Uma visita a Igreja e Convento de São Francisco, em Goa

A Igreja e Convento de São Francisco é um templo católico, uma das mais antiga igrejas ainda em pé na Velha Goa. Faz parte do conjunto pertencente ao patrimônio da Humanidade de Igrejas e Conventos de Goa. 

A Ordem Franciscana foi a primeira a instalar-se em Goa e o Convento de São Francisco de Assis de Goa foi fundado em 1518 por Frei António Louro, que chegou tendo mais oito freis franciscanos na sua missão, com ordens explícitas do rei Manuel I de Portugal para que o governador Lopo Soares de Albergaria facilitasse a ação missionária e a instalação deles em Goa.

Igreja e Convento de São Francisco em Goa na Índia

A primitiva igreja foi concluída em 1521, mas foi totalmente reedificada a partir de 1661, preservando-se porém um portal em estilo manuelino, incorporado à fachada maneirista da nova igreja.

Este portal, em pedra escura, apresenta um perfil trilobado tipicamente manuelino e um remate ladeado por esferas armilares, símbolos de D. Manuel. A fachada é estreita e alta, com duas torres de secção octogonal. Em frente há um grande cruzeiro de granito.

O interior é de uma só nave abobadada, com capelas laterais e transepto, cobertos por estuque e pinturas. O piso da igreja, como outras igrejas de Goa, possui grande quantidade de campas com inscrições e brasões.

A capela-mor possui várias pinturas sobre a vida de São Francisco de Assis e um grande retábulo de talha dourada datado de c.1670 com uma imagem de Jesus na cruz abraçando com um braço a São Francisco. Atrás do retábulo, visível por uma abertura deste, encontra-se um tabernáculo esculpido, sustentado por estátuas dos Quatro Evangelistas, que era usado para exibir o Santíssimo Sacramento e o cibório.

Como a igreja estava em obras de restauração, a maioria das imagens foi retirada de seu interior, mas mesmo assim, foi possível apreciar a arquitetura dela.
Visitei também o museu, que fica ao lado.

Então agora, aperta o play e vem comigo!


Se você gostou do vídeo, deixe seu like lá no youtube, é muito importante para ajudar no crescimento do canal. E se você gostou muito, compartilhe o vídeo em suas redes sociais. Obrigada!

*No final do post, tem link para compartilhar direto no seu Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp, LinkedIn e até Pinterest. Obrigada!

Ah, já se inscreveu no canal? Estou te esperando!
Beijos,
Ana Maria
Comente via Blogger

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.