O espetacular pôr do sol no Guaíba!

Em Porto Alegre temos o famoso Rio Guaíba que, na verdade, não é um rio, é um lago!  
O Lago Guaíba ainda é considerado por muitos como sendo um rio, porém, após criterioso estudo envolvendo técnicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e de universidades norte-americanas, ele foi classificado como um grande lago.

pôr do sol no Guaíba

A área total do Lago Guaíba é de 496km², comprimento de 47km e largura de 20km. A profundidade média é de 2 metros e, no canal de navegação, profundidade máxima de 7,4 metros.

pôr do sol no Guaíba
Esta foto foi feita numa das primeiras caminhadas, no início de setembro.

Lago Guaíba é uma grande bacia de sedimentação, cuja bacia hidrográfica abrange uma área de 85.950 km², equivalente a 30% do território gaúcho. Este lago é alimentado pelos rios Jacuí (84,6%), Sinos (7,5%), Caí (5,2%) e Gravataí (2,7%), recebendo, também, as águas dos arroios situados às suas margens.

Pôr do sol no Guaíba

Estes rios desembocam no Delta do Jacuí, formando então, o Lago Guaíba, que banha os municípios de Porto Alegre, Eldorado do Sul, Guaíba, Barra do Ribeiro e Viamão.  E, a partir do Guaíba, as águas vão para a Lagoa dos Patos e, por sequência, para o Oceano Atlântico.

pôr do sol no Guaíba

Guaíba, um nome, dois significados
A alguns dicionários, como o Michaelis e o Aulete, dizem que o termo "Guaíba" significa "pântano profundo". A palavra seria originária da junção dos termos tupis gwa, "seio", í, "água" e be, "em".

Porém, no site da prefeitura da cidade de Guaíba/RS, consta que, segundo o historiador Teodoro Fernandes Sampaio, a palavra Guaíba é de origem tupi: Gua-ybe, que significa 'baia de todas as águas".

pôr do sol no Guaíba

O pôr do sol no Guaíba é  uma de suas marcas registradas, proporcionando um belíssimo espetáculo a cada dia ensolarado que se despede.

Pôr do sol no Guaíba
Pessoal apreciando o pôr do sol, em frente a Fundação Iberê Camargo

Pôr do sol no Guaíba

pôr do sol no Guaíba

Com o fim do inverno eu comecei a caminhar pela orla e agora, quase 2 meses depois, intercalo com pequenas corridas o trajeto de 12km diários que eu tenho feito. 

pôr do sol no Guaíba

A cada dia eu me surpreendo com um pôr do sol de cores diferentes, que vão brincando de pintar o céu de amarelo, laranja, rosa, lilás e outros tons avermelhados.

Pôr do sol no Guaíba
Tem dias que o "sunset" exagera na beleza!

pôr do sol no Guaíba

Sempre acabo fazendo umas paradas para apreciar tamanha beleza e fazer alguns registros. Hoje decidi mostrar a você algumas fotos, todas feitas pelo celular e sem tratamento ou filtro. Em algumas fotos eu apenas dei zoom, nada mais.

Pôr do sol no Guaíba
Chego até a me perguntar se é uma foto ou uma pintura!

pôr do sol no Guaíba

 O Guaíba é um ecossistema fabuloso, que sustenta uma rica biodiversidade, onde interagem diversas espécies vegetais e animais, que dependem de sua boa qualidade e preservação.

pôr do sol no Guaíba
Esta foto e as  seguinte foram todas feitas ontem, dia 25 de outubro

pôr do sol no Guaíba

Infelizmente, suas águas são impróprias para banho, porém,  este rio/lago circunda a cidade, dando a Porto Alegre um charme todo especial, principalmente por causa de seu pôr do sol.

pôr do sol no Guaíba

Tenho certeza que você vai se admirar e concordar comigo que caminhar e/ou correr com este cenário não chega a ser nenhum sacrifício, não é?

pôr do sol no Guaíba

Beijos,
Ana Maria
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

2 comentários :

  1. Encantada, com tanta beleza. Tenho familiares morando em Gravataí ,então até né senti pertinho ,quase toquei na água desse imenso lago

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
É bom demais receber o retorno dos leitores. Responderei o mais breve possível, então lembre-se de voltar aqui depois para ler a sua resposta.

*Você pode também marcar "Notifique-me", para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.