Templo Budista em Foz do Iguaçu: contemplação, meditação e paz interior!

Quando se pensa em Foz do Iguaçu, a primeira coisa que vem em mente são as Cataratas e depois, as compras na vizinha Ciudad del Este, não é?

Claro que existem outras atrações, mas que não são tão conhecidas quanto as duas acima citadas, e no post de hoje eu vou descrever um pouco sobre belíssimo Templo Budista, que poucas pessoas sabem que tem em Foz.


O budismo surgiu aproximadamente entre os anos 500 a.C. e 400 a.C, na Índia, próximo ao Nepal, quando Siddartha Gautama, após alcançar a iluminação (Nirvana), se tornou Buda e ensinou o caminho para alcançar esse mesmo estaço de consciência.

O templo budista, também chamado de Santuário Ksitiigarbha, foi construído de acordo com a típica arquitetura chinesa.

O budismo é a quarta religião com mais adeptos no mundo, atrás do cristianismo, do islamismo e do hinduismo, com cerca de 360 milhões de adeptos e apenas 10 milhões destes estão fora da Ásia. No Brasil, esta religião foi inserida por imigrantes japoneses, no início do século XX e a principal ramificação no país é o zen budismo. 

Imagem sagrada do Buda Shakyamuni, segundo a plaquinha.


Não sei o nome deste Buda todo sorridente, mas deve ser o famoso "Buda que ri". Se alguém souber, me avise para que eu coloque o nome correto.


O Templo Budista de Foz do Iguaçu possui um dos maiores centros de estudos e meditação do budismo da América Latina e foi construído em 1996, a partir da união das comunidades chinesas na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. Atualmente é administrado pela Ordem Budista Internacional (ORBI).

Está localizado bem longe do centro da cidade, em uma região alta, onde se pode ter uma vista de parte do centro da cidade de Foz do Iguaçu e também de Ciudad del Este (Paraguai).

À esquerda, Foz do Iguaçu (BR) e mais ao centro da foto, Ciudad del Este (Paraguai)

O local é muito bonito e nos induz à contemplação e nos passa uma agradável sensação de paz interior. Um verdadeiro convite à meditação!


São 2.500m² de área repleta de jardins muito bem cuidados e decorados com dezenas de estátuas de várias divindades.

O local atrai adeptos de todas as religiões.


Ao fundo, a grandiosa estátua em concreto de Mi La Pu-san, o famoso Buda sentado, com sete metros de altura e feita de concreto. A cópia gigante é uma das 120 peças existentes ao longo dos 42 hectares de extensão da área.


Entre estas estátuas, 108 são idênticas, com 2,5 metros de altura, todas alinhadas em direção ao pôr-do-sol. De longe, elas parecem um exército, mas cada uma representa uma reencarnação de Buda na Terra.


A vista que se tem lá na frente do buda dourado (aquele sorridente) é a mesma da sexta foto deste post, que mostra parte de Foz do Iguaçu e de Ciudad del Este.

As fotos abaixo são dos bodhisattvas (destinados a iluminar), estátuas maiores que estão apoiadas em réplicas de dragão e elefante.


Os bodhisattvas são “encarregados” de proteger as reproduções dos budas. Possuem as fisionomias bem sérias, mas se destacam pelas cores bem vibrantes. 


Outro destaque é o templo principal, com 1.600m² e dois andares. Ele abriga a casa do mestre, que é a sede oficial do líder religioso e mais cinco grandes esculturas colocadas sobre altares, representando O Grande Voto, A Suprema Felicidade, O Mestre da Medicina, A Grande Compaixão e “Sakyamuni”, que também conhecido como o mestre fundamental. 


O acesso ao interior do templo é restrito e se pode entrar apenas alguns metros. É proibido fotografar lá dentro, mas pelo lado de fora sim, então consegui apenas esta imagem que mostra três das cinco esculturas citadas acima.

Dias de visitação e horários

A visitação ao templo é aberta de terça a domingo, das 9h30min às 17h e a entrada é gratuita. Eu fui quase no final da tarde e penso que este é mesmo o melhor horário para se contemplar, inclusive, o por do sol e olhando para a mesma direção em que estão dispostas a maioria das imagens.

Como chegar

Para se chegar até o Templo Budista pode ser através de um city tour, de táxi ou de ônibus normal de linha, que passa no centro da cidade. Fui de táxi e paguei R$ 40,00. Para a volta, não havia nenhum ponto de táxi próximo e precisei pegar um ônibus (que deu muitas voltas até chegar ao centro), mas foi tudo muito tranquilo.

Você aprecia locais como este? Visitaria um Templo Budista?

Beijos,
Ana Maria
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

4 comentários :

  1. Que lindo lugar. Não sabia que tinha em Foz! ADOREI ver as fotos!

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, quase ninguém sabe que tem aquele templo em Foz. O lugar é muito lindo mesmo. Bjs

      Excluir
  2. Respostas
    1. Oi Vi, "quase" conheci, hehehe
      Tempos atrás eu estava perto de Três Coroas e decidi ir até o templo. Foi uma subida de 5km, estrada estreita, cheia de pedras e buracos e quando, finalmente cheguei no portão do Templo, o mesmo estava fechado naquele dia. Ninguém merece.... mas quem já conheceu disse que é muito lindo!
      E você, já conhece?
      Bjs

      Excluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.