (Safron) era do Irã, mas eu comprei alguns gramas em Kashmir (Caxemira) na Índia. A cor era de um vermelho bem mais intenso (vou mostrar depois num post sobre comprinhas). Esta especiaria é pesada e vendida em gramas, como se fosse ouro.


Estas "pedrinhas" coloridas são de chocolate com leite de camela. Eu degustei algumas e são gostosinhas, mas nada muito especial, apenas curiosas.


Mas este é um mercado para quem gosta de ver o colorido e sentir o aroma das especiarias. Quem tem problemas com cheiros mais fortes ou gosta de lugares mais finos e sofisticados, talvez não aprecie tanto. Eu recomendo uma visita, até porque fica quase ao lado do Mercado do Ouro.

Eu já disse muitas vezes, adoro este tipo de mercado. E você, gostaria de visitar o Spice Souk?

Beijos,
Ana Maria
Comente via Blogger

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.