Kerala Blog Express, um concurso obscuro!

Se você costuma ler sempre o blog e/ou me segue nas redes sociais, deve ter visto várias postagens minhas pedindo votos para um concurso que eu estava participando.

Kerala Blog Express

Em 23 de novembro de 2017 eu me inscrevi na quinta edição do concurso Kerala Blog Express, promovido pelo governo do estado de Kerala, na Índia. Este concurso é direcionado a blogueiros, jornalistas e fotógrafos de viagens, lifestyle e de culinária, visando promover o turismo e a culinária daquele estado para o mundo todo.

Li várias postagens dos ganhadores de edições anteriores e fiquei bem empolgada, por isso, decidi me inscrever.

Kerala Blog Express
A viagem terá início em 12 de março de 2018

Entre os quase 700 selecionados para participar do concurso, seriam 30 escolhidos para viajar pelo estado de Kerala durante 15 dias, com quase todas as despesas pagas, exceto a passagem área, que seria reembolsada, no máximo, em 70% do valor ou até US$ 1.000, o que seria menor.

Kerala Blog Express
Aqui eles explicam quanto irão pagar pela passagem aérea  da origem de cada ganhador até o Kerala

Eu fui um dos "entusiastas" selecionados que, entre outros requisitos de avaliação não muito claros, estava apta a receber votos no site do concurso. Minha seleção foi divulgada no início de dezembro, mas só no dia 12 eu recebi o email deles e fazia uma semana dos primeiros selecionados terem suas fotos e nomes divulgados no site. E pasme, os organizadores ainda foram selecionando os participantes até a primeira semana de janeiro, sendo que o último dia para receber os votos seria no dia 10 de janeiro. O resultado foi prometido divulgação no site do concurso, em 15 de janeiro.

Kerala Blog Express
Página do concurso me apresentando e onde votar em mim

Até o fim de dezembro, o concurso fluía normalmente e eu, quase todos os dias nas redes sociais, blog e grupos no facebook pedindo para os amigos votarem em mim. Foi muito bom ver o engajamento das pessoas, muita gente votando em mim.

O primeiro bug
Em 1º de janeiro de 2018 veio o primeiro bug. As votações foram encerradas, apesar da data final anunciada ser dia 10 de janeiro. Mas foi um erro de programação e, no dia 2, as votações estavam disponíveis novamente. Porém, o concurso começou a dar sinais de não ser tão sério quanto eu imaginava.

Ofertas de venda de votos
Começaram as ofertas de vendas de votos e muita gente supostamente comprou, pois alguns partiam do zero a 1.500 votos em poucas horas. Depois, vários dias sem um voto sequer e,de repente, recebia mais uma "leva" cronometrada, ou seja, 1 voto por minuto, nem mais, nem menos. 

Assim que eu recebi a oferta de venda de votos, denunciei imediatamente aos organizadores. Estes me responderam que qualquer irregularidade seria apurada. Não vi nada acontecer, pois novos participantes surgiam a cada dia e do nada, lideravam as votações de quem já estava concorrendo a mais de um mês, sem contar o que vou descrever em seguida. 

Troca de países
Outra característica de desorganização era a de que alguns participantes, ultrapassados nas votações, tinham acesso ao seu cadastro e trocavam diversas vezes o país ao qual representavam por outro que não tinha nenhum concorrente. Parecia até piada. 

Acusações 
Teve até gente desesperada acusando em suas redes sociais outros participantes de compra de votos e de fraude, denegrindo a imagem destes, mesmo sem provas, apenas por ter sido ultrapassado nas votações.

Parecia algo ao estilo "salve-se quem puder" e o concurso foi tomando um rumo muito desleal e selvagem demais para o meu padrão! 

Enfim, neste momento comecei a me questionar se realmente valeria a pena, caso eu fosse chamada, a aceitar esta viagem, pois fiquei muito receosa do que poderia ter que enfrentar, já que o concurso não se desenvolveu com a clareza prometida.

Kerala Blog Express

Encerramento das votações
Dia 10 de janeiro as inscrições foram definitivamente encerradas e, no dia 15 de janeiro, data prometida no regulamento (e depois apagada do site pelos administradores), seria divulgado, no site, o nome dos vencedores.

Ainda em dúvida, decidi aguardar a divulgação dos vencedores para acreditar que eu tinha me inscrito em um concurso sério e que os percalços tinham sido apenas problemas pontuais, mas que não iriam comprometer o resultado final.

Divulgação dos escolhidos
Até hoje, dia 20 de fevereiro, os nomes dos vencedores não foram divulgados!
Em conversa com outros participantes, eu soube que os escolhidos foram chamados em emails individuais. Ou seja, os organizadores escolheram quem eles quiseram e não deram sequer uma satisfação aos outros participantes sobre os critérios e quem foram os 30 selecionados.

Kerala Blog Express
Está bem claro que os vencedores seriam divulgados no site, mas apagaram a data de 15 de janeiro!

Promoção positiva do turismo estadual de Kerala ou tiro no pé?
Eles vão promover positivamente o estado por meio de 30 selecionados, mas em compensação, os outros mais de 650 participantes ficaram com uma péssima imagem, pois faltou respeito e clareza, cima de tudo. 

Li um post de um blogueiro canadense, Chris de La Rosa, que participou de uma das edições passadas do Kerala Blog Express e recusou a viagem, justamente por causa da desorganização, falta de clareza e por não concordar em ter que pagar, na época 80% do custo da passagem (hoje é 70%). Ele disse que seria mais coerente o concurso pagar 100% das despesas para um grupo menor do que selecionar 30 pessoas e não pagar integralmente. Ou seja, é um concurso onde quem ganha, também tem que desembolsar parte da passagem. 

Kerala Blog Express

Infelizmente, a imagem que eu fiquei deste concurso e do governo do estado do Kerala, que promoveu o mesmo, foi de total desorganização, falta de clareza e obscuridade na escolha dos ganhadores. Além da falta de respeito, pois engajei tanta gente a votar em mim e não recebi nenhuma posição da minha participação e nem a dos outros selecionados, muito menos sobre os ganhadores. Foi tudo deletado do site, aparece apenas a frase abaixo:

Kerala Blog Express
Frase postada no dia 11 de janeiro: "Ganhadores serão anunciados em breve"

Não costumo participar de concursos e qualquer promoção, apenas avalio os que realmente me parecem idôneos, mas com o  Kerala Blog Express, errei feio!

Acredito que a viagem deva ser muito legal, pois não foi à toa que o pessoal (nem todo mundo, obviamente)  jogou com "todos os tipos de armas" para tentar ganhar, mas o concurso em si é muito obscuro.

Lembrei muito da amiga blogueira Betty Gaeta, do blog Gosto Disto, que também participou do concurso de uma revista brasileira e descobriu ser uma farsa, pois qualquer pessoa podia votar infinitas vezes na mesma candidata, ou seja, venceria a que tivesse mais tempo livre paras ficar votando nela mesmo.

Muito desagradável isso, a gente participa porque acredita que é sério e depois, descobre que não era nada do que prometia ser.

Estou aqui dando uma satisfação aos amigos e seguidores que se engajaram e dedicaram preciosos minutos de suas vidas para votar em mim e/ou para me ajudar a divulgar a votação. A todos vocês, meu mais sincero agradecimento!

Beijos,
Ana Maria
Comente via Blogger

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.