Os Sulfatos e Parabenos são realmente vilões?

Você já ouviu falar ou leu em alguma embalagem de cosméticos que este é livre de Sulfatos ou Parabenos (Sulfate-Free ou Paraben-Free)? 
Se já viu por aí, talvez tenha pensado: esse produto deve ser bom, já que não tem estes componentes... Mas você parou para pensar no que exatamente eles são prejudiciais?


O que são Sulfatos?

São detergentes e a sua função é criar espuma no shampoo, sabão, sabonete, produtos para barbear, etc. 

O sulfato pode causar ardência nos olhos, ressecamento e irritações na pele e no couro cabeludo. Mas essas reações dependem do tipo ou da quantidade de sulfato presente na formulação dos produtos (não vou entrar em detalhes porque não sou química). 

Os produtos livres de sulfatos são um pouco mais caros e  quase não fazem espuma, mas em compensação, não causam ressecamento ou irritação, já que não retiram a oleosidade natural da pele e dos cabelos. Neste caso, eu acho que compensa investir um pouco mais e comprar produtos Sulfate-Free!

O que são Parabenos?

Os parabenos são conservantes muitos utilizados para eliminar micro-organismos. Eles podem ser encontrados em shampoos, hidratantes, cremes de barbear, lubrificantes, etc. 

Esses produtos precisam de conservantes para ficarem livres de contaminações. Até a água, principalmente se ficar parada e não tiver nenhum conservante, pode ser contaminada e apodrecer. Então, imagine uma mistura de ingredientes diversos que compõem um cosmético... 

Se algum produto for Paraben-free, ele necessariamente está usando um outro tipo de conservante, ou pior, mais de um, para evitar a proliferação de micróbios e bactérias. Estes micro-organismos, quando "atacam", deterioram os produtos e podem causar um mal bem maior à população. No caso de um cosmético contaminado, no mínimo, ele perderá o seu efeito e, na pior das hipóteses, causará algum mal à pele ou cabelos do(a) do consumidor(a).

A FDA (Food and Drug Administration) já determinou que não há qualquer risco ou ameaça à saúde pela utilização de produtos ou alimentos com parabenos.

Para quem nunca ouviu falar, FDA significa Administração de Comidas e Remédios e é um órgão do governo dos Estados Unidos, com a função de controlar os alimentos e medicamentos, através de diversos testes e pesquisas. Se equivale à nossa ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). 

Minha opinião:

O fato de um produto conter parabenos não me incomoda de jeito nenhum, aliás, pelo que eu me informei, até prefiro que tenha. 
Quanto aos sulfatos, eu tento substituir, pelo menos os meus shampoos, por outros sem este detergente.

E você, tem essa preocupação em utilizar produtos livres de sulfatos ou parabenos?

Beijos,
Ana

Comente via Blogger

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.