Um emirado chamado Sharjah

No bilhete de 48h do passeio com o ônibus turismo da City Sigthseeing, em Dubai, está incluso, para quem quiser ir,  um tour para Sharjah, a capital do emirado vizinho de mesmo nome. Lógico que eu fiz este passeio e vou contar aqui um pouco sobre esta cidade e emirado e mostrar algumas fotos que eu fiz por lá.

Sharjah nos Emirados Árabes

Geralmente, quem viaja para os Emirados Árabes, tem como principal objetivo, conhecer Dubai e seus encantos. No máximo, ir até Abu Dhabi para visitar a belíssima Mesquita Sheikh Zayed e, principalmente os homens, também conhecer o Parque da Ferrari. Pronto, era isso! Dificilmente as pessoas se deslocam até os outros cinco emirados.

Sharjah nos Emirados Árabes

Mas bem pertinho de Dubai, distante há apenas 15km, fica a cidade de Sharjah, capital do emirado de Sharjah.

Sharjah nos Emirados Árabes
Vi esta chaleira em vários pontos da cidade. Não sei o significado.

*Emirado x cidade: para você entender melhor, cada emirado tem uma cidade de mesmo nome, que é a capital. Por exemplo:  o emirado de Dubai tem como sua capital a cidade de Dubai. O emirado de Abu Dhahi tem a cidade de Abu Dhabi como sua capital, mas que também é a capital do país e assim é com os demais cinco emirados.

Sharjah nos Emirados Árabes

Sharjah nos Emirados Árabes

Sharjah, um dos sete emirados, integrado desde 1971, com uma população de mais de 1.400.000 habitantes (2015), se estende por 16 km da costa do Golfo Pérsico e por mais de 80 km ao interior. É o terceiro maior emirado em extensão, e o único em ter costas tanto no Golfo Pérsico quanto no Golfo de Omã.

Sharjah nos Emirados Árabes

Sharjah nos Emirados Árabes

Historicamente, Sharjah foi uma das populações mais ricas da região, estabelecidas em assentamentos de mais de 5000 anos. Atualmente, este emirado é governado pelo Sultan bin Muhammad Al-Qasimi.

Sharjah nos Emirados Árabes

Além do território principal, Sharjah tem ainda mais três ilhas na costa oriental, em frente ao Golfo de Omã. A área total do emirado compreende em 2.590 km², equivalente a 3.3%o do território dos Emirados Árabes, excluindo-se as ilhas.

Sharjah nos Emirados Árabes

O emirado de Sharjah é também chamado de Capital Cultural dos Emirados Árabes, devido, principalmente, por seus 24 museus, da arquitetura islâmica nos prédios públicos e pela enorme quantidade de mesquitas.

Sharjah nos Emirados Árabes

Dos 24 museus, 18 são públicos e principal é o Museu de Arte e Civilização Islâmica, instalado em um palácio. Este museu reúne mais de cinco mil peças.

Sheikh de Sharjah Sultan bin Mohamed Al Qassimi
Sultan bin Mohamed Al Qassimi, governante de Sharjah

O emir dos olhos azuis,  Sultan bin Mohamed Al Qassimi, que é o Sheikh de Sharjah, mandou construir todos os prédios públicos em forma de palácios, o que é um deleite para os amantes da arquitetura islâmica.

Sharjah nos Emirados Árabes

A Universidade de Sharjah, com cerca de 15 mil estudantes, é imensa. Seu campus possui 20km² e belíssimos jardins.

As mesquitas de Sharjah

Sharjah nos Emirados Árabes
Mesquita Al Noor 

São cerca de 900 mesquitas espalhadas pelo emirado de Sharjah. A principal mesquita é a Al Noor Mosque, foi construída no mesmo estilo  da Mesquita Azul, de Istambul,  com arquitetura islâmica otomana.

Sharjah nos Emirados Árabes

Este emirado é um pouco mais tradicional e bem mais conservador que Dubai e Abu Dhabi. Em 2014, recebeu o título de capital da civilização islâmica.

Sharjah nos Emirados Árabes

Sharjah nos Emirados Árabes

Para você ter uma ideia, nas praias públicas de Sharjah, só é permitido o banho com roupa. Apenas nas praias particulares, dos hotéis 5 estrelas, é permitido o uso de trajes de banho.

Sharjah nos Emirados Árabes

Para andar nas ruas, parques ou praças, é recomendado usar roupas mais fechadas, sem deixar os ombros ou as pernas à mostra, ao contrário de Dubai, onde as mulheres até andam de shorts bem curtinhos, pelas ruas e shoppings, sem problemas.

Sharjah nos Emirados Árabes

Além de um porto, o Porto Khalid, Sharjah possui um aeroporto internacional, o Aeroporto Internacional de Sharjah, em forma de mesquita, que tem voos diretos para vários países árabes e também para a Índia.

Sharjah nos Emirados Árabes
Olha a chaleira aí de novo!

Sharjah está começando a investir  no turismo e a se tornar um pouco mais conhecida. Não tem o agito e nem os shoppings gigantescos de Dubai, mas possui belos prédios com arquitetura islâmica, lindos jardins e praças, duas enormes lagoas naturais e calçadões para pedestres, além de 17km de litoral, com praias.

Sharjah nos Emirados Árabes

Em Sharjah, uma caminhada a pé é menos complicada do que em Dubai e Abu Dhabi, que praticamente não possuem calçadas para pedestres e não é muito fácil andar a pé pelas ruas.

Sharjah nos Emirados Árabes
Uma das principais avenidas de Sharjah  e, bem à frente, o Emirate Eyes.

O principal point de Sharjah fica junto ao canal que liga as duas lagoas naturais. Lá é que se concentram as cafeterias e restaurantes da cidade.

Sharjah nos Emirados Árabes
Emirate Eye

Em Sharjah, podemos ver de longe a Emirate Eye, que é uma roda gigante permanente, inspirada na London Eye, de Londres.

Sharjah nos Emirados Árabes

Sharjah também oferece passeios e safaris no deserto e possui vários oásis. O mais conhecido deles é Dhaid, lugar onde se cultivam uma ampla variedade de frutas e vegetais.

Mercados e shoppings


Souk Al-Markazi em Sharjah

Existem alguns shoppings em Sharjah, é claro e dois souks (mercados), o Al-Arsah e o Al-Markazi, também chamado de souk azul (Souk Azul)  e famoso pela sua arquitetura árabe, joalherias e tapeçarias.

Souk Al-Markazi em Sharjah

O Souk Al-Markazi,  é o Mercado Central,  todo climatizado, localizado em frente a pitoresca lagoa Khaled. Este souk compreende dois prédios idênticos e paralelos, que se estendem e são conectados por uma passarela elevada.

Souk Al-Markazi em Sharjah

Souk Al-Markazi em Sharjah

Dentro dos edifícios de dois andares, cujos azulejos azuis da periferia dão seu nome, os pisos de mármore e as escadas rolantes induzem uma sensação de calma e tranquilidade, bem diferente dos agitos tradicionais dos souks.

Souk Al-Markazi em Sharjah

Este não é um mercado de frutas e vegetais movimentado, mas especializado em jóias de todos os tipos, especialmente em ouro, tapetes, xales, produtos árabes tradicionais (punhais, urnas de chá, utensílios para beber) e perfumes.

Souk Al-Markazi em Sharjah

Há também uma sala de oração aberta! Não tem praça de alimentação, mas uma pequena loja de alimentos que comercializa cafés, lanches, refrigerantes ou sorvetes.

 Souk Al-Markazi em Sharjah

Souk Al-Markazi em Sharjah

Achei este mercado belíssimo, mas bem vazio. Não cheguei a perguntar o preço das joias e do ouro, pois não tinha a intenção de comprar e queria evitar a fadiga da negociação, então não tenho ideia se os preços são maiores ou menores que no Gold Souk, em Dubai.

Sharjah

Minhas considerações sobre Sharjah
O preço estava incluso no bilhete 48h do City Sigthseeing de Dubai e para ir a  Sharjah foi um pouco demorado, pois eu e minhas irmãs precisamos fazer várias trocas de veículos, esperar de 20 min até 1h entre um e outro, enfim, isso nos tomou bastante tempo.

Sharjah

Pegamos a linha azul do ônibus turismo no Mall of the Emirates, descemos no Dubai Mall, pegamos a linha vermelha, descemos no Shopping Deira City Centre e de lá, depois de 1h de espera, pegamos uma van até Sharjah. Em Sharjah, pegamos o ônibus turismo em frente ao Souk Al-Markazi (o Mercado Central) e (ufa!), até que enfim, começou o city tour, que demorou quase 2 horas, passando pelos principais pontos turísticos.

Ônibus turismo double deck em Sharjah
Ônibus turismo double deck em Sharjah

Como eu e minhas irmãs tínhamos outra programação em Dubai, fizemos o passeio completo sem paradas, só descemos no ponto final, para retornar a Dubai.

Se tivesse uma linha direta, sem tanta mão de obra, seria muito melhor e teríamos mais tempo para curtir Sharjah e conhecer melhor a cidade. Mas assim, foi muito trabalhoso para chegar até lá e tivemos pouco tempo para curtir e conhecer melhor a cidade.

O que você achou de Sharjah? Já tinha ouvido falar neste emirado?

Beijos,
Ana Maria
Comente via Blogger

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.